22/03/2018 - 07:47 - Política
Mesmo com o apagão, que deixou o Nordeste sem energia, nesta tarde/noite de quarta-feira (21), equipamentos de saúde como SAMU e UPA funcionaram normalmente, na cidade Patos.
Segundo, Antônio de Oliveira Cordeiro, coordenador geral da Unidade de Pronto Atendimento, os serviços de saúde não pararam em nenhum momento, haja vista um gerador que foi adquirido, justamente, para essas eventualidades.
"Continuamos seguindo todo o protocolo com o atendimento através da nossa equipe que conta de enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, dentre outros profissionais que fazem o plantão na UPA, graças ao gerador que garantiu que não houvesse prejuízo nos serviços", contou Antônio.
A UPA atende uma media de 150 pacientes, por dia, e faz procedimentos vários, como: sutura, eletrocardiograma e exames laboratoriais; além de atendimentos de pressão e febre alta, dor, desidratação, entre outros de urgência e emergência.
No SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, a falta de energia comprometeu parte do sistema de comunicação, mas o serviço não parou.
O coordenador Wendel Palmeira disse que mesmo com as operadoras fora do ar, ainda, foi possível fazer atendimentos.
"Com a queda de energia, o sistema também caiu, mas ainda fizemos quatro ocorrências das pessoas que foram lá chamar o SAMU; todas as ambulâncias estão em funcionamento e no intervalo de uma volta e outra de energia ainda atendemos outras ocorrências", finalizou Wendel.
coordecom
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle