28/06/2025 - 01:23 - Política
O deputado estadual Chico Mendes (PSB) criticou com veemência as declarações do ex-prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, feitas durante uma entrevista à rádio Cidade FM nesta segunda-feira, 23 de junho. Em suas falas, Zé Aldemir utilizou uma expressão considerada pejorativa ao se referir ao município de São José de Piranhas, local de origem de Chico Mendes, gerando forte reação tanto do parlamentar quanto de moradores da região.
Durante o programa “Canal Aberto”, Aldemir minimizou os laços de Chico Mendes com a cidade de Cajazeiras, afirmando que o parlamentar “não tem nada a ver com Cajazeiras” e o classificando como sendo “do rabo da gata”, em referência à sua origem no distrito de Bom Jesus, em São José de Piranhas. A frase provocou indignação não apenas pelo tom ofensivo, mas também por atingir indiretamente o município sertanejo.
Em resposta, Chico Mendes relembrou sua trajetória pessoal e profissional, destacando que mora em Cajazeiras desde os 9 anos de idade, quando passou a trabalhar como ambulante na feira livre da cidade. Em entrevista à TV e Rede Diário, ele afirmou que sua história de vida é marcada pela superação e compromisso com Cajazeiras, cidade que abraçou e representa na Assembleia Legislativa.
Ao criticar a postura do ex-prefeito, Mendes classificou as declarações como desrespeitosas, não apenas a ele, mas à população de São José de Piranhas. O parlamentar também lembrou que Zé Aldemir sempre teve votação expressiva no município que agora tenta desqualificar com insinuações infelizes.
“São José de Piranhas é uma das cidades mais importantes da Paraíba. Ex-prefeito Zé Aldemir, o senhor foi votado muitas vezes lá e deveria respeitar o povo que um dia confiou no seu nome. Não se pode diminuir um município com esse tipo de expressão depreciativa. Minha relação com Cajazeiras é de amor e entrega, minha vida é aqui. Mas isso não me faz negar minhas raízes e nem desrespeitar minha cidade natal”, disse o parlamentar durante o desabafo.
A expressão “rabo da gata”, usada por Zé Aldemir, é conhecida no linguajar popular como referência a algo desorganizado, escondido ou de menor importância — o que tornou a fala ainda mais ofensiva ao se referir a um município que desempenha um papel relevante no Sertão paraibano.
São José de Piranhas, com mais de 19 mil habitantes, tem história e importância reconhecidas desde sua emancipação em 24 de setembro de 1885. Em termos econômicos, o município ocupa posições de destaque entre os 223 do estado, tanto em receitas quanto em desenvolvimento de políticas públicas, segundo dados recentes.
A fala de Zé Aldemir gerou reação imediata nas redes sociais e entre os defensores de São José de Piranhas, que classificaram o comentário como lamentável e infeliz.
Blog do Jordan Bezerra
Com informações do Diário do Sertão
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle