15/04/2019 - 16:26 - Política
CÂMARA DE CATINGUEIRA-PB
A sessão ordinária foi aberta às 10h deste sábado (13).Todos os vereadores estiveram presentes à reunião. Todos os vereadores apresentaram votos de pesar à família de Dona Terezinha Caetano, como também parabenizaram o padre Marcondes Lopes que tomou posse como pároco da Paróquia de São Sebastião. Os vereadores de oposição criticaram com veemência a falta de médico no município.
A casa recebeu uma solicitação da Secretaria de Desenvolvimento Social para indicar dois vereadores para compor o Conselho Municipal do Idoso; o presidente disse que vai analisar e posteriormente indicar.
A gestão respondeu outro ofício que pede a cópia do processo licitatório do projeto de engenharia da escola Inácio da Catingueira; o prefeito respondeu outro ofício que solicita cópia do processo licitatório da aquisição de serviços de tratores de esteira, a lista de pessoas cadastradas e os critérios que foram adotados; administração respondeu outro ofício em que veta o projeto de lei 04/2019 que previa concessão de gratificação para motoristas e tratoristas efetivos de Catingueira, votada na última sessão.
Apresentou projeto de lei de autoria do vereador Lindeilton Leite Pereira (PC do B), logo após colocou em discussão e votação; lei que veda a nomeação para cargos em comissão de pessoas que tenham sido condenadas pela lei Maria da Penha no âmbito municipal. O projeto foi posto em votação e foi aprovado por unanimidade pela Casa. O vereador Lindeilton justificou o seu projeto de lei baseado nos índices de violência contra a mulher no Brasil. Ele disse que o país não é um lugar seguro para a mulher e o projeto de lei é uma forma de combater este crime no Brasil. A Casa está atenda à luta das mulheres. Lindeilton Leite Pereira requereu que seja enviado ao prefeito ofício de solicitação de pagamento de auxílio financeiro aos moradores do conjunto Esperidião Caetano, que comprovadamente perderam alguns bens devido às chuvas. Lindeilton Leite requereu voto de aplauso para o Grupo Teatral Diamantes Negros, no nome do diretor Francisco Pereira Lopes.
O vereador Martin Leite Soares (PR) apresentou um requerimento para enviar um ofício ao prefeito de Catingueira solicitando o melhoramento do calçamento da entrada da Mina do ouro e do corredor que liga as Cacimbas à Serra Branca. Martin disse que apresentou o requerimento porque a estrada está muito fechada e necessita de uma limpeza, bem como de alguns ajustes no calçamento, e por isso solicitou da gestão uma manutenção urgente. Todos aprovaram o envio do requerimento.
Silvan Gomes de Oliveira (PSDB) apresentou requerimento solicitando da prefeitura a cobertura urgente do canal que atravessa todo o conjunto Esperidião Caetano, que está causando sérios prejuízos aos moradores desta localidade. Ele falou que o canal causa danos à saúde das pessoas, e o mal cheiro atrapalha a população. Todos aprovaram o envio do requerimento.
Sebastião Morais (PR) apresentou requerimento solicitando da gestão o melhoramento das ruas do conjunto Vila da Cruz, que se encontram alagadas devido às chuvas. Acrescentou que o loteamento Planalto Bela Vista também precisa de manutenção urgente. Apresentou outro requerimento solicitando da prefeitura a limpeza e a manutenção do balde do açude localizado na cidade, tendo em vista que ele está prestes a sangrar, e que acarreta difícil acesso aos moradores do conjunto Vila da Cruz. Sebastião justificou que os serviços são necessários em caráter de urgência, pois os problemas têm prejudicado a passagem das pessoas. Todos aprovaram o envio do requerimento.
O vereador Aelson Soares Leite apresentou dois requerimentos: um de voto de aplausos ao padre Marcondes Alves Lopes pela posse do novo administrador da paróquia de São Sebastião e uma moção de pesar pelo falecimento da senhora Terezinha Caetano Leita. Quanto ao voto de aplauso, justificou o voto pela missão tão difícil que é assumir a batalha de conduzir o povo como padre. Aelson Soares solicitou que o secretário de infraestrutura envie uma equipe para podar as árvores dentro do cemitério municipal. Martim fez uma parte e disse que não precisava de um requerimento, pois é um problema que eles deveriam resolver.
O vereador Sueldo também fez uma fala breve sobre o voto de pesar de Terezinha pela pessoa que lutou muito pela vida e desejou pesar aos familiares, assim como falou da posse do padre, que disse que a missão é dolosa, mas parabenizou pela posse.
O vereador José Leite de Lucena (DEM) Zezito, disse que os requerimentos são mais do que louváveis e desejou boas-vindas ao padre e saudou os familiares da senhora Terezinha, e desejou pêsames a Dona Rita, mãe de Zé Barreto. Zezito solicitou que um requerimento seja enviado ao secretário de infraestrutura da cidade pedindo a ele a revisão da estrada que liga Barrento a Mina do Ouro.
Leoberto Marques (MDB) também se acostou aos votos de pesar e ao voto de aplauso para o novo padre.
O presidente da casa, Edison Soares (MDB), retomou as discussões acerca da situação de energia da cidade, envolvendo a reunião com a empresa Energisa. Fez uma breve explanação sobre a audiência pública com representantes da citada empresa, e continua cobrando providências. Citou ainda a questão do despejo irregular de lixo por parte da prefeitura, que tem lançado os resíduos do município em um local sem licença ambiental. Criticou com veemência a falta de médicos no município e disse que é dever dele defender o povo; e que foi eleito para ficar ao lado do cidadão. Assim como sua luta por melhoria da Energia, projeto da Serra, entre outros. Quando ao projeto da Serra de Catingueira está animado, pois o deputado Taciano Diniz (PSB) abraçou a causa.
Blog do Jordan Bezerra
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle