Deputado Zé Trovão e cantor Sérgio Reis são indiciados por atos antidemocráticos

05/07/2024 - 10:02 - Política

Compartilhe:
Deputado Zé Trovão e cantor Sérgio Reis são indiciados por atos antidemocráticos

Deputado Zé Trovão e cantor Sérgio Reis são indiciados por atos antidemocráticos

 

A Polícia Federal concluiu uma investigação que resultou no indiciamento do deputado federal Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão (PL-SC), e do cantor Sérgio Reis, além de outras 11 pessoas, por suposta organização de atos antidemocráticos ocorridos em 7 de setembro de 2021. As acusações incluem incitação ao crime, associação criminosa e tentativa de impedir o livre exercício dos Poderes.


Na ocasião, os investigados teriam defendido medidas como o fechamento de rodovias e o impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal, o que levou à aplicação da Lei de Segurança Nacional, em vigor à época, com penas que podem chegar a seis anos de prisão.


Entre os indiciados estão também o ex-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Antônio Galvan, e o jornalista Oswaldo Eustáquio, acusados especificamente de incitação ao crime e associação criminosa.


A investigação teve início em 2021 a partir de solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que identificou convocações para manifestações consideradas antidemocráticas nas redes sociais. Zé Trovão foi alvo de prisão na época e chegou a ficar foragido por um mês, mas posteriormente foi eleito para o cargo de deputado federal, atualmente utilizando tornozeleira eletrônica.


O inquérito, agora concluído, aguarda decisão do procurador-geral da República, Paulo Gonet, sobre a possível apresentação de denúncia contra os acusados. O processo segue sob sigilo.

 

Blog do Jordan Bezerra

Com informações de Polêmica Paraíba