Justiça autoriza arrombamento de cofre na Prefeitura de Boa Ventura para auditoria do TCE

14/06/2024 - 10:49 - Política

Compartilhe:
 Justiça autoriza arrombamento de cofre na Prefeitura de Boa Ventura para auditoria do TCE

Justiça autoriza arrombamento de cofre na Prefeitura de Boa Ventura para auditoria do TCE

 

Auditores do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) receberam autorização judicial para arrombar o cofre da Prefeitura de Boa Ventura, localizada no Sertão do estado. A medida foi necessária após funcionários da Secretaria de Finanças impedirem o acesso dos auditores a uma sala onde o cofre está guardado desde terça-feira (11).


A ação tem como objetivo verificar a existência de R$ 428 mil, valor declarado pela gestão municipal como armazenado no cofre. O juiz Roberto Cesar Lemos de Sá Cruz, ao conceder a autorização, ressaltou que a demora no acesso à documentação e ao local poderia comprometer a eficácia da inspeção, dificultando a identificação de eventuais irregularidades e a fiscalização do patrimônio público.


O promotor de Justiça de Itaporanga, Charles Duanne, informou que estão sendo investigadas possíveis fraudes e desvios de recursos públicos, além da prática de atos de improbidade administrativa. Até o momento, a prefeitura de Boa Ventura não se pronunciou sobre a situação.


 Dinheiro encontrado em geladeira


Em um episódio anterior, em maio de 2022, uma auditoria do TCE-PB encontrou R$ 307.723,75 dentro de uma geladeira na sede da prefeitura de Boa Ventura. O dinheiro estava na sala da secretária de finanças, enquanto o cofre continha apenas papéis antigos e chapas patrimoniais desativadas.


Esses incidentes destacam a importância de uma fiscalização rigorosa e transparente na gestão pública para prevenir desvios de recursos e garantir a correta aplicação dos fundos públicos.

 

Blog do Jordan Bezerra

Com informações de Folha Patoense