17/11/2024 - 15:34 - Política
A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, gerou polêmica neste sábado (16) ao insultar o bilionário dono do X, Elon Musk, que integrará o governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. O episódio aconteceu a dois dias da cúpula do G20 no Rio de Janeiro.
Durante uma intervenção não planejada em um painel sobre desinformação no G20 Social, Janja defendeu a regulamentação das redes sociais. Em um momento de sua fala, ela se assusta com um som e se agacha.
“Acho que é o Elon Musk”, disse. Ao se levantar, completou: “Eu não tenho medo de você, inclusive… Fuck you, Elon Musk!”
Um vídeo curto da fala viralizou rapidamente na rede social X, e a hashtag “primeira-dama” tornou-se um dos assuntos mais comentados na plataforma.
Em um comentário ao vídeo, publicado pelo portal Visegrad 24, Musk respondeu rindo: “Eles vão perder a próxima eleição”.
A relação de Musk, nomeado por Trump para comandar um departamento de “eficiência governamental”, com o Brasil é marcada por controvérsias. Neste ano, teve um embate com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em torno dos limites da liberdade de expressão e a regulamentação das redes sociais.
O X ficou suspenso por 40 dias no Brasil por ordem do STF devido à divulgação de informações falsas.
Musk também é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, que planeja disputar as eleições de 2026, mesmo estando atualmente inelegível.
“Já temos mais um problema diplomático”, escreveu Bolsonaro no X.
“Se o Brasil sofrer sanções por parte dos EUA por conta dessa fala irresponsável e absolutamente gratuita o que vai acontecer? Tá xingando um Ministro de Estado Americano. E a tal promoção do discurso de ódio? O @ItamaratyGovBr já se manifestou?”, escreveu Fabio Wajngarten, advogado de Bolsonaro, na mesma rede social.
Lula, crítico de Musk, celebrou na época a suspensão do X como uma medida justa contra notícias falsas e discursos de ódio.
Lula receberá nesta segunda e terça-feira os líderes das 20 maiores economias do mundo, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o presidente da China, Xi Jinping.
Agência Brasil
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle