08/08/2025 - 11:34 - Política
Hugo Motta analisa protesto e estuda punição a deputados por tumulto na Câmara
A condução dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados foi colocada à prova nesta semana, após parlamentares da oposição ocuparem a Mesa Diretora em um ato de protesto. O episódio aconteceu na última terça-feira, 5 de agosto, e gerou reação direta do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que avalia possíveis medidas disciplinares.
O protesto teve como estopim a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. A oposição reagiu, pressionando o comando do Congresso a pautar dois temas sensíveis: a proposta de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro e o processo de impeachment contra o magistrado do STF.
Diante da tensão instalada no plenário, a Mesa Diretora editou um ato para garantir a realização da sessão deliberativa, remarcada para a noite de quarta-feira (6). O documento também reforçou que ações com o objetivo de obstruir os trabalhos legislativos podem levar à suspensão do mandato parlamentar, com base no regimento interno.
Segundo Hugo Motta, a análise das imagens e dos pedidos de líderes partidários será fundamental para a definição sobre eventuais punições. A decisão, no entanto, não será unilateral: caberá à Mesa Diretora deliberar em conjunto sobre as consequências aos envolvidos.
Blog do Jordan Bezerra
Com informações de CNN Brasil
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle