Sessão da Câmara Municipal de Santa Terezinha é marcada por propostas e debates calorosos

09/10/2021 - 15:11 - Santa Teresinha

Compartilhe:
 Sessão da Câmara Municipal de Santa Terezinha é marcada por propostas e debates calorosos

 

A Câmara Municipal de Santa Terezinha esteve reunida na tarde desta sexta-feira, dia 8 de outubro, em sessão ordinária e presencial, a qual também foi transmitida pela Rádio 104.9. O presidente Zé do Egito (PSDB) abriu os trabalhos às 17h00, e contou com a presença dos 9 vereadores.

Quem primeiro usou a tribuna da casa foi o vereador Cadmo Oliveira (Republicanos). Agradeceu ao prefeito e aos organizadores do Torneio de Início de futebol, que prestou homenagem ao seu pai, denominando a taça Davi Cordeiro, e parabenizou o Independente pela conquista. Destacou os projetos apresentados pelos seus pares. Por fim, apresentou votos de pesar por Terezinha de seu Dedé de Mariquinha, e também por Waldenio, genro de Neo.

Damião de Seli (PSDB) comemorou o anúncio do início das obras da escola Professor João Noberto, e lembrou o empenho da Câmara e também do gestor, para conseguir tal obra. Parabenizou a equipe de saúde do município e a secretária Rhyana Karla, que foi premiada devido ao avanço da vacinação contra a COVID-19, uma vez que o município ultrapassou dos 90% da população com primeira dose da vacina. Agradeceu os seus pares que aprovaram dois projetos seus, um que determina o nome do vereador autor nos projetos, para que a população saiba no futuro quem foi o autor da propositura, e o outro que cria o Diário Oficial do poder Legislativo.

 

Osvaldo Oliveira (PSDB) lembrou que os agricultores estão reclamando sobre o carro pipa, que não está sendo suficiente para abastecer a comunidade, o vereador  sugeriu que o gestor contrate outro carro. Reclamou também a falta de recuperação de algumas estradas vicinais. Por fim, pediu a reforma da passagem molhada da Santana, entre outras.

Antônio de Nelson (Republicanos) se recostou aos votos de pesar apresentados. Homenageou Pedro Micena com nome de rua, segundo o vereador, foi um grande homem. Por fim, cobrou o abastecimento de água para o sítio Lajedo.

 

Lidianny Medeiros(PSDB) lamentou profundamente a morte de Waldenio, esposo de Riana Carla, a vereadora afirmou que saúde é o mais importante  na vida. Lamentou que na última sessão não teve direito de resposta sobre as agressões verbais que sofreu do vereador Salomão. Lidianny afirma: “sou a única mulher da Câmara, sou guerreira, sou batalhadora, sou mãe e não vou aceitar nenhum tipo de ataque que venha desabonar o meu caráter , minha respeitabilidade e dignidade”. Afirmou que não vai tolerar essas ofensas e que irá tomar as providências judiciais, e lembrou que o PSDB- Mulher emitiu uma nota de repúdio contra Salomão. Por fim, destacou o seu requerimento que solicita ao gestor que promova aulões para os estudantes do ENEM 2021.

 

O vereador Francisco Bezerra (Republicanos). Parabenizou os organizadores da festa da padroeira, o Padre Luciano e o Padre Joácio. Lembrou da reunião do conselho fiscal para buscar soluções para regularizar as associações rurais, e disse que tem quase 280 vagas para o seguro safra. Comunicou que o Blog do Jordan Bezerra entrevistou o secretário de educação do estado, que ratificou que as obras da escola irão iniciar no mês de novembro de 2021.  Destacou a homenagem do Torneio de Início ao ex-prefeito Davi Cordeiro, que foi um incentivador do esporte no município. Pediu a recuperação da passagem molhada da Santana, por parte da empresa Taboca, que praticamente destruiu as passagens molhadas e as estradas. Disse que solicitou ao deputado Hugo Motta um posto médico para Quixaba, que irá beneficiar toda a região, como Várzea Alegre, Várzea Redonda e, sobretudo, Tamanduá. Parabenizou Damião pelo título de cidadão patoense que recebeu da Câmara Municipal de Patos, haja vista que Damião tem relevantes serviços prestados a Patos e região, como funcionário efetivo a 14 anos da Sttrans. Por fim, agradeceu em nome da família Lilioso, ao vereador Damião pela propositura do projeto de lei denominando nome de rua, apresentando no Loteamento Jardim Vale do Sol a Rua Miguel Lilioso de Lucena. “Meu pai deixou um grande legado para a família, como exemplo de honradez e dignidade, e durante mais de 16 anos morou na fazenda Loreto, município de Santa Terezinha”.

 

O vereador Edcarlos Soares (PSDB), líder da oposição, se acostou aos votos de pesar apresentados. Fez duras críticas à gestão, no que tange a falta de medicamentos na farmácia básica, segundo ele, várias pessoas  estão reclamando há dias. Estranhou essa falta de medicamentos porque quem está no poder atualmente, criticava bastante a ex-gestão porque faltavam medicamentos e deveria, portanto, ser exemplo, e não deixar faltar remédios. Cobrou também o pagamento dos precatórios, que atualmente ultrapassa R$760.000,00 (setecentos e sessenta mil reais). Reivindicou da gestão uma atenção especial para as mulheres, para que disponibilize exames de mamografia, sobretudo este mês que é celebrado o outubro rosa, como também solicitou exames de ultrassom. Reclamou ainda sobre a falta de lâmpadas e também algumas estradas vicinais que ainda não foram recuperadas. Criticou a compra do carro para o gabinete do prefeito, segundo Edcarlos, a prefeitura tem carros novos e, portanto teria outras prioridades. Por fim, disse que ficou triste com o discurso do presidente Zé do Egito que fez críticas à suas reivindicações.

 

Salomão Cordeiro (Republicanos), líder do governo na Câmara, lembrou que o município irá promover um torneio de futsal entre vários municípios da região, e por isso pediu incentivo dos seus pares para o evento. Respondeu alguns questionamentos dos seus pares, a exemplo do carro pipa, afirmou que, de fato, um só não é suficiente, mas já falou com o prefeito Arimatéia que irá adquirir outro carro para dar assistência às comunidades rurais. Sobre as estradas, disse que a máquina continua fazendo as estradas do município. Sobre as passagens molhadas, concorda que o município precisa no mínimo de dez passagens molhadas, mas o município não tem dinheiro, porém o gestor está buscando recursos federais para solucionar essa problemática, que não é de hoje. Quanto à falta de medicamentos, Salomão admitiu que houve uma falha do funcionário que verifica o estoque, que só fez o pedido quando estava praticamente zerado e por isso ocorreu essa diferença, disse que já conversou com a secretária e com o prefeito para que isso não ocorra novamente. No que tange às ultrassonografias e mamografias, disse que vai dialogar com a secretaria de saúde, mas certamente o mês de outubro será um mês ainda mais prestigiado com esses exames. Em relação aos precatórios, Salomão Cordeiro disse ao vereador Edcarlos que o gestor está pagando, mas essa conta é desde a época do ex-prefeito Zé Afonso e também da ex-prefeita Terezinha. Quanto à falta de lâmpadas, ele disse que infelizmente quem ganhou a licitação para a compra das lâmpadas foi uma empresa de Goiás, o que naturalmente dificulta esse envio, mas mesmo assim, já foram instaladas no município 146 lâmpadas vindas da empresa e 250 doadas pelo prefeito. Salomão Cordeiro se posicionou sobre a polêmica da última sessão, onde segundo ele, usou uma expressão coloquial e corriqueira, Brasil a fora, como “ macaco não olha para o rabo”, uma alusão para com a vereadora Lidianny, se referindo exclusivamente à postura dela de apontar os erros dos demais e não reconhecer os seus. Salomão reiterou o respeito irrestrito à figura da mulher, segundo o vereador, tem 67 anos de vida, e, nunca desrespeitou uma mulher, quer seja na política, quer seja fora dela. Disse que é casado a 34 anos e tem um apreço diferenciado pela mulher, que tem cada vez mais conquistado seu espaço, que é temente a Deus e devoto de Nossa Senhora da Conceição, o maior exemplo de mulher. Portanto, reafirmou que não teve nenhuma intenção e está de consciência limpa que não feriu a vereadora Lidianny, entretanto, entende que a expressão usada no parlamento não tenha sido adequada no calor da discussão, e por isso pede desculpa pelo termo usado na Câmara.

 

O presidente Zé do Egito (PSDB) usou a tribuna e se acostou aos votos de pesar apresentados. Iniciou sua fala agradecendo ao prefeito Arimatéia por ter atendido uma reivindicação sua, colocando dois mata-burros na região da Cachoeira. Criticou a postura do vereador Edcarlos, ao criticar a compra de um carro para o gabinete do prefeito, segundo o presidente, o que não é concebível é a locação de um veículo de luxo, como a ex-gestão usufruía, pagando em torno de R$7.000,00 (sete mil reais) por mês, durante 4 anos, e após o mandato o carro é devolvido e o município fica apenas com o prejuízo. Lembrou que o carro é um carro simples, e que ao término do seu mandato o carro ficará para o município. Sobre a falta de medicamentos, o presidente afirmou que já está sendo solucionada, mas lembrou de que na gestão passada a falta de medicamentos era constante. Afirmou também que as estradas estão sendo recuperadas. Por fim, pediu encarecidamente a união do Parlamento Mirim, segundo Zé do Egito, ao olhar a foto dos vereadores da atual legislatura, verifica-se que sete, dos nove, são da mesma família, Oliveira, portanto, é inadmissível essa ‘troca de farpas’ entre os mesmos, de modo especial, sobre a problemática entre Salomão e Lidianny. Entende que Salomão não usou a expressão para desrespeitar a vereadora. “Peço aos meus pares que foquem no trabalho, no poder Legislativo e acabem com essas ‘picuinhas’, porque quase todos são de uma única família”.

 

Blog do Jordan Bezerra