Deputados da Paraíba criticam presidente Lula por cortes de verbas federais no estado; Veja

18/10/2023 - 12:22 - Política

Compartilhe:
Deputados da Paraíba criticam presidente Lula por cortes de verbas federais no estado; Veja

Deputados da Paraíba criticam presidente Lula por cortes de verbas federais no estado

Aniversário Patos PB

 

Em uma sessão itinerante da Assembleia Legislativa da Paraíba, realizada em Cajazeiras nessa terça-feira, dia 17, deputados paraibanos criticaram os cortes de verbas do presidente Lula contra o estado. A sessão ordinária do 'Projeto Itinerante' aconteceu no auditório Bento XVI, na Faculdade Católica da Paraíba. 

 

Dentre as obras que foram prejudicadas com a suspensão dos recursos federais está o Hospital de Trauma do Sertão, previsto para ser construído em Patos. Além disso, todas as Universidades Federais e Institutos Federais no sertão perderam recursos e tiveram serviços essenciais prejudicados e muitos interrompidos. 

 

Outro argumento dos deputados estaduais foi sobre o baixo repasse de verbas federais para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Paraíba. Os parlamentares querem reverter a decisão para que os recursos não sejam perdidos e o estado não sofra as consequências. 


“A Paraíba não pode pagar um preço tão caro. Precisamos de justificativas mais sensatas”, disse o deputado Fábio Ramalho.


O Governo Federal afirmou que os cortes foram necessários para que os recursos fossem desinados a outros serviços que estavam em risco de paralisação, a exemplo do programa Operação Pipa, que leva água a comunidades rurais sem abastecimento hídrico.

 

Mas a deputada Jane Panta questionou por que o presidente Lula não tirou recursos de outras páreas do governo ou de outros estados menos prejudicados e que receberam mais recursos do PAC, como os da região Sul, por exemplo.

 

“Temos que acabar com essa história de defender cor ou partido. Temos que lutar pela Paraíba e nenhum corte é bem vindo. Por que não fez isso em outras regiões, do sul por exemplo. Inaceitável”, questionou a parlamentar.

 

Já o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), aliado do presidente, disse que Lula não vai manter os cortes e que não prejudicaria a Paraíba e sequer as obras em andamento, mas grande parte da ala política discorda do argumento do governador e diz que o estado já está sofrendo com os cortes, além de afirmarem com veemência que não haverá volta para os recursos, pois a decisão já foi divulgada no Diário Oficial do Governo Federal.

 

 

Blog do Jordan Bezerra | Política