02/09/2025 - 16:13 - Política
Fraude à cota de gênero resulta na cassação de vereadores do MDB em Ibiara, decide TRE-PB
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba decidiu, nessa segunda-feira, 1º de setembro, cassar os mandatos conquistados pelo MDB em Ibiara, no Sertão. A Corte entendeu que o partido cometeu fraude à cota de gênero nas eleições de 2024 ao lançar candidaturas fictícias.
As investigações apontaram que Maria Jaine Ramalho Dantas e Carla Betânia Alves de Sousa registraram suas candidaturas sem realizar campanha efetiva. Os indícios incluíram votações mínimas — três e oito votos —, prestações de contas semelhantes e ausência de despesas relacionadas à disputa eleitoral.
Com a anulação dos votos atribuídos ao MDB, perderam os mandatos os vereadores Margarida e Edjam Pereira, além de oito suplentes. Já Maria Jaine e Carla Betânia foram declaradas inelegíveis por oito anos, mas a penalidade não alcançou os demais integrantes da chapa.
O caso seguirá para a 41ª Zona Eleitoral, que será responsável pela execução da decisão. Após o trânsito em julgado, os votos do MDB deixarão de ser contabilizados e uma nova totalização definirá a composição da Câmara Municipal.
Blog do Jordan Bezerra | Política
Com informações de Gutemberg Cardoso
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle