25/07/2025 - 17:20 - Política
Presente de Grego: amigo de Lula, ditador da Venezuela impõe taxa de 77% aos produtos do Brasil
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, decidiu taxar o governo Lula (PT) em 77% para produtos que são exportados para o país. A informação surpreendeu o presidente, que é amigo íntimo do ditador e seus aliados.
A cobrança de tarifa sobre importações brasileiras não era esperada, e supera o valor cobrado pelos Estados Unidos, após as medidas de censura do Supremo Tribunal Federal, chamado de 'Tarifaço'. A medida foi divulgada pelo regime ditador de Maduro nesta terça-feira, dia 25 de julho, e pode variar de 15% a 77%, a depender de cada produto ou serviço prestado.
A Federação das Industrias do Estado de Roraima (Fier) abriu uma investigação interna com o objetivo de apurar se houve falha no sistema venezuelano ou se foi, de fato, uma medida do regime.
A Fier falou à revista VEJA sobre o assunto e disse que não conseguiu confirmar se a taxação estaria de fato em vigor ou se havia um problema. Muitas empresas brasileiras reclamaram nesta sexta-feira as dificuldades em processar seus certificados de exportação para a Venezuela.
Desde 2014 o Brasil tem um acordo com a Venezuale para livre comérvio para quase todos os produtos importados do país, por meio de um Acordo de Complementação Econômica.
O governo do estado de Roraima disse em nota que a medida está afetando suas transações comerciais, como estado mais afetado pela mudança, e afirmou que está em contato com o Ministério das Relações Exteriores do regime para buscar uma resposta.
Até o momento, o Governo Federal e o presidente Lula não se manifestaram sobre o caso.
Blog do Jordan Bezerra | Política
Com informações de Gazeta do Povo
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle