Vereadores de Catingueira destacam Novembro Azul e comemoram fechamento da comporta do Açude do Cego; vídeo

09/11/2025 - 11:39 - Política

Compartilhe:
Vereadores de Catingueira destacam Novembro Azul e comemoram fechamento da comporta do Açude do Cego; vídeo

 

Neste sábado, dia 8 de novembro, houve a sessão ordinária na Câmara Municipal de Catingueira. O presidente Sebastião Morais abriu os trabalhos às 10 horas da manhã, com a presença dos nove vereadores.

 

A vereadora Nega apresentou um voto de aplauso à professora e escritora Alina Oliveira pelo lançamento de um livro muito importante, seu segundo livro. Um ato de coragem da professora. A vereadora Nega ainda disse que não é interessante comparar gestões, mas o Dr. Odir pegou a situação muito crítica e colocou a casa em ordem. Ela afirmou que não se trata de críticas ao atual prefeito, mas sim de reivindicações da população. Como representante do povo, tem que fazer. “Fui eleita para defender o povo.”

 

O vereador Tiquinho apresentou um requerimento solicitando do prefeito que instale wi-fi nas praças para beneficiar os jovens e também os turistas, como forma de inclusão digital. Solicitou à infraestrutura o conserto da galeria na Rua Projetada, na Rua de Nego Bila, que está a céu aberto prejudicando as pessoas. Disse que o gestor não deve ficar fazendo comparações ou olhar para o retrovisor, mas sim olhar para frente. O prefeito Suélio tem feito muito por Catingueira. Falou do fechamento da comporta do Açude do Cego, uma vitória. Parabenizou Morais pela ornamentação da Câmara no Novembro Azul. Ressaltou que é importante os homens deixarem o preconceito e realizarem os exames. Lembrou que sempre existiram carros sem adesivação no município. Finalizou agradecendo a Deus por mais uma sessão.

 

O vereador Aelson Soares apresentou requerimento solicitando que, quando o Conjunto Zuila Pires for concluído, o prefeito separe cinco casas para contemplar pessoas da cidade que ficaram sem receber as casas das oito unidades construídas anteriormente, onde apenas três foram entregues. Pediu que cinco famílias sejam contempladas e solicitou que os vereadores subscrevessem o requerimento. Aelson falou sobre os carros que não foram adesivados e também sobre uma máquina que está desmontada na garagem. Disse que o prefeito está sendo irresponsável ao não adesivar os carros, e que já havia apresentado um requerimento. Comentou que o município tem 12 ônibus, mas apenas cinco estão funcionando, e pediu providências. Também disse que a retroescavadeira está parada há 6 meses, o que é um absurdo, e que é preciso tomar providências. Afirmou que não é vereador de prefeito, mas do povo, fazendo alusão ao ex-prefeito Dr. Odir, que fez muito na época em que pegou a prefeitura em péssimas condições. Reforçou que não estava criticando a pessoa do prefeito Suélio, mas trazendo reivindicações do povo de Catingueira. Disse que já elogiou o gestor várias vezes, mas que também precisa cobrar.

 

O vereador João Paulo respondeu aos questionamentos de Aelson, afirmando que, na história de Catingueira, quem mais conquistou veículos foi o prefeito Suélio: só de ônibus foram três novos, além de uma Spin, uma van executiva, tratores e máquinas, sem falar na garagem, que é referência no Sertão paraibano. Diferente do ex-gestor, que não tinha infraestrutura e os carros viviam no sol, e mesmo assim o vereador Aelson não reclamava. Lembrou ainda que o prefeito tem feito um trabalho extraordinário, disponibilizando ônibus para o pessoal do Enem, lanche e um kit. Disse que, na época do ex-prefeito, toda vistoria dos ônibus era reprovada no Detran de Piancó. No governo de Suélio, as vistorias são realizadas a cada seis meses e são aprovadas.

 

A vereadora Eliane Marques parabenizou o secretário Valdeci pelo conserto do esgotamento na Vila da Cruz, e solicitou ao secretário de Agricultura, Lindoelson, algumas ações. Falou da importância do cuidado com a saúde do homem no Novembro Azul. A conscientização é fundamental.

 

O vereador Erivaldo Félix lembrou que o prefeito Suélio não faz tudo, mas faz muito pelo município, priorizando áreas importantes como saúde e educação. Pontuou que, pelo portal de requerimentos, o município não tem como atender a tudo, mas tem feito o possível para atender aos vereadores. Disse que Suélio trabalha muito.

 

O vereador Lindeílton Leite sugeriu uma audiência pública para debater o PPA. Valorizou a importância da saúde do homem no Novembro Azul. Lembrou da luta, através de requerimento da Câmara, junto à AESA, para fechar a comporta do Açude do Cego. Comemorou a aprovação do estado de emergência na zona rural, facilitando a vida dos agricultores.

 

O vereador Sueldo Campos pediu para acrescentar no voto de pesar o nome de Zé Benedito, que faleceu após uma queda de moto no Sítio Pereira. Solicitou explicações ao prefeito sobre o término da creche, pois já há alerta no Tribunal de Contas do Estado sobre essa obra. Pediu também para melhorar a iluminação no cemitério público, colocando dois refletores. Finalizou dizendo que o ex-prefeito Dr. Odir pegou a prefeitura numa situação muito delicada, com cerca de 37 inadimplências junto a órgãos, sem poder fazer convênios, mas mesmo assim trabalhou bem.

 

O vereador Sebastião Morais, presidente da Câmara, apresentou voto de pesar por Maria de Toca, Sebastião, Juracir e Zé Benedito. Morais disse que não é bom comparar gestões, mas uma coisa é certa: Suélio tem feito muito por Catingueira. Pegou uma gestão praticamente organizada, deu continuidade e conquistou muitas melhorias. Disse que hoje há seis tratores, aumento no número de ônibus, construção da garagem e forte atuação na zona rural. A gestão de Suélio melhorou todas as áreas. Citou o cemitério público, que na gestão anterior era vergonhoso, cheio de mato e lama, e hoje até pessoas de fora reconhecem o trabalho. Comemorou o fechamento da comporta, uma vitória da Câmara Municipal, em parceria com a imprensa, como o Blog do Jordan Bezerra, Portal Catingueira, e autoridades como Wilson Filho. Defendeu um equilíbrio para abrir a comporta, como abrir 30 dias e fechar 30 dias, beneficiando a todos. Falou da importância do Novembro Azul e disse que a Secretaria Municipal já convidou para o dia 30 de novembro uma palestra com o Dr. Eliseu, urologista. É importante que o homem deixe o preconceito de lado. Agradeceu a aprovação do projeto da Biblioteca Digital, de sua autoria, e solicitou aos vereadores suas biografias. Parabenizou a produtividade da sessão e o bom debate. Finalizou parabenizando a professora Alina Oliveira pelo lançamento do livro.

 

 

Blog do Jordan Bezerra