Pollyanna esclarece críticas dos vereadores de Patos e informa mudança e ampliação da Casa da Cidadania na Capital do Sertão; ouça

10/10/2025 - 14:50 - Política

Compartilhe:
Pollyanna esclarece críticas dos vereadores de Patos e informa mudança e ampliação da Casa da Cidadania na Capital do Sertão; ouça

Pollyanna esclarece críticas dos vereadores de Patos e informa mudança e ampliação da Casa da Cidadania na Capital do Sertão; ouça

 

Nesta sexta-feira, 10 de outubro, a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Werton, concedeu uma entrevista ao Blog do Jordan Bezerra para esclarecer as críticas feitas pelo vereador Rafael Policial (União Progressista), durante sessão na Câmara Municipal de Patos.


Na ocasião, o parlamentar havia relatado o descontentamento da categoria policial civil com a demora na entrega das carteiras de identificação funcional, afirmando que “a população constantemente me procura reclamando do atraso em documentos básicos”. Rafael também destacou que seria importante a presença da secretária em Patos “para compreender a gravidade da situação”.


Diante das declarações, Pollyanna esclareceu ponto a ponto as informações e rebateu as críticas, explicando que a demanda citada pelo vereador não diz respeito às Casas da Cidadania, mas sim à Polícia Civil, responsável pela confecção das carteiras funcionais dos agentes.


Eu quero inicialmente cumprimentar o jornalista Jordan Bezerra, que entrou em contato comigo e prontamente eu atendi, porque vejo a importância da comunicação e do jornalismo para esclarecer os fatos à população de Patos. Gratidão, Jordan. Eu sou Pollyanna, sou secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, e estou aqui para fazer um esclarecimento a respeito da Casa da Cidadania no município de Patos. Primeiro, quero falar que em todo o estado da Paraíba não há nenhuma carteira de identidade nacional com prazo de entrega superior a 30 dias. O processo de emissão ocorre dentro dos prazos legais e sempre segue o fluxo regular, garantindo celeridade e eficiência a cada cidadão que se dirige até a Casa da Cidadania”, afirmou.


A secretária reforçou que o documento mencionado pelo vereador não é o mesmo emitido pelas Casas da Cidadania.


A observação feita pelo vereador Rafael Policial refere-se à carteira funcional dos policiais civis, documento de caráter institucional distinto da carteira de identidade nacional. É totalmente diferente. A carteira funcional é de competência exclusiva da Polícia Civil e não está vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano nem às Casas da Cidadania em nenhum lugar da Paraíba. Então, ele deve procurar o órgão da Polícia Civil para prestar queixas a respeito da demora da carteira funcional, que é diferente da carteira de identificação nacional, esta sim emitida por nós nas Casas da Cidadania”, explicou Pollyanna.


Durante a entrevista, a gestora também apresentou um panorama do funcionamento e dos avanços no atendimento da Casa da Cidadania de Patos. Ela lembrou que o sistema de agendamento online e atendimento presencial foi adotado em cumprimento a uma recomendação do Ministério Público da Paraíba, emitida em outubro de 2024.


Com isso, a Secretaria de Desenvolvimento Humano passou a realizar os agendamentos de forma exclusivamente online, por meio do portal oficial do Governo do Estado. O sistema disponibiliza vagas com antecedência de até 60 dias, o que elimina filas presenciais e garante organização e transparência. No caso de urgência devidamente justificada, o cidadão pode procurar a Casa da Cidadania e será atendido mesmo sem agendamento prévio”, destacou.


Segundo Pollyanna, a Casa da Cidadania de Patos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, realizando em média 65 atendimentos diários para emissão de RG e outros serviços. Ela também citou o reforço das ações do Programa Cidadão, que leva atendimentos itinerantes a Patos e municípios vizinhos, ampliando o acesso da população aos serviços públicos.


A secretária anunciou ainda uma grande novidade para os patoenses: a Casa da Cidadania será transferida para o Shopping Guedes, com uma estrutura moderna e ampliada.


Logo mais, a Casa da Cidadania vai passar para uma nova instalação. Estamos finalizando o processo de ampliação e modernização, e com isso vamos aumentar o número de vagas e de oferta de RG ainda este ano. A Casa da Cidadania de Patos será transferida para o Shopping Guedes, em um projeto idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba. A mudança vai oferecer mais conforto, dignidade e acessibilidade à população patoense. Na nova estrutura, haverá ampliação do atendimento, com novas kits biométricos e melhorias no espaço físico, proporcionando mais agilidade e qualidade no serviço prestado aos cidadãos de Patos e da região”, detalhou.


Encerrando a entrevista, Pollyanna reafirmou o compromisso do Governo do Estado e da sua secretaria com a população do Sertão, anunciando que irá visitar pessoalmente a unidade em Patos.


Quero dizer a todos que a Secretaria de Desenvolvimento Humano está inteiramente à disposição da população de Patos e do Sertão para qualquer esclarecimento. Já afirmo que, presencialmente, vou visitar a unidade para ver em loco todas as questões colocadas na Câmara de Vereadores. Toda a nossa equipe que compõe as 54 Casas da Cidadania da Paraíba também está acionada para ir a Patos atender à população. O Governo do Estado da Paraíba está inteiramente à disposição”, concluiu.


Ouça a entrevista completa:

 

 

 

Blog do Jordan Bezerra


Áudios

pollyanna áudio.mp3