Deputados da Paraíba criticam presidente Lula por cortes de verbas federais no estado; Veja

18/10/2023 - 12:22 - Política

Compartilhe:
Deputados da Paraíba criticam presidente Lula por cortes de verbas federais no estado; Veja

Deputados da Paraíba criticam presidente Lula por cortes de verbas federais no estado

 

Em uma sessão itinerante da Assembleia Legislativa da Paraíba, realizada em Cajazeiras nessa terça-feira, dia 17, deputados paraibanos criticaram os cortes de verbas do presidente Lula contra o estado. A sessão ordinária do 'Projeto Itinerante' aconteceu no auditório Bento XVI, na Faculdade Católica da Paraíba. 

 

Dentre as obras que foram prejudicadas com a suspensão dos recursos federais está o Hospital de Trauma do Sertão, previsto para ser construído em Patos. Além disso, todas as Universidades Federais e Institutos Federais no sertão perderam recursos e tiveram serviços essenciais prejudicados e muitos interrompidos. 

 

Outro argumento dos deputados estaduais foi sobre o baixo repasse de verbas federais para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Paraíba. Os parlamentares querem reverter a decisão para que os recursos não sejam perdidos e o estado não sofra as consequências. 


“A Paraíba não pode pagar um preço tão caro. Precisamos de justificativas mais sensatas”, disse o deputado Fábio Ramalho.


O Governo Federal afirmou que os cortes foram necessários para que os recursos fossem desinados a outros serviços que estavam em risco de paralisação, a exemplo do programa Operação Pipa, que leva água a comunidades rurais sem abastecimento hídrico.

 

Mas a deputada Jane Panta questionou por que o presidente Lula não tirou recursos de outras páreas do governo ou de outros estados menos prejudicados e que receberam mais recursos do PAC, como os da região Sul, por exemplo.

 

“Temos que acabar com essa história de defender cor ou partido. Temos que lutar pela Paraíba e nenhum corte é bem vindo. Por que não fez isso em outras regiões, do sul por exemplo. Inaceitável”, questionou a parlamentar.

 

Já o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), aliado do presidente, disse que Lula não vai manter os cortes e que não prejudicaria a Paraíba e sequer as obras em andamento, mas grande parte da ala política discorda do argumento do governador e diz que o estado já está sofrendo com os cortes, além de afirmarem com veemência que não haverá volta para os recursos, pois a decisão já foi divulgada no Diário Oficial do Governo Federal.

 

 

Blog do Jordan Bezerra | Política