21/09/2025 - 21:12 - Política
O presidente da Câmara Municipal de Catingueira, Sebastião Morais (União Brasil), abriu os trabalhos legislativos neste sábado (20), às 10h. A sessão contou com a presença dos nove parlamentares. Morais registrou ainda a presença do ex-prefeito Albino Félix, do empresário Wellington Pires e de Hamilton Filho. O Blog do Jordan Bezerra fez a cobertura da sessão.
O Poder Executivo enviou um projeto que pede a nomeação de dois membros para o Conselho Municipal de Turismo. O prefeito também encaminhou à Câmara o Plano Plurianual 2026, que será enviado para as comissões.
O vereador Erivaldo Félix (MDB) apresentou um projeto de lei que visa substituir o toque sonoro tradicional nas escolas por uma música suave no intervalo das aulas, além da instalação de sinalização para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O parlamentar parabenizou os 18 professores formados em Catingueira e estendeu os parabéns à secretária Amanda Lustosa. Também apresentou um voto de aplauso ao ex-prefeito Edivan Félix, destacando seu relevante serviço ao município, já que está sempre em Brasília em busca de recursos em parceria com o prefeito Suélio.
O presidente da Câmara, Sebastião Morais, apresentou um projeto que denomina o galpão onde funcionará a fábrica de bonés com o nome de José Hamilton Remígio de Assis Marques, ex-secretário de Finanças nas gestões de Dão de Candu e Edivan Félix. Morais ressaltou ao filho do homenageado, Hamilton Filho, que estava presente na sessão, que a homenagem era muito merecida. O presidente solicitou ainda que o Poder Executivo envie um projeto de lei para denominar os bairros da cidade — atualmente são pelo menos seis bairros em Catingueira — e também para nomear várias ruas que precisam de placas de identificação. Morais apresentou um voto de aplauso à UNIFIP, sobretudo ao Curso de Direito, que completou 20 anos, ressaltando que vários catingueirenses foram formados na instituição. Felicitou a coordenadora do curso, Danielle Marinho. Falou também sobre a comissão do Regimento Interno, que será oficializada. Explicou que não impõe nada nas reuniões sobre o Regimento, apenas sugere, e que a maioria é soberana para discutir cada ponto e dar suas opiniões livremente, sem ditadura. Quanto à análise de outros regimentos, disse não ver problema, já que alguns trazem ideias novas que podem ser aproveitadas. “Vamos analisar o que é melhor para o nosso”, afirmou. Parabenizou a gestão do prefeito Suélio, destacando avanços diários. “Unidos somos mais fortes”. Finalizou parabenizando o prefeito Suélio, que fez aniversário neste sábado (20): “Que Deus te abençoe com saúde e paz!”.
A vereadora Eliane Marques (UB) apresentou um requerimento para incentivar a campanha do Setembro Amarelo, que valoriza a vida e combate o suicídio. Também apresentou um voto de aplauso à Câmara Municipal de Santa Luzia, que recentemente promoveu capacitação para vários vereadores da região. Destacou ainda o atendimento semipresencial e felicitou a área da educação que trabalha com essa modalidade.
O vereador Tiquinho (UB) solicitou do prefeito Suélio um transporte para levar e trazer os catingueirenses que trabalham em Patos, ressaltando que isso ajudaria financeiramente no fim do mês os trabalhadores que precisam se deslocar diariamente. Apresentou ainda um requerimento pedindo a instalação de uma farmácia básica para dar suporte aos animais. Também apresentou um voto de aplauso para Lívia Guedes, que começou a trabalhar muito cedo na roça e, após muita luta, se formou como professora.
O vereador Lindeílton (UB) elogiou a iniciativa de Tiquinho sobre o transporte para os catingueirenses que trabalham em Patos, citando que Santa Terezinha já realiza esse tipo de apoio. O parlamentar falou da importância das mudanças no Regimento Interno da Casa, mas deixou claro ser contra qualquer alteração que permita a reeleição para presidente da Câmara. Ressaltou que não seria salutar, já que há jurisprudência no Supremo contra essa matéria, a qual só beneficia quem está no poder. Lindeílton apresentou requerimentos verbais, incluindo uma moção de aplauso ao policial Cléber, de Catingueira, que atua em Pombal e, junto com colegas, evitou que um cidadão pulasse de uma ponte. Solicitou também um ônibus universitário para estudantes que fazem faculdade à noite em Patos, visto que o atual é pequeno e não tem condições adequadas. Pediu ao Executivo a instalação de rede de água para o Sítio Sabão e para o Curtume. A vereadora Nega acrescentou à solicitação o Sítio Cedro, onde também falta água.
O vereador Sueldo Campos (Republicanos) sugeriu uma reunião após a sessão para debater a comissão que discutirá o Regimento Interno. Disse ser contra copiar regimentos de outras Casas e defendeu que o de Catingueira deve ser melhorado para ficar menos burocrático. Afirmou ser contra o uso obrigatório de gravata e também contra a obrigatoriedade do uso da tribuna, por considerar desnecessário: “Vamos deixar o menos burocrático possível”. Sueldo agradeceu ao secretário Valdeci pela recuperação do calçamento da entrada da Mina de Ouro e pediu que sejam tapados os buracos no entorno do balde do Açude Castelo. Solicitou ainda o roço em várias estradas e cobrou do secretário e do gestor a instalação de rede de água, que necessita de bomba, já que os sítios Pereiro e Pau do Leite já possuem poço.
O vereador Aelson (Republicanos) criticou a ideia de copiar regimentos internos de outras Câmaras, defendendo que os vereadores devem melhorar o que já existe. Ressaltou que, se o Regimento Interno não é cumprido à risca, a culpa é dos presidentes que não cobram dos parlamentares. Pediu atenção à situação dos pacientes que vão a João Pessoa, para que os motoristas possam esperar. Destacou que as sessões na Casa Severino Tibúrcio de Sousa são sempre respeitosas, com debates, mas mantendo o respeito. Apresentou uma moção de pesar pela morte de Maria das Dores, de 85 anos, filha de Catingueira, casada com o tio de Tiquinho, que faleceu nesta sexta-feira (19), em Brasília.
A vereadora Nega (Republicanos) saudou a todos e apresentou um requerimento ao secretário de Infraestrutura, Valdeci, para resolver a situação da Rua do Alto, onde o esgoto está a céu aberto, causando mau cheiro e prejudicando os moradores. Pediu ainda que o prefeito Suélio e a Secretaria de Saúde deem uma solução para os doentes que viajam a João Pessoa, permitindo que os motoristas esperem: “Como é bom voltar para casa no mesmo dia”. Também pediu providências sobre a falta de água na comunidade de Cedro.
O vereador João Paulo (UB) saudou a todos, agradeceu a Deus pela sessão e explicou aos vereadores Aelson e Nega que a questão dos motoristas não se trata de falta de vontade de esperar os pacientes em João Pessoa, mas sim de horário: caso ultrapassem o tempo de retorno, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) notifica os condutores. Disse ter conhecimento de causa, pois já foi secretário de Transporte. Ressaltou que a Casa de Apoio em João Pessoa é excelente. Desejou saúde ao vereador Tiquinho.
Os vereadores encerraram agradecendo a Deus, com uma oração, pelo retorno aos trabalhos do vereador Tiquinho após ele ter passado por uma cirurgia no coração.
Blog do Jordan Bezerra
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle