Reviravolta: Hugo Motta poderá ser indicado a presidente da Câmara, após desistência de Marcos Pereira

04/09/2024 - 14:10 - Política

Compartilhe:
Reviravolta: Hugo Motta poderá ser indicado a presidente da Câmara, após desistência de Marcos Pereira

Hugo Motta poderá ser indicado a presidente da Câmara, após desistência de Marcos Pereira

 

O deputado federal Hugo Motta poderá concorrer a presidente da Câmara dos Deputados. O Partido Republicanos deverá indicar o nome dele para o pleito, após a desistência de Marcos Pereira, presidente nacional da legenda. 

 

Motta já é líder do Republicanos na Câmara.

 

A disputa, até o momento, contava com Elmar Nascimento, líder do União Brasil; Antônio Brito, líder do PSD; e Marcos Pereira, presidente do Republicanos. Mas com a mudança, Hugo Motta passa a ocupar a vaga de indicado pela legenda. 

 

A informação foi confirmada ao jornal O Globo. 

 

Hugo Motta também é visto como um dos favoritos do atual presidente da Câmara, Arthur Lira. Mas o Republicanos insistia em não indicá-lo ainda, uma vez que Pereira já é vice-presidente da Câmara e, portanto, poderia passar ao cargo de presidente para suceder Lira. 

 

Nessa terça (3), o presidente Lula pediu a Gilberto Kassab que retirasse a candidatura de Antônio Brito à presidência, mas o pedido não foi aceito pelo presidente da legenda. Até então, o esperado era que Lira anunciasse apoio a Elmar, mas isso também não aconteceu. Cria-se, portanto, uma situação difícil para os aliados. 

 

Líderes partidários tentam entrar em consenso, mas até o momento nada foi firmado. Em reunião na tarde dessa terça (3), houve discordância. 

 

 “A gente está no momento de fortalecimento do Parlamento. Se a gente sai fracionado, o Parlamento acab perdendo essa força. A nossa busca é pelo consenso”, disse o líder da Maioria, André Figueiredo (PDT-CE).

 

O nome do deputado Hugo Motta poderia, neste caso, pôr fim ao problema. 

 

Blog do Jordan Bezerra | Política 

Com informações do g1