Sem consenso: bancada federal da Paraíba no Congresso Nacional ameaça romper união política após anos; Entenda

27/03/2025 - 13:36 - Política

Compartilhe:
Sem consenso: bancada federal da Paraíba no Congresso Nacional ameaça romper união política após anos; Entenda

Sem consenso: bancada federal da Paraíba no Congresso Nacional ameaça romper união política após anos

 

Contrariando a tranquilidade com que sempre aconteceu, a eleição para coordenador da bancada federal dos deputados da Paraíba no Congresso Nacional poderá ser marcada por turbulências em 2025. A união dos parlamentares paraibanos pode apresentar ruptura política após desdobramentos no estado. 

 

Tradicionalmente, a eleição acontece sem polêmicas e com baixa concorrência, mas parece que as coisas serão diferentes na próxima eleição. A coordenação estava sob o comando do deputado Murilo Galdino (Republicanos), que passaria, em comum acordo, para o senador Veneziano Vital (MDB). Mas a entrada de Mersinho Lucena pôs um fim na tranquilidade da disputa. Duas coordenações distintas podem surgir, com isso. 

Regra oficial exige maioria nas duas Casas

 

De acordo com a Decisão nº 01/2017-CMO, para que um nome seja reconhecido oficialmente como coordenador da bancada estadual, é necessário que ele conte com assinatura da maioria absoluta dos deputados federais e senadores do estado, separadamente. No caso da Paraíba, composta por 12 deputados federais e 3 senadores, são exigidos ao menos:


  • 7 assinaturas de deputados
  • 2 assinaturas de senadores

 

Ou seja, mesmo que um candidato tenha maioria entre os deputados, se não alcançar os votos necessários entre os senadores, não poderá ser reconhecido como coordenador único da bancada. A mesma lógica se aplica ao inverso.

 

Com isso, há a possibilidade de os parlamentares serem representados por duas coordenações distintas, como já ocorreu em outros estados do país. Mas isso pode, de certa forma, comprometer as articulações políticas em busca de benefícios para a Paraíba. 

 

Blog do Jordan Bezerra | Política 

 







Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.