Sindiágua promove fórum em defesa da água na cidade de Patos

22/02/2018 - 11:34 - Política

Compartilhe:
Sindiágua promove fórum em defesa da água na cidade de Patos

Mesa do Fórum

 

O Sindiágua-PB esteve em Patos na manhã desta quarta-feira (21), no Centro de Treinamento do Santo Antônio,  para criar o Subcomitê do Fórum Alternativo Mundial da Água - Regional das Espinharas (FAMA)

O Fórum teve início às 9h30min no Centro Treinamento e contou com várias entidades da sociedade organizada.

A mesa foi composta por Irenaldo Pereira (Ação Social Diocesana de Patos), José Gonçalves (Vice-Presidente da CTB), Zilma Feitosa (Líder do MST nas Espinharas), Padre João Saturnino (Diocese de Patos), Maciel Damasceno (Gerente da CAGEPA no Regional das Espinharas) e José Reno (Presidente do SINDIAGUA-PB).

 As entidades fizeram uma defesa acirrada da água como universalização desse líquido tão precioso, porém finito. Elas defenderam saneamento básico para todos, pois é essencial para a qualidade de vida do ser humano.

Os representantes falaram da importância da conscientização da sociedade por meio do FAMA, que o debate deve ser constante, haja vista que se trata de algo de grande valia para subsistência da vida.

O presidente do Sindiágua-PB, José Reno, discorreu sobre a importância da criação dos subcomitês no interior da Paraíba, uma vez que o presidente Temer (MDB) está organizando uma grande  Conferência Mundial sobre a questão da água no mundo, entre os dias 17 a 22 de Março de 2018. A Conferência tem um único objetivo, que  é vender nossa água.

“Querem tratar nossa água como mercadoria, porém digo que não é, mas sim um bem finito. Portanto, o objetivo do FAMA é provocar a sociedade a defender esse bem essencial para vida do planeta”, afirmou Reno.

Já o padre João Saturnino, que representou a Diocese de Patos, ressaltou a importância do Fórum, para mobilizar a sociedade a defender seu acesso água, pois é um direito de todos, porém esse modelo do governo Temer de vender e privatizar os bens naturais do Brasil, entregando ao Capital estrangeiro, é algo muito danoso ao país. “Como vamos resolver isso? O povo se organizando, a sociedade se mobilizando, defendendo e cuidando da Casa Comum, como diz o Papa Francisco. Portanto é preciso que o debate com o povo seja permanente, para o bem de todos”, expressou o Padre.

Segundo os organizadores, o fórum em Patos foi um sucesso, pois participaram aproximadamente 25 entidades. O evento foi encerrado às 12h30min.

 

Blog do Jordan Bezerra