Por que a chapa do MDB de Patos foi prejudicada com a desistência da irmã da Baronesa?; Entenda o caso

25/09/2024 - 19:46 - Política

Compartilhe:
Por que a chapa do MDB de Patos foi prejudicada com a desistência da irmã da Baronesa?; Entenda o caso

 

Em uma reviravolta inesperada no cenário político de Patos, a candidata a vereadora pelo MDB, Alexandrina Figueredo Ferreira Lima, conhecida como Dúnia Lima, anunciou oficialmente sua renúncia à disputa por uma vaga na Câmara Municipal. Dúnia, irmã da empresária Priscila Lima, também conhecida como a Baronesa, protocolou sua carta de renúncia de forma irrevogável na 28ª Zona Eleitoral, surpreendendo aliados e adversários.

 

A decisão agrava uma situação já delicada para a chapa do MDB, que enfrenta um processo de esvaziamento nas suas candidaturas femininas. Com a saída de Dúnia, o grupo agora conta com apenas duas mulheres entre os candidatos, após outras seis concorrentes também terem deixado a disputa. Isso coloca o partido em uma encruzilhada legal, já que a legislação eleitoral exige que as chapas cumpram a cota de gênero, que estabelece que ao menos 30% dos candidatos sejam mulheres.

 

Para se adequar a essa norma, o MDB terá que reduzir o número de candidatos homens. Atualmente, a chapa conta com oito homens, o que ultrapassa o limite permitido em relação ao número de mulheres na disputa. A única solução seria a retirada de quatro candidatos do sexo masculino, para que a composição final seja de dois terços homens e um terço mulheres, como determina a lei eleitoral.

 

Vale ressaltar que há cerca de um mês, o Blog do Jordan Bezerra conversou com Dúnia, que afirmou que a chance de desistir de sua candidatura era zero. Dúnia Lima mostrava-se confiante e interessada em uma vaga da Câmara de Vereadores de Patos: "Ninguém desiste de um projeto vitorioso", afirmou na época. O Blog tentou contato com Dúnia,  porém não obteve resposta.

 

Se o partido não tomar as providências necessárias nos próximos dias, corre o risco de ter sua chapa impugnada, com a possibilidade de cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP), o que comprometeria gravemente sua participação nas eleições municipais, que estão a apenas 11 dias de ocorrer.

 

Blog do Jordan Bezerra 

Com informações do Portal 40 Graus

 

 


Fotos