2º Período Legislativo 2025: Câmara retoma atividades parlamentares

26/07/2025 - 19:46 - Política

Compartilhe:
2º Período Legislativo 2025: Câmara retoma atividades parlamentares

 

A Câmara Municipal de Patos retomou nesta terça-feira, 22 de julho, suas atividades parlamentares com a realização da primeira Sessão Ordinária do 2º Período Legislativo de 2025. Após o recesso parlamentar, os vereadores e vereadoras da Casa Juvenal Lúcio de Sousa voltaram aos trabalhos com uma pauta robusta apresentada nos pronunciamentos na tribuna.

 

A presidente da Câmara, vereadora Tide Eduardo (Republicanos), declarou que o retorno acontece com o firme propósito de manter ou até mesmo superar a produtividade registrada no primeiro semestre. “As comissões já estão analisando os pareceres de várias matérias que serão votadas nos próximos dias”, revelou a parlamentar, destacando o compromisso coletivo com os interesses da população patoense.

 

Durante a sessão, vários vereadores utilizaram a tribuna para apresentar demandas da população e cobrar ações do Poder Executivo. O vereador Rafael Policial (União) defendeu a aquisição de dois caminhões do tipo hidro vácuo para a Secretaria de Infraestrutura. Segundo ele, o equipamento é eficiente na desobstrução de galerias pluviais e necessita de apenas duas pessoas para operar.

 

“O custo-benefício é evidente. Com esses veículos, resolveremos um dos principais problemas da cidade em períodos de chuva”, enfatizou Rafael. O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos seus pares.

 

Já o vereador Galeguinho da Van (Republicanos) cobrou da Secretaria de Agricultura a ampliação do serviço de corte de terra, sobretudo em áreas de vazante. “Os pequenos agricultores não têm condições de pagar até R$ 250 por hora de trator. Precisam desse apoio para garantir o plantio”, justificou o vereador.

 

O vereador Jonatas Kaiky (Republicanos) voltou a cobrar a revitalização da praça do bairro São Sebastião, uma demanda antiga da comunidade. Além disso, ele solicitou do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DENIT) a construção de uma rotatória no trecho da BR-230, nas proximidades do Colégio Ágape.

 

“É uma área de intenso fluxo de veículos e pedestres, especialmente estudantes. Os riscos de acidentes são diários. Precisamos de uma intervenção urgente”, pontuou Kaiky. A reivindicação foi reforçada por outros parlamentares durante o debate, a exemplo da vereadora Fátima Bocão e Nega Fofa.

 

A vereadora Nega Fofa (PSB) destacou o abandono da Rua Maria Vicência da Nóbrega, também no bairro São Sebastião. Ela pediu a realização de uma operação tapa-buracos. “Não aguento mais ouvir os moradores reclamando desse problema. É uma rua movimentada e está completamente esburacada”, lamentou.

 

O vereador Josmá Oliveira (MDB) usou seu tempo para cobrar transparência na execução das obras públicas. Ele exigiu o cumprimento da Lei Nº 14.562/23, que determina a instalação de placas informativas em obras públicas, com dados sobre custos e prazos e citou como exemplo, a reforma do Canteiro Central. “Qual o custo dessa obra? Qual a previsão de conclusão?”, cobrou, questionando, ainda, a prioridade da obra, por entender que vários bairros da cidade necessitam com mais urgência de melhorias.

 

Josmá também criticou matérias jornalísticas de repercussão nacional que apontam possíveis irregularidades em obras públicas da cidade, ligadas a investigações do Ministério Público. “É uma vergonha para Patos estar nos principais jornais do país por causa de suspeitas de corrupção”, afirmou.

 

Em resposta, o vereador Maikon Minervino (PP), líder do governo na Câmara, pediu respeito ao devido processo legal e saiu em defesa da gestão municipal. Dirigindo-se a Josmá, Minervino mencionou um processo anterior envolvendo o parlamentar. “O senhor foi acusado, apresentou defesa e foi inocentado na primeira instância. E se o tivéssemos condenado aqui nessa tribuna?”, indagou.

 

O debate entre os parlamentares foi considerado intenso, mas respeitoso. Ao final da sessão, a presidente Tide Eduardo concedeu entrevista à imprensa e comentou sobre o descontentamento de alguns parlamentares com a alta quantidade de vetos do Executivo às matérias aprovadas pelo Legislativo. Segundo ela, o tema vem sendo tratado com responsabilidade e diálogo.

 

“Nós reunimos os vereadores insatisfeitos com os procuradores do Executivo e do Legislativo para debater esse problema. Muitos discordam das justificativas jurídicas apresentadas pelo Executivo, consideradas frágeis”, revelou a presidente da Câmara.

 

Ela informou ainda que foi firmada uma proposta de aprimoramento técnico das comissões da Casa, que contarão com o suporte do procurador legislativo, Dr. Zé Lacerda. “Agendamos uma nova reunião, em data a ser definida, para avançar nessa pauta e garantir mais segurança jurídica aos nossos projetos”, finalizou Tide Eduardo.

 

Com a retomada das sessões, a expectativa é de que o segundo semestre legislativo de 2025 seja ainda mais produtivo, com votações importantes, projetos de impacto e a ampliação do diálogo com os diversos setores da sociedade patoense. “Continuamos firmes no propósito de manter a boa relação entre os Poderes que foi mantida no primeiro período de 2025”, acredita a presidente da mesa diretora da casa.

 

Comunicação Câmara