23/10/2021 - 07:14 - Santa Teresinha
Os vereadores do município de Santa Terezinha-PB reuniram-se na tarde desta sexta-feira, dia 22 de outubro, às 17h para mais uma sessão ordinária. A sessão contou com a presença dos nove vereadores.
Quem primeiro usou a tribuna foi o vereador Osvaldo Oliveira (PSDB) que iniciou sua fala apresentando votos de pesar a Maria Rodrigues, Maria de Nicolau, Neide de João Preto e Dona Anália. Cobrou com veemência o conserto da ambulância do SAMU, segundo ele, o veículo está desativado há quinze dias, haja vista que se encontra quebrado. Pediu providências para restaurar esse serviço de grande relevância para o município. Por fim, solicitou o conserto de buracos nas ruas, bem como a iluminação pública da cidade.
O vereador Damião de Seli (PSDB) se acostou aos votos de pesar apresentados. Iniciou sua fala com duas notícias boas, segundo ele. A primeira foi a classificação do Blog do Jordan Bezerra entre os sites mais acessados do sertão paraibano, o vereador felicitou também o Patos Online. O segundo ponto positivo foi o anúncio da tão sonhada reforma da escola estadual Professor João Noberto, em que pese esteja atendendo uma decisão judicial. Contudo, o vereador lembrou da luta da Câmara Municipal na busca por esse pleito. Disse que o governo do estado devia ter atendido essa demanda sem ser necessária a força da justiça. Damião de Seli apresentou dois projetos de lei, o primeiro solicitando a passagem molhada da comunidade Boi Raposo, haja vista que no período de inverno fica difícil a locomoção das pessoas na região. O segundo projeto foi sobre a denominação de nomes de ruas, no qual prestou uma homenagem ao senhor Miguel Lilioso, pai do vereador Francisco Bezerra e do jornalista Jordan Bezerra. Destacou os serviços prestados e a honradez do senhor Miguel Lilioso, deixando um grande legado para os filhos e amigos. Por fim, se disse surpreso com a situação do SAMU apresentada.
O parlamentar Cadmo Oliveira (Republicanos) se acostou aos votos de pesar apresentados. Disse que recebeu com felicidade a notícia da reforma da escola Professor João Noberto e pela luta da Câmara. Demonstrou preocupação acerca do local onde serão locados os alunos da escola, enquanto estiver ocorrendo a reforma. Apresentou o requerimento de um título de cidadão santerezinhense, para o Padre Luciano Dias de Morais. Na sua justificativa, o vereador destacou o currículo grandioso do Padre Luciano, a exemplo da sua estada na Europa por dez anos, onde fez o seu doutorado. Pontuou também o empenho do Padre na sua missão em Santa Terezinha. Apresentou outro requerimento, solicitando a construção de um novo cemitério, haja vista a necessidade do município. Por fim, o vereador solicitou um estudo da Cagepa, para viabilizar a construção de uma estação elevatória capaz de suprir a necessidade do abastecimento dos pontos mais altos da cidade, pois nesses locais a água chega com pouca pressão nas torneiras. Por fim, ele pediu à construção de novo cemitério.
Antônio de Nelson (Republicanos) se acostou aos votos de pesar apresentados pelos seus pares. Parabenizou o Blog do Jordan Bezerra, que está entre os mais acessados do sertão da Paraíba: “é um orgulho para todos nós”. Apresentou um requerimento onde reivindica a construção de uma ciclovia para os amantes do ciclismo, pois é importante pedalar e fazer exercícios, visto também que gasolina ninguém pode comprar, segundo o parlamentar. Solicitou também a estrada que se estende da fazenda de Hermano Régis, passando pela fazenda do senhor Keka. Por fim, disse que o governador não estava gostando muito dos políticos de Santa Terezinha, pois à construção da escola Professor João Noberto saíra via justiça, e não por pedido dos políticos locais.
A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) se acostou aos votos de pesar apresentados. Endossou a denúncia do SAMU trazida pelo vereador Osvaldo Oliveira, e afirmou que era inaceitável tal situação, que está um verdadeiro descaso, pois esses dias uma senhora sofreu um acidente, solicitou a presença do SAMU, mas foi informada que a ambulância do município não iria, pois o veículo estava quebrado. Pediu providências urgentes ao prefeito e à secretaria de saúde, quanto a essa situação. Reclamou também da falta de medicamentos na farmácia básica, como também reclamou dos buracos nas ruas do município, juntamente à falta de iluminação pública, tanto no setor perto da escola Professor João Noberto, como também nos arredores do campo municipal ‘O Gayosão’, segundo a vereadora, esses locais estão às escuras, preocupando as famílias. Por fim, disse que o gestor não está respondendo os requerimentos dos vereadores: “parece que estão apenas engavetando nossos pedidos, e só faz dar desculpas, mas o povo está carente desses serviços”.
O vereador Francisco Bezerra (Republicanos) se acostou aos votos de pesar apresentados pelos seus pares. O vereador se disse surpreso com a situação do SAMU, mas afirmou que entrou em contato com o secretário responsável, que informou que a peça do veículo foi solicitada, mas que a mesma estava vindo de fora, e por isso houve esse atraso. O vereador apresentou um requerimento solicitando placas de sinalização, para identificar as comunidades rurais, um pedido, segundo ele, feito pelo coordenador de saúde para facilitar o trabalho dos motoristas, sobretudo do SAMU. Pediu à colaboração da secretaria de infraestrutura nesse projeto. Agradeceu ao Dr. Pierre pela doação de um terreno para à construção de um posto de saúde, na comunidade Riacho dos Barros. Segundo o vereador, já entrou em contato com o deputado Hugo Motta, que pediu que fosse preparado o projeto, para concretizar esse benefício para o município. Destacou que a secretaria de saúde está disponibilizando os exames de mamografia, para atender as mulheres do município, onde já foram disponibilizados sessenta exames, mas que há uma expectativa de aumento contínuo desse número. Sobre a escola Professor João Noberto, o vereador afirma que foi pego de surpresa, pois essa situação vai contra o que havia sido afirmado pelo secretário Cláudio Furtado, mas afirmou que o município já está providenciando os locais para a locação dos alunos da escola. Parabenizou também o Blog do Jordan Bezerra pela conquista mais recente, e destacou à importância jornalismo sério para a cidade. Por fim, agradeceu aos seus pares pela aprovação do projeto de lei do vereador Damião de Celi, o qual denomina nome de rua em homenagem ao seu pai, Miguel Lilioso, pelo seu legado e honradez.
O líder da oposição Edcarlos Soares (PSDB) se acostou aos votos de pesar apresentados. Parabenizou também o Blog do Jordan Bezerra e o Patos Online, pelas conquistas no jornalismo paraibano. Discordou do vereador Salomão Cordeiro que comparou a eficiência e rapidez do SAMU na base do município de Santa Terezinha à base do SAMU em Patos. Segundo Edcarlos, se a ambulância já está no município, é muito mais rápido e também eficiente o atendimento. Afirmou que deveria ter sido feita uma revisão nesse veículo, a fim de evitar tal acontecimento. Exigiu que a gestão tome às providências, e resolva essa problemática o quanto antes. Reclamou das galerias do município e das várias ruas que precisam de conserto. Afirmou que é inaceitável que a secretaria de infraestrutura não resolva esses problemas por falta de mão de obra. Sobre o mercado velho do município, o vereador lamenta a forma como o prefeito trata o assunto e que, segundo ele, o gestor não procura dialogar com a sociedade. Reclamou também a falta de comunicação da secretaria de saúde com a população municipal, haja vista que não avisaram aos cidadãos a falta de segunda dose da vacina para determinada parcela da população, o que causou indignação. Sobre os exames de mamografia, o vereador se disse feliz pela concretização desse plano, mas afirma que há uma demanda ainda muito maior. Questionou novamente a ausência de exames de ultrassonografia e denunciou a demora da gestão, quanto ao fornecimento desses exames. Solicitou um profissional direcionado para a realização de ultrassonografias no município. O vereador questionou a iluminação pública da cidade, em especial a do loteamento Vale do Sol, onde as pessoas caminham diariamente. Sobre a escola Professor João Noberto, ele disse que é lamentável que a reforma ocorra devido a uma força externa que obriga a sua iniciação. Aproveitou para criticar o anexo da escola Pedro Soares. Afirmou que nenhum prefeito quer continuar a reforma do espaço. Por fim, parabenizou os servidores públicos pelo dia direcionado a eles, na próxima quinta-feira (28).
O líder do prefeito, Salomão Cordeiro (Republicanos) se acostou aos votos de pesar apresentados. Parabenizou o Blog do Jordan Bezerra pela grande conquista: “é um jornalismo sério”. Destacou o requerimento de sua autoria, no qual denomina o nome de quatro ruas, todas com nome de mulheres são elas; Maria do Carmo, Aline Menezes, Hilda Palmeira e Terezinha Medeiros para reafirmar o respeito que tem por esse gênero. Sobre o SAMU, o vereador afirmou que não é infalível, pois todo transporte se desgasta e precisa de reparos. Salomão afirmou que o SAMU é um órgão regulado por uma central, e que se o veículo de determinado município está inativo, virá outro veículo, de outra cidade. O vereador disse que isso não é motivo para avaliar uma gestão. Concordou que os calçamentos precisam de reparos, mas avaliou que sempre irão haver buracos nas ruas de qualquer município. Sobre a iluminação, o vereador disse que foram cerca de 350 (trezentas e cinquenta) lâmpadas instaladas, em pouco mais de 10 meses, e que irão continuar com esse processo. Sobre a farmácia básica, afirma que houve, realmente, uma negligência administrativa, pois não houve controle de estoque. Salomão Cordeiro afirma que se o problema persistir, os colegas devem fazer então, uma denúncia ao Ministério Público. Sobre os exames de ultrassonografia, o parlamentar afirma que a paralisação ocorreu, pois, a especialista encarregada do trabalho no município deu à luz e por isso, se ausentou. Afirmou que a gestão está providenciando outro especialista, para suprir essa demanda reprimida, mas que já foram feitas, somente esse ano, segundo levantamento, cerca de 243 (duzentas e quarenta e três) ultrassonografias no município.
O presidente da Câmara, Zé do Egito (PSDB) se acostou aos votos de pesar apresentados. O vereador solicitou à secretaria de infraestrutura a continuidade das podas de árvores na cidade. Por fim, felicitou o Blog do Jordan Bezerra pelo crescimento: “orgulha nossa cidade”. Parabenizou o projeto de lei apresentado por Cadmo Oliveira, o qual solicita o título de cidadão santerezinhense ao Padre Luciano Dias: “grande missionário”. Parabenizou também os demais vereadores pelos seus requerimentos e projetos:“isso só prova que à Câmara de Santa Terezinha é muito atuante”.
Blog do Jordan Bezerra
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle