Prefeitura de São Mamede recebe mais de 2,6 toneladas de alimentos do PAA

16/12/2025 - 09:24 - Política

Compartilhe:
Prefeitura de São Mamede recebe mais de 2,6 toneladas de alimentos do PAA

Prefeitura de São Mamede recebe mais de 2,6 toneladas de alimentos do PAA

Aniversário Patos PB

 

Na manhã da última sexta-feira, dia 14, a Prefeitura de São Mamede, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Humano e da Agricultura, recebeu os produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação contou com a participação das Secretárias Kilma Morais (Assistência Social) e Osmar Júnior (Agricultura).


A entrega foi realizada pela Associação dos Agricultores do Assentamento Mundo Novo (AAAMN). O projeto, elaborado pelo escritório local da EMPAER, teve como projetista Mascigleudo Almeida, que acompanhou a entrega juntamente com a extensionista social Maria Estefânia de Oliveira.


Os produtos são destinados às famílias mais carentes do município, incluindo aquelas chefiadas por mulheres e as que estão inseridas em programas sociais como Bolsa Família, Criança Feliz e Cozinhas Comunitárias.


Distribuição e Volume Entregue

Nesta entrega, os agricultores do Assentamento Mundo Novo forneceram um total de 2.651 kg de alimentos, distribuídos da seguinte forma:


  • 1.390 kg foram destinados ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
  • 1.261 kg foram entregues à Paróquia Nossa Senhora da Conceição para distribuição em suas ações sociais.

 

O Programa

O PAA é uma iniciativa do Governo Federal, gerenciada pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), com recursos do MDS e MDA. Os alimentos são adquiridos de forma direta dos agricultores familiares, sem necessidade de licitação, e destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional (modalidade compra e doação simultânea).


  • Fluxo e Inspeção: As associações rurais são responsáveis pela produção e entrega na Secretaria de Desenvolvimento Social e Humano para a distribuição. Todos os produtos passam por rigorosa inspeção da equipe da Agricultura, que utiliza o SIM — Selo de Inspeção Municipal, garantindo a qualidade e segurança dos itens entregues.

 

Além da AAAMN, outras associações do município contam com propostas na CONAB aguardando liberação para participar do PAA, incluindo a Agroasa, do sítio Serra Branca, a Apropan, da comunidade Angola, e a Colônia de Pescadores.

 


Assessoria