"Salvar vidas foi o destino que Deus me deu", diz médico Zé Afonso ao celebrar aniversário de 40 anos de medicina; ouça

07/12/2021 - 18:28 - Santa Teresinha

Compartilhe:
\\\

 

 

O Blog do Jordan Bezerra conversou nesta terça-feira, dia 7 de dezembro, com o médico e ex-prefeito de Santa Terezinha-PB, José Afonso Gayoso Filho, que completou nesse final de semana 40 anos de medicina, de formatura da sua profissão, a qual celebrou em Pernambuco com a turma da faculdade. Zé Afonso falou, com exclusividade, ao Blog da sua trajetória, desde a cidade de Patos até a Universidade em Recife, e do trabalho de sacerdócio na profissão, sobretudo, no município de Santa Terezinha, segundo ele, mais de 35 anos de atuação ajudando as pessoas e salvando vidas.

 

“Eu iniciei os estudos aqui em Patos no colégio estadual de Patos, no Cepa, muitos não sabem, mas foi uma lei que meu pai como deputado fez na Assembleia e o colégio atual, o Cepa, era um colégio particular da Diocese, como hoje por exemplo é o Cristo rei. […] Nós frequentamos, eu e meus irmãos, os quatro anos do ginásio. Daí parti para Recife, com 15 anos de idade, onde me preparei para o vestibular de medicina, isso em 75, 76, onde nós ingressamos na Universidade Federal de Pernambuco. Nessa época não existiam universidades de medicina a não ser federais e poucas como a Ciências Médicas lá em Recife, que eram pagas", afirmou o médico.

 

Sobre o exercício da medicina em Santa Terezinha, Zé Afonso afirmou sempre ter se dedicado à profissão.

 

“Eu ingressei com meus colegas, esses mesmos que nós nos reunimos em Moreno, em Pernambuco, para completar 40 anos de formados. 40 anos do exercício total da medicina. Só aqui em Santa Terezinha faz mais de 35 anos que eu comecei, naquela época da maternidade que Zé Pedra era o presidente, e atendendo gratuitamente durante mais de 10, 15 anos e continuei atendendo. Como todos sabem, cheguei a ser prefeito, minha esposa também prefeita, e nunca me neguei a esse compromisso, independente de política.”

 

O médico aproveitou para destacar que a festa envolve bastante saudade e recordações, do tempo de universidade.

 

“Salvar vidas foi o meu destino. Foi o destino que Deus me deu, e irei assim permanecer até o final da minha vida. Não só eu, como esses colegas que tem esse compromisso maior de salvar vidas. […] Foi uma festa de muitas recordações, de muitas saudades. […] Então, esse encontro de recordação, de saudade, de rever colegas que há 40 anos que eu não via mais […] foi uma festa maravilhosa.”

 

Zé Afonso declarou que 40 anos de profissões envolve a realização de incontáveis sonhos, até mesmo de infância.

 

“Nessa época estudávamos no Hospital Pedro II, que é o mais antigo de Recife. Lá era onde nós iniciamos realmente o curso, aquele curso superior, em que a gente entrava em contato com os pacientes e, como o tempo passa rápido até pra mim, quando eu me lembro, 40 anos de profissão não é brincadeira. É uma jornada grande. É uma jornada de realização de sonhos, de concretização daqueles sonhos que a gente tem desde criança.”

 

O médico afirmou que é importante que haja essa confraternização, e se disse sortudo por poder presenciar esse evento a cada 5 anos.

 

“Esse contato sempre é bom. A cada 5 anos, desde que nos formamos, que a cada 5 anos nós realizamos essa confraternização, essa festa de recordação, de sentimentos e de agradecimento, para que nós possamos continuar mais e mais anos ainda no exercício dessa profissão. […] Eu acho que isso deveria ser feito sempre, em todos os colégios. […] Eu tive a sorte de sempre comemorarmos a cada cinco anos.”

 

Blog do Jordan Bezerra

 


Áudios