Entrevista com Edielton da Cagepa, pré-candidato a vereador de Sapé

12/01/2024 - 17:27 - Política

Compartilhe:
Entrevista com Edielton da Cagepa, pré-candidato a vereador de Sapé

 

Entrevistamos o Pré-candidato a vereador Edielton da Cagepa que concorrerá a uma vaga a casa Augusto dos Anjos nas eleições municipais em 2024.

 

Edielton que é funcionário publico e sindicalista vem sendo destaque com seus posicionamentos firmes sobre a política sapeense nesses últimos anos e um bom nome pare renovação da casa Legislativo.

 

Confira abaixo a entrevista

 

1. Candidato, por que o senhor quer ser vereador?

 

R: Quero ser Vereador porque vejo que se faz necessário mudar a cara da política de nossa cidade, não aguentamos mais ser representado por políticos que só pensam sem sim. Precisamos eleger vereadores comprometidos com o povo, e não com seu próprio bolso. Entendo que é possível sim fazer uma política Voltada para os interesses da população. E esse é meu objetivo.

 

2 . Qual será realmente a sua área de atuação? A quem o senhor representará de fato na política de Sapé?

 

R: Como sindicalista levei minha vida a defender os direitos da coletividade, dos trabalhadores, enquanto vereador quero defender a igualdade social, quero poder atuar para melhorar as condições de vida da nossa sociedade Sapeense, com mais inclusão social, direito a saúde de uma forma efetiva, também iremos atuar na área habitacional que existe um déficit muito grande em nossa cidade. Vou defender o povo Sapeense, meu gabinete será o gabinete do povo, sempre estaremos de portas abertas para as reivindicações populares. Caso eleito quero fazer um mandato participativo, onde a população terá livre acesso ao meu gabinete, inclusive podendo dar sugestões para que possamos incluir apelos populares em nossa pauta de atuação.

 

3. O senhor já tem um Projeto de Lei para apresentar nos primeiros dias de mandato?

 

R: Sim, já temos algumas ideias que podem virar projetos de leis em nossa cidade, na área da saúde, mas isso é algo que vamos detalhar mais a frente no tempo certo.

 

4. O que o senhor pensa sobre a questão de emprego e renda para a cidade de Sapé? Tem alguma proposta nesse sentido?

 

R: Sapé sofre muito pela falta de oportunidade de emprego e principalmente de mão de obra qualificada, precisamos atrair empresas para nossa cidade, mas também precisamos qualificar os nossos jovens, tenho sim um projeto que podemos defender na casa de Augusto dos Anjos que beneficiam diretamente os jovens de nossa cidade, relacionadas ao primeiro emprego. Vamos lutar juntos aos órgãos competentes para trazer para Sapé um polo Universitário, pois Sapé é a Décima maior cidade do Estado e como tal precisa ser valorizada pelo governo do Estado, e acreditamos ser possível dialogar com o prefeito e com o governador nesse sentido.

 

5. O que Sapé tem de melhor? E o que ainda falta melhorar, na opinião do senhor?

 

R – O melhor de Sapé é o Sapeense, um povo acolhedor e hospitaleiro, também vemos que a cidade é bem localizada, fica entra a capital do Estado e Campina Grande que é a Segunda maior cidade do Estado, e por ser uma cidade totalmente plana e com abundância em recursos hídricos nós poderíamos aproveitar essas características para atrair empresas e indústrias para nossa cidade que gerariam emprego e renda para nossos jovens.

 

Precisamos mudar a mentalidade política do nosso povo, pois Sapé viveu anos de atraso político por falta de coragem para mudar e agora não podemos mais perder tempo, Sapé precisa crescer e para isso precisamos eleger políticos que tenham compromisso de verdade com a cidade.

 

6. Sabemos que na questão cultural, Sapé sempre foi uma cidade atrativa, com um produto artístico muito diversificado, com pessoas e artes a serem exploradas, porém, como a maioria das cidades pequenas, a cultura nunca foi o foco principal de motivação política. Como o senhor enxerga essa questão?

 

R: Na Cultura eu vejo que Sapé já vem avançando, claro que podemos sim contribuir para melhorar e cada vez mais valorizar a cultura da Nossa cidade, mas hj nós temos uma gestão que vem fazendo um trabalho importante na área da cultura, valorizando o artista da terra, resgatando os costumes e festas juninas que estavam esquecidas a muito tempo, como falei, sei que podemos contribuir para melhorar ainda mais e é isso que iremos fazer.

 

7. Qual a sua visão sobre a áreas sensíveis e de fundamental importância como a saúde, educação, infraestrutura? Por exemplo, é uma vergonha uma cidade como Sapé em pleno século vinte um, ainda não ter uma rodoviária. Um lugar apropriado para embarque e desembarque, sujeitando-se às pequenas agências, onde pessoas e objetos se aglomeram em lugares inapropriados, sujeitos a todos os tipos de riscos e desconforto. O senhor pretende apresentar propostas nesse sentido? Ou até mesmo abrir audiências públicas para se buscar a viabilidade de propostas como essas?

 

R: Vejo com muito carinho e preocupação a questão da Saúde em nosso Município, sabemos que a saúde é o calo no sapato de todo gestor, pois a saúde pública passa pra vários problemas no Brasil inteiro e Sapé não é diferente, mas acredito que dar para melhorar e vejo que a gestão atual vem fazendo esforços nesse sentido, requalificando as instalações, recepção e principalmente colocando profissionais que tenham profissionalismo e atendem ao público de uma forma mais humanizada, sabemos que existem exceções e isso precisa ser revisto e melhorado.

 

Na educação temos que ter um olhar mais carinhoso para a educação de base, pois é partir dela que começa todo o aprendizado educacional dos nossos jovens e futuros profissionais, é preciso valorizar os profissionais da área da educação em especial os professores, mas também dar condições de trabalho para que possam desempenhar em excelência suas funções. Tudo começa pela educação e temos que fazer o nosso melhor para extrair o melhor possível e construir um futuro promissor para nossa cidade.

 

Na infraestrutura estrutura vemos que Sapé vem melhorando significativamente, vivíamos em um atraso de mais de 40 anos com descasos das gestões anteriores, mas hoje sentimos que o atual gestor vem trabalhando no sentido de desenvolvimento a infraestrutura de nossa cidade e caso chegarmos a casa de Augusto dos Anjos vamos trabalhar para melhorar ainda mais as possibilidades de investimento em infraestrutura e seria muito bom a construção de uma Rodoviária para nossa cidade, assim também como um portal de entrada que tenha a cara de Sapé, temos que cuidar ainda mais de nossa cidade.

 

8. Candidato, diferente da politicagem que é a parte podre, onde as pessoas usam da política em benefício próprio ou de outrem. As pessoas, principalmente os jovens, precisam se inteirar da prática saudável de fazer política, a começar que esta, nada mais é, do que o ato de escolher, exercer, cobrar, pensar. Porque se deixarmos o barco correr, pessoas oportunistas, ultrapassadas, politiqueiras sempre farão partes desse cenário e as coisas continuarão sempre do mesmo jeito. Qual a sua visão sobre a participação política em uma cidade como Sapé?

 

R: Os políticos da velha política de Sapé estavam acostumados com o "curral eleitoral" e principalmente com o "voto de cabresto", mas essas práticas estão acabando em nossa cidade principalmente pela participação dos jovens na política, onde trazem uma oxigenação importante para política, temos que incentivar os jovens ao debate político, se faz necessário a participação popular nas decisões políticas que impactam a vida de todos, algo que acho muito importante é fazer com que a população participa mais das sessões da Câmara Municipal, pois é lá que tudo começa, onde o futuro do Sapeense é debatido. Estamos entrando na política com esse objetivo, fazer um debate popular e mostra a população que é importante a participação de todos, afinal é através da política que se decide o futuro dos cidadãos.

 

9. Como o candidato avaliar a Câmara Municipal de Sapé?

 

R. Eu vejo que passamos dois anos basicamente de brigas parlamentares na casa de Augusto dos Anjos e isso atrapalhou a administração do executivo, que muitas vezes teve pautas importantes travada por picuinhas políticas e isso não pode ocorrer jamais, independente de ideologias e cores partidárias o objetivo principal tem que ser sempre o bem comum, os interesses da população tem que vir sempre em primeiro lugar.

 

A população Sapeense não viu com bons olhos esse reajuste salarial que os vereadores aprovaram, nós entendemos que não era o momento apropriado, por mais que saibamos que foi tudo feito dentro da Lei, mas a sociedade vem passando por dificuldade econômicas e isso soou como advogar em causa própria.

 

A sociedade está um pouco desacreditada na classe Política e precisamos mudar essa visão, temos que eleger vereadores que sejam comprometidos com o povo.

 

10. Você é bem ativo politicamente nas redes sociais como avaliar atualmente a oposição e a situação na política Sapeense?

 

R. As redes sociais é uma realidade na vida de todos e na política não é diferente, nós procuramos sempre nos posicionar em grupos de debates políticos e sempre trazemos um debate de ideias e procuramos mostrar a população nosso ponto de vista sobre vários temas do nosso cotidiano.

 

Infelizmente os políticos da oposição de nossa cidade não visam fazem uma oposição saudável com críticas construtivas, eles visam apenas a busca desenfreada pela volta ao poder, e para isso são capazes de tudo, inclusive de se invadir a vida pessoal e fazer disso um circo de horrores, isso é algo muito preocupante, pois a política é lugar de diálogo, de debate, mais acima de tudo de construção de ideias que podem melhorar uma sociedade como um todo.

 

11 – Como avaliar o mandato do Prefeito Sidnei Paiva?

 

R. Eu avalio o primeiro mandato de Sidnei Paiva como muito bom, apesar de toda dificuldade já relatada aqui e principalmente por ter um legislativo que mais atrapalhou do que caminhou junto, o atual prefeito conseguiu avançar em várias áreas, as principais foram a infraestrutura e a mobilidade urbana, com parcerias com os Deputados Federais, Governo e Senadores ele conseguiu trazer vários recursos que foram implantados em obras que mudaram a cara de Sapé e é isso que nós esperamos de um gestor público, que ele faça o melhor para melhorar a vida da população como um todo, por isso acredito que o Sapeense como um todo aprova o mandato do atual Prefeito.

 

Sabemos que ainda tem muito a se fazer e para isso é preciso ar continuidade nesse projeto vitorioso da atual gestão, mas precisamos ter ao lado do Prefeito vereadores que também sejam comprometidos com o desenvolvimento de nossa cidade e acreditamos ser possível ser um nome que pode andar lado a lado com o atual Prefeito para melhorar a vida do Sapeense.

 

12. Para concluirmos gostaria de perguntar qual a função de um vereador?

 

R: Um vereador tem como função principal a Fiscalização do executivo e a construção de leis que visam dar melhor qualidade de vida e igualdade social para todos os cidadãos. Pois perante a lei somos TODOS iguais e temos os mesmos DIREITOS e DEVERES.

 

Por Portal Sapé Na Web