Alguns embates marcaram retomo dos trabalhos da Câmara Municipal de Santa Terezinha; confira

06/02/2021 - 11:21 - Santa Teresinha

Compartilhe:
Alguns embates marcaram retomo dos trabalhos da Câmara Municipal de Santa Terezinha; confira

 

A Câmara Municipal de Santa Terezinha-PB retomou os trabalhos legislativos na tarde desta sexta-feira (5). A sessão teve início às 17h, e contou com a presença dos nove parlamentares.

 

Incialmente o presidente da Câmara, Zé do Egito (PSDB), deixou uma pequena mensagem os seus pares, pedindo união em torno do trabalho: “Deus nos deu a oportunidade de estarmos aqui para trabalharmos em prol do nosso povo”.

 

O prefeito de Santa Terezinha, Arimatéia Camboim (Republicanos) foi convidado e trouxe uma mensagem do executivo. Para o gestor, é hora de união em prol do município. Disse que recebeu o município com vários problemas financeiros, sobretudo com INSS, só no 1º mês teve desconto de quase 300 mil reais, algo que dificultou bastante para honrar a folha salarial. Contudo, disse que não irá olhar para o retrovisor. Por fim disse que o povo é soberano na escolha, tanto no Executivo e como no Legislativo. Finalizou pedindo um pouco de compreensão aos munícipes nesse primeiro momento mais complicado financeiramente do município.

 

Quem primeiro usou a tribuna foi o decano da Casa Geraldo Luiz Camboim, o vereador Salomão Cordeiro (Republicanos), que está no 6º mandato. Expressou sua preocupação ainda com a Pandemia da Covid-19. Para o parlamentar o município está passando por uma grande crise financeira em decorrência da gestão anterior que foi um desastre. Afirmou que em 4 anos a divina com o INSS mais que dobrou saindo de 3 milhões para 7 milhões, praticamente inviabilizando o município. Além disto, tem os pagamentos de vários precatórios e o 13º e um terço de férias dos comissionados que a gestão de Terezinha de Zé Afonso não pagou durante 3 anos.

 

O jovem Cadmo Oliveira (Republicanos), filho do ex-prefeito Davi Cordeiro, parabenizou o prefeito Arimatéia Camboim pelo início da gestão, segundo Cadmo, ele vem trabalhando bem, sobretudo na pasta da saúde. O vereador elogiou bastante o titular da pasta, o médico Moizés Segundo.

 

 Vereador Osvaldo Oliveira (PSDB), que também está estreando na Casa, fez um breve agradecimento a DEUS, a sua família e aos seus eleitores pela oportunidade de ser um representante do povo.

 

Outro novato da Câmara é Damião de Seli (PSDB) que  agradeceu a todos pela oportunidade. Disse que era servidor do povo. Sobre sua decisão de apoiar Zé do Egito para presidente, garantiu que abdicou do poder, pois não tem apego ao poder, rebatendo as criticas da vereadora e prima, Lidianny Medeiros. Que disse que ele cometeu a pior traição, a de sangue. Para Damião o mais importante é não cor partidária, mas o cuidado com o povo. Damião lembrou que em 1993, o pai da vereadora Lidianny,  Manezim Trajano, foi eleito por um lado e  logo aderiu para o outro, nesse momento houve troca de farpas entre eles.

 

O vereador mais votado Francisco Bezerra (Republicanos) lamentou que no 1º mês a prefeitura sofreu um desconto de quase 300 mil reais de INSS. Disse que a gestão está caminhando bem, sobretudo na pasta da saúde. Destacando o atendimento humanitário do pessoal da saúde como; secretário; médicos, enfermeiros, técnicos, enfim todos. Lembrou que esse primeiro momento da gestão é mais complicado devido à crise financeira, mas o prefeito Arimatéia está bem intencionado. Parabenizou o ex-diretor dos transportes Leomar, o professor Adriano Soares e também o presidente da Casa, Zé do Egito. Finalizou apresentando um requerimento que solicita da AESA o fechamento da Comporta de Capoeira que está aberta quase 140 dias.

 

O vereador Edcarlos Soares (PSDB) saudou a todos de modo especial, ao professor Adriano Soares, que saiu de Santa Terezinha e atualmente  leciona em São Paulo. Parabenizou o prefeito Arimatéia que veio deixar uma mensagem na abertura dos trabalhos. Pediu pé no chão do gestor, pois a receita do município é pequena, sobrevive praticamente do FPM. Afirmou que o Presidente Bolsonaro tem prejudicado muita gente com seu discurso de deboche sobre a doença Covid-19. Disse que vai torcer que o deputado Hugo Motta destine os 3 milhões de reais prometido  ao município. Relatou que o vereador Salomão faltou com ética ao criticar o PSDB.  Apresentou um requerimento solicitando a volta das consultas por telemetria de especialidades  a exemplo; otorrino, endocrinologista, cardiologista entre outros.

 

Antônio de Nelson (Republicanos) agradeceu a DEUS e a Virgem Maria, disse que insistia a chegar ao legislativo mirim desde 1992, e, que agora deu certo com quase 300 votos. Dedicou essa vitória a sua saudosa mãe. Afirmou que a situação do município não é boa, mas o novo prefeito tem coragem de trabalhar para superar esses desafios. Apresentou requerimento solicitando a conclusão da passagem molhada da Comunidade Lagedo.

 

A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) agradeceu a  DEUS e o povo por mais uma vitória, no entanto, disse que estava vivendo misto de sentimentos, alegre pela sua vitória e muito triste pela derrota de Terezinha de Zé Afonso. Afirmou que no dia da posse e da eleição da Mesa Diretora doeu muito ver  a traição de sangue (se referindo ao vereador Damião, seu primo), pois confiava demais nele. Lamentou quando Damião se referiu ao ex-vereador Manezim Trajano, seu pai. “Vereador, você foi infeliz ao citar meu pai, o problema é comigo se refira a mim”.  Solicitou a contratação de uma psicóloga para o município. Finalizou desejando sorte ao prefeito Arimatéia, que olhe, sobretudo, para os mais carentes do município.

 

O presidente da Câmara, Zé do Egito (PSDB), fez um discurso emocionante e rebateu algumas críticas das redes sociais do ex-prefeito Zé Afonso (MDB), que lhe chamou de cachorro. Lembrou que 2016 votou na ex-prefeita Terezinha, mas mesmo assim foi escanteado durante 3 anos, teve que voltar a vida dura no Sítio Cachoeira: “Ninguém  lembrava de Zé do Egito, fui escanteado, abandonado, e fui escapar fazendo carvão em Cachoeira”. Não faço a Velha Política, de perseguição, mas, pelo contrário, defendo uma ‘colisão’ de união entre os poderes para o bem do povo de Santa Terezinha. Em relação polêmica da eleição da Câmara, disse que foi deixado de lado  por membros do seu partido o PSDB. “Fui candidato único na Câmara pelo meu partido o PSDB. Entrei para história da Câmara de Santa Terezinha, pois não tive concorrente. Outro fato marcante, que eu  voltei à Câmara  e a presidência algo raro no  parlamento mirim do nosso município, só tenho que a agradecer a DEUS ao meu povo”, expressou o presidente. Parabenizou ao prefeito Arimatéia pelo início da gestão. Finalizou apresentando um Voto de Aplauso que foi aprovado por unanimidade  ao Blog do Jordan Bezerra, que completou três anos, em 1º de fevereiro de atuação em Santa Terezinha e região.

 

Os vereadores apresentaram votos de pesar por Geraldinho, Dona Terezinha, Sandra de Sales, Carlito, Dr. Humberto e Dr. Ivanes.

 

O Poder Executivo enviou o Projeto de Lei, que trata do reajuste do salário mínimo de 1.100 (mil e cem reais) foi aprovado junto com os requerimentos aprovados.

 

 A maioria dos vereadores parabenizou e teceu muitos elogios ao Blog do Jordan Bezerra pelos relevantes serviços em santa Terezinha e região. A próxima sessão ordinária marcada o dia 19 de fevereiro de 2021.

 

Blog do Jordan Bezerra