05/11/2025 - 11:15 - Política
Lula gera polêmica ao criticar operação da Polícia do Rio que resultou em 121 mortes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a participação de legistas da Polícia Federal nas investigações sobre a operação policial realizada no Rio de Janeiro em 28 de outubro. A ação, voltada contra o Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha, resultou em 121 mortes, incluindo quatro policiais.
Durante entrevista concedida nessa terça-feira, 4 de novembro, a agências internacionais, Lula afirmou que é necessária uma apuração independente para esclarecer as circunstâncias das mortes. O presidente disse que, até o momento, os relatos disponíveis são os apresentados pelo governo estadual e pelas forças de segurança.
O governo do Rio classificou a operação como bem-sucedida. Segundo o governador Cláudio Castro, todas as pessoas mortas na ação eram suspeitas de envolvimento com o tráfico.
Após a repercussão do caso, ministros da Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos e da Igualdade Racial foram ao estado para tratar do tema com autoridades locais. O governo federal acompanha o andamento das investigações.
O Supremo Tribunal Federal determinou que o governo do Rio preserve os elementos de prova da operação, como perícias e registros de cadeia de custódia, para permitir o trabalho do Ministério Público e o acompanhamento da Defensoria Pública.
Blog do Jordan Bezerra
Com informações de Fonte83
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle