09/08/2025 - 10:51 - Política
O cenário político paraibano segue agitado e 'pegando fogo' e, nesta sexta-feira (8), em Campina Grande foi palco de novos desdobramentos que chamaram a atenção nos bastidores. Dois grandes eventos aconteceram na cidade: o Orçamento Democrático Estadual (OD), comandado pelo vice-governador Lucas Ribeiro (PP), e o lançamento do curta-metragem Habeas Pinho, inspirado em um poema do saudoso Ronaldo Cunha Lima, ex-governador, ex-senador e poeta.
A expectativa era de que o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), comparecesse ao OD, mas, de última hora, ele optou por prestigiar a solenidade cultural no Teatro Severino Cabral. O evento contou com a presença de figuras de peso da política paraibana, como o senador Veneziano Vital do Rêgo, o senador Efraim Filho, o ex-governador Cássio Cunha Lima, o ex-deputado Pedro Cunha Lima e familiares de Ronaldo Cunha Lima.
O gesto reacendeu conversas sobre a reaproximação política entre Cícero e os Cunha Lima, rompida desde 2014. Fontes ouvidas pelo Blog do Jordan Bezerra, que preferiram não se identificar, afirmaram que circula nos bastidores a possibilidade de uma “chapa dos sonhos” articulada por Cícero: ele como candidato ao governo, tendo Pedro Cunha Lima como vice e os senadores Veneziano Vital e Adriano Galdino compondo a coligação. Caso se concretize, essa formação representaria um desafio significativo para a base governista, já que implicaria na perda do prefeito da capital e do presidente da Assembleia Legislativa para o campo oposicionista.
Apesar de Cícero Lucena reafirmar que segue no PP e que gostaria de contar com o apoio do governador João Azevêdo (PSB), o momento político indica que a preferência de boa parte do grupo governista é pela candidatura de Lucas Ribeiro. Nesse cenário, se ambos confirmarem intenção de disputar o governo, Cícero teria que deixar o PP.
Opções partidárias não faltariam. Segundo informações de bastidores, já houve sondagens e ofertas para que ele migre para legendas como PSDB, Avante, PDT e MDB, garantindo espaço para entrar na disputa de 2026.
O quadro reforça que, se confirmada, a corrida eleitoral para o próximo pleito promete ser uma das mais acirradas da história recente da Paraíba.
Blog do Jordan Bezerra
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle