Açude Jatobá, em Patos, está abandonado pelo DNOCS, cheio de mato, assoreado e com crateras no balde; Veja vídeo e fotos

30/11/2023 - 09:39 - Política

Compartilhe:
Açude Jatobá, em Patos, está abandonado pelo DNOCS, cheio de mato, assoreado e com crateras no balde; Veja vídeo e fotos

Açude Jatobá, em Patos, está abandonado pelo DNOCS, cheio de mato, assoreado e com crateras no balde

 

A reportagem do Blog do Jordan Bezerra esteve no Açude Jatobá, em Patos, na tarde desta quarta-feira, dia 29 de novembro. O manancial, responsável por abastecer o município, encontra-se totalmente abandonado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). 

 

No local, a reportagem verificou que o açude está assoreado, quando acumula-se grande quantidade de areia no fundo do reservatório, formando "pequenas ilhas", o que também diminui a sua capacidade de armazenamento de água. Neste caso, seria necessário fazer um processo de remoção do assoreamento e vegetação no fundo, para resgatar a capacidade total do açude. 

 

Também foi possível confirmar a reclamação de moradores locais de que o balde estaria tomado por grandes formigueiros, que representa risco à estrutura da parede do reservatório. Além disso, a equipe verificou bastante mato, vegetação crescida às margens do manancial. 

 

Por vezes o DNOCS é acionado para resolver esse tipo de problema, mas sequer dá respostas à sociedade. 

 

O Açude Jatobá tem capacidade de armazenar cerca de 17 milhões de metros cúbicos de água, mas com o assoreamento é possível que não consiga guardar nem 15 milhões. Atualmente, o manancial tem reservado 20,04% de sua capacidade, segundo dados atuais da AESA. 

 

As perguntas que ficam são: até quando o DNOCS vai ignorar os alertas e pedidos da população? Quando as autoridades vão cobrar do DNOCS a manutenção do Açude Jatobá? O órgão vai continuar sendo omisso até quando?

 

O espaço fica aberto para possíveis esclarecimentos.

 

Veja a reportagem abaixo:

 


 

Blog do jordan Bezerra | Política 

 



Fotos