14/06/2024 - 10:49 - Política
Justiça autoriza arrombamento de cofre na Prefeitura de Boa Ventura para auditoria do TCE
Auditores do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) receberam autorização judicial para arrombar o cofre da Prefeitura de Boa Ventura, localizada no Sertão do estado. A medida foi necessária após funcionários da Secretaria de Finanças impedirem o acesso dos auditores a uma sala onde o cofre está guardado desde terça-feira (11).
A ação tem como objetivo verificar a existência de R$ 428 mil, valor declarado pela gestão municipal como armazenado no cofre. O juiz Roberto Cesar Lemos de Sá Cruz, ao conceder a autorização, ressaltou que a demora no acesso à documentação e ao local poderia comprometer a eficácia da inspeção, dificultando a identificação de eventuais irregularidades e a fiscalização do patrimônio público.
O promotor de Justiça de Itaporanga, Charles Duanne, informou que estão sendo investigadas possíveis fraudes e desvios de recursos públicos, além da prática de atos de improbidade administrativa. Até o momento, a prefeitura de Boa Ventura não se pronunciou sobre a situação.
Dinheiro encontrado em geladeira
Em um episódio anterior, em maio de 2022, uma auditoria do TCE-PB encontrou R$ 307.723,75 dentro de uma geladeira na sede da prefeitura de Boa Ventura. O dinheiro estava na sala da secretária de finanças, enquanto o cofre continha apenas papéis antigos e chapas patrimoniais desativadas.
Esses incidentes destacam a importância de uma fiscalização rigorosa e transparente na gestão pública para prevenir desvios de recursos e garantir a correta aplicação dos fundos públicos.
Blog do Jordan Bezerra
Com informações de Folha Patoense
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle