Vereadores de Santa Terezinha discutem parecer do TCE sobre as contas da ex-prefeita, Terezinha de Zé Afonso; veja

04/09/2021 - 11:53 - Santa Teresinha

Compartilhe:
Vereadores de Santa Terezinha discutem  parecer do TCE sobre as contas da ex-prefeita, Terezinha de Zé Afonso; veja

 

 A Câmara Municipal de Santa Terezinha-PB esteve reunida na tarde desta sexta-feira (3) para a sessão ordinária e presencial, que também foi transmitida pela Rádio Conexão FM. O presidente da Câmara Zé do Egito (PSDB) abriu os trabalhos às 17h e contou com a presença dos 9 vereadores.

O vereador Damião de Celi (PSDB) contou que teve contato com a assessoria do senador Veneziano, que ratificou o que havia dito ao Blog do Jordan Bezerra, que vai conseguir a máquina perfuratriz para o município no ano de 2022. O parlamentar indagou se não era possível criar o Diário Oficial da Câmara Municipal. Relatou ainda que conheceu um senhor, que conhece a história da romaria de Nossa Senhora do Pilar, no sítio São José, e disse que ia lutar para que houvesse o resgate religioso e cultural dessa festa. Por fim, pediu à secretária da câmara que fizesse um levantamento dos requerimentos já apresentados solicitando passagens molhadas para o município.

 

Cadmo Oliveira (Republicanos) apresentou um requerimento oral, solicitando à gestão que disponibilize uma sala equipada com internet para os alunos estudarem na escola rural Porfírio e Higino da Costa, na comunidade da Santana, e que essa iniciativa seja estendida para outras comunidades rurais e também para a sede do município, haja vista a importância do incentivo àqueles que buscam estudar para concursos e vestibulares. No que tange à reforma ou  reconstrução do João Noberto, o parlamentar levantou a preocupação com os alunos da escola, para que nesse período de reformas eles não sejam prejudicados, e que o município possa disponibilizar espaços para os mesmos estudarem. Por fim, ele trouxe uma preocupação dos dirigentes dos clubes amadores do município, em relação às inscrições dos atletas para o próximo campeonato, visto que estamos em pandemia da COVID-19.

 

O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) agradeceu a Deus por nos últimos 15 dias não ter morrido ninguém no município. Parabenizou o poeta Jomaci Dantas (Lola), por resgatar a cultura da viola no município e também a professora e poetisa Nelci Oliveira (Bolinha), que homenageou o ex-prefeito Davi em um verso. O parlamentar elogiou o requerimento do vereador Damião, que busca uma máquina perfuratriz para o município, como também os vereadores Osvaldo Oliveira e Francisco Bezerra, por apresentarem projetos de lei denominando nomes de ruas, para o  senhor Adalto e da professora e ex-vereadora, Guadalupe Paz (dona Lupa). Por fim, agradeceu os seus pares por terem aprovado o seu projeto de lei, que denomina nome de Rua Zé Marcelino, que tem relevantes serviços prestados ao município.

 

A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) cobrou mais uma vez da secretária da educação, Sara Camboim, a entrega do kit escolar. Segundo a parlamentar, são nove meses sem que haja uma satisfação. A vereadora criticou a fala do vereador Salomão na sessão passada, que diz que não estão havendo aulas presenciais e por isso não é urgente à entrega do kit escolar, Lidianny disse que Salomão pegou pesado com os professores. A parlamentar reivindicou o retorno da realização das pequenas cirurgias no município, e que a secretária de saúde Rhyana Karla resolva essa situação. Parabenizou também Jomaci Dantas e Nelci Oliveira pela homenagem ao ex-prefeito Davi. Por fim, cobrou mais uma vez a contratação de outro psicólogo para o município.

 

O vereador e líder da oposição, Edcarlos Soares (PSDB), parabenizou a empresa pela conclusão da Praça de Eventos, uma obra conseguida pela ex-prefeita Terezinha de Zé Afonso (PSDB), disse que a empresa foi exemplo de qualidade nos serviços da obra. Cobrou da atual gestão à entrega da quadra poliesportiva e do mercado de artesanato que, segundo ele, não há justificativa pois, são 8 meses e a gestão ainda não entregou essas obras. O vereador destacou a reunião que houve com a EMPAER associações e a gestão municipal, e parabenizou o gestor por ajudar a solucionar as inadimplências das associações, só assim, com essa legalidade, elas podem conseguir verbas e parcerias, a exemplo do Cooperar. Elogiou a infraestrutura, que substituiu algumas lâmpadas do Centro da cidade, contudo, lembrou que outras ruas da periferia ainda estão precisando de lâmpadas, pois estão às escuras. O parlamentar disse que o estado da lavanderia pública está deplorável, mesmo sabendo que os problemas lá não são de hoje, mas algo precisa ser feito para ajudar as famílias que dependem da lavanderia. Pediu um estudo da Cagepa a viabilidade para aproveitamento das águas do Açde Primavera. Reivindicou a conclusão das estradas vicinais do município. Por fim, criticou a presidência da câmara, porque ainda não colocou para apreciação as contas da ex-gestora Terezinha de Zé Afonso, que veio com o parecer do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba favorável à aprovação. Disse que estranhou essa demora, e não quer acreditar que estão fazendo manobras políticas para reprovar as contas de Terezinha, caso isso esteja ocorrendo, são atitudes mesquinhas e politiqueiras.

 

O líder do prefeito Arimatéia Camboim, Salomão Cordeiro (Republicanos), respondeu a alguns questionamentos da oposição. Sobre o kit escolar, o vereador disse que está no processo licitatório. No que tange às pequenas cirurgias, não estão ocorrendo devido à pandemia da COVID-19, mas que o prefeito vai lutar para que as mesmas retornem. Sobre a contratação de mais um psicólogo, ele discordou, disse que não é uma necessidade, pois o psicólogo Caio Félix é extremamente competente, e que o município não tem condições de contratar outro profissional da área. Quanto às obras atrasadas, ele estranhou o discurso do vereador Edcarlos, pois a ex-gestora foi incompetente, e em 4 anos não terminou nenhuma obra, o vereador disse que tanto a obra do mercado, quanto a obra da quadra tinham pendências que o município está solucionado. Em relação às associações, disse que há uma cultura da inadimplência, mas o município vai colaborar para ajudá-las. No que tange a substituição de lâmpadas, o município está realizando, entretanto, é um serviço contínuo. Sobre as estradas vicinais, já existe determinação do prefeito para serem concluídas o quanto antes. O parlamentar afirmou que os pedidos da oposição são válidos, porém o município não pode fazer tudo por falta de recursos financeiros. Pontuou que o município está passando por uma crise financeira, por incompetência e irresponsabilidade da ex-prefeita Terezinha de Zé Afonso, que deixou débitos exorbitantes, por exemplo, três meses de INSS atrasado, fora os parcelamentos que ela não cumpriu com o INSS, implicando em um prejuízo de quase 2 milhões de reais para o município. Lembrou ainda que, a ex-gestora não pagou o décimo terceiro, terço de férias e FGTS dos funcionários, como havia alertado o vereador Francisco Bezerra em uma ação no Ministério Público. Disse que por essas irregularidades da ex-prefeita foram bloqueados, hoje(3), nas contas da prefeitura 92 mil reais e essa conta passará a quase 140 mil no próximo ano. Salomão lembrou ao vereador Edcarlos que o TCE-PB não verificou isso, quando deu seu parecer favorável, mas os auditores e o Ministério Público deram um parecer para a reprovação das contas da ex-prefeita. Por fim, disse que irá analisar e votará as contas com a sua consciência limpa, respaldado nos sete mandatos que o povo de Santa Terezinha lhe concedeu, sendo seis de vereador e um de vice-prefeito. Afirmou que 60% dos pareceres do TCE são políticos e que a prerrogativa de julgar as contas de qualquer gestor é da câmara e não do TCE, que emite apenas um parecer opinativo.

 

O presidente da Câmara Zé do Egito (PSDB), rebateu o questionamento do vereador Edcarlos, por que não tinha colocado para apreciação as contas da ex-gestora. Segundo o presidente, ele está seguindo o Regimento Interno da casa, que diz que o mesmo tem até 60 dias para fazer com que haja a apreciação, portanto, ele está seguindo as normas e as condutas do legislativo mirim, sem qualquer intromissão política ou ideológica. Por fim, afirmou que conduzirá a presidência da câmara dentro dos parâmetros da lei do legislativo. Ele cobrou a construção de banheiro na farmácia básica do município.


Os vereadores felicitaram o vereador Damião de Celi pelo seu aniversário natalício.

 

Blog do Jordan Bezerra