“Temos o que aconteceu em nosso município como lição que não possa se repetir”, diz prefeito de Igaracy

12/03/2018 - 15:20 - Política

Compartilhe:
“Temos o que aconteceu em nosso município como lição que não possa se repetir”, diz prefeito de Igaracy

O prefeito de Igaracy (PB), Lídio Carneiro (PTB)

O prefeito de Igaracy (PB), Lídio Carneiro (PTB), foi procurado pela redação do Patosonline.com para se posicionar sobre o caso que ganhou repercussão mundial após a matança de cerca de 50 cães considerados de rua que perambulavam pela cidade. O fato aconteceu no início do mês de março de 2018 e logo se tornou caso de polícia e do poder judiciário, pois várias entidades e cidadãos se posicionaram criticando a ação criminosa de matar os animais.

Respondendo à pergunta se tinha conhecimento da ação drástica e criminosa tomada pelo secretário de Saúde do Município de Igaracy, José Carlos Maia, o prefeito Lídio respondeu: “Eu não tinha ciência que o nosso secretário ia agir dessa forma, inclusive ele deixou bem claro isso em seus depoimentos. O perfil da nossa administração não é esse! Não é da forma que estão divulgando! Nós não pactuamos com tais práticas em nenhum setor, não só da saúde, mas em nenhum setor da nossa administração. Nós não vamos compactuar com tais práticas que violem os princípios da legalidade”, relatou Lídio.

Em relação as medidas tomadas após a repercussão do fato e o posicionamento do Ministério Público Estadual e das diversas entidades de proteção aos animais, entre estas o Movimento Adota Patos, o prefeito disse: “Ao tomar conhecimento acionamos o devido processo legal. Atendendo ao requerimento do Ministério Público Estadual, exoneramos o secretário, afastamos das suas funções do cargo efetivo de médico veterinário para colaborar com as investigações e instauramos um processo administrativo interno visando coletar subsídios a esclarecer tudo isso a sociedade sobre estes fatos...”.

Finalizando a entrevista, o prefeito comentou: “Como todos me conhecem em Igaracy, sou de buscar soluções para os problemas. A partir de então vamos manter contato com a sociedade civil organizada, fazer convite a membros das igrejas, universidades e associações. Trazer o debate para em conjunto buscar ações e melhores práticas no enfrentamento desse dilema que ainda persiste, não somente em Igaracy, mas também em outras cidades do Brasil. Temos o que aconteceu em nosso município como lição que não possa se repetir. Que sirva também para outras que sofrem com o mesmo problema”.

Lídio Carneiro fez convite para representantes de movimentos de proteção aos animais, universidade e outros para uma reunião ainda neste mês de março. De acordo com a assessoria do prefeito, a finalidade é buscar medidas para amenizar o problema dos animais de rua diante do fato trágico que serviu de lição.

 

 

Jozivan Antero – Patosonline.com