Cícero Lucena sinaliza veto a exigência de laudo médico para corredores em João Pessoa

18/11/2025 - 16:35 - Política

Compartilhe:
Cícero Lucena sinaliza veto a exigência de laudo médico para corredores em João Pessoa

Cícero Lucena sinaliza veto a exigência de laudo médico para corredores em João Pessoa

 

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), indicou nesta terça-feira (18 de novembro) que deve vetar o projeto aprovado pela Câmara Municipal que obriga a apresentação de laudo médico para a participação em corridas de rua na capital. A proposta, de autoria do vereador Bosquinho (PV), reacendeu discussões entre atletas, organizadores e o poder público sobre até onde deve ir a regulamentação de eventos esportivos.


A medida, segundo Cícero, tende a afastar participantes e prejudicar o calendário esportivo da cidade. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da rádio Arapuan FM, o prefeito destacou que a exigência colocaria João Pessoa em desvantagem em relação a outras cidades.


“Vou ouvir as pessoas, analisar a viabilidade e as consequências. Só acho que torna inviável. Claro que torna. Você abre uma inscrição e tem gente de Sapé, Recife, Caruaru… Esse pessoal deixa de vir. Eles vão correr onde não se pede laudo”, afirmou.


Prefeito diz que corrida de rua é prática voluntária


Cícero reforçou que a dinâmica das corridas de rua é distinta da de ambientes fechados, como academias, onde há obrigatoriedade de exames específicos. Para ele, impor o laudo inviabiliza a natureza da atividade, que é aberta e espontânea.


“A grande maioria já se cuida. Em academia, sim, se exige teste de esforço. Mas corrida de rua é espontânea, você se inscreve se quiser”, pontuou.


Morte em prova recente reacendeu debate


A discussão ganhou força após a morte de um atleta durante a Meia Maratona de João Pessoa, realizada no último fim de semana. O prefeito classificou o caso como uma fatalidade e ressaltou que o corredor havia apresentado atestado médico para participar.


“Acho uma fatalidade. Ele passou mal, um companheiro achou que era só cansaço… Eu particularmente acho que é um desserviço”, comentou, ao avaliar a justificativa que motivou a proposta.


Tendência é de veto, afirma Cícero


Apesar de dizer que ainda ouvirá técnicos e representantes do setor esportivo, Cícero praticamente antecipou sua decisão.


“Eu vou ouvir, mas tenho certeza que o que vou escutar é pelo veto”, declarou.


O projeto retorna agora ao Executivo para sanção ou veto, mantendo aceso o debate sobre segurança, responsabilidade e o futuro do crescente circuito de corridas de rua em João Pessoa.

 

 

 

Blog do Jordan Bezerra

Com informações de Fonte83