Sessão ordinária é marcada por requerimentos e projetos de lei em prol do benefício popular; veja

07/05/2022 - 08:28 - Santa Teresinha

Compartilhe:
Sessão ordinária é marcada por requerimentos e projetos de lei em prol do benefício popular; veja

 

A Câmara Municipal de Santa Terezinha se reuniu na tarde desta sexta-feira, dia 6 de maio, para mais uma sessão ordinária. O presidente Zé do Egito (PSDB) abriu os trabalhos às 17h00, e contou com a presença dos nove vereadores.

 

Quem primeiro usou a tribuna foi o vereador Osvaldo Oliveira (PSDB), que iniciou prestando votos de pesar ao senhor João Carneiro, irmão do ex-vereador Borges. Criticou a baixa quantidade de vagas disponibilizadas no concurso público, e cobrou explicações do prefeito. Questionou a limpeza de ruas próximas ao Colégio Pedro Soares por parte da Secretaria de Infraestrutura. Reclamou da falta de materiais na creche municipal, cobrado pelos professores. Por fim, desejou um feliz dia das mães a todas as mães da cidade.



O vereador Francisco Bezerra (Republicanos) agradeceu a Deus pela oportunidade de mais um dia de trabalho. Se acostou ao voto de pesar apresentado. Destacou o seu requerimento que solicita uma audiência pública para tratar a questão dos idosos, destacando seus direitos e atividade oferecidas no município. Evidenciou a temática da saúde mental dessa população. Sobre seu projeto de lei que denomina o São João das casinhas como patrimônio cultural e imaterial do município, o vereador afirmou que representa os valores da cidade, e evidencia o potencial econômico da cidade, favorecendo, sobretudo, os comerciantes locais. O vereador lembrou a parceria selada entre a PODIUM e a Secretaria de Educação municipal, a qual ele esteve presente favorecendo essa parceria, que irá oferecer um curso preparatório para o concurso da cidade, a fim de incentivar a população aos estudos e a ingressar no mercado de trabalho. Convidou todos a participarem da live de divulgação das atrações do São João, que terá um alcance a nível Brasil. Destacou a chegada do caminhão compactador ao município de João Pessoa, esperado desde setembro do ano passado, que irá chegar a Santa Terezinha na próxima semana, e evidenciou a participação do deputado Efraim Filho na aquisição do veículo. Afirmou que o Portal Turístico da cidade está empenhado e licitado, faltando apenas a verba da emenda que será de responsabilidade do deputado federal Wellington Roberto. Solicitou a realização da boa política no município, favorecendo sobretudo a população, em um trabalho comum a todos os parlamentares. Por fim, parabenizou as iniciativas de votos de aplauso aprovadas a Zé Lito, Deca Coveiro e Júnior Lira. Parabenizou todas as mães do município, em especial a todas de sua família.



O vereador Cadmo Cordeiro (Republicanos) se acostou ao voto de pesar apresentado. Parabenizou a realização da festa para os trabalhadores elaborada por Nenê Rodrigues, realizada no município, bem como a iniciativa do grupo SHALOM em suas reuniões. Parabenizou sua irmã Maria Helena que fez aniversário recentemente. Destacou o projeto da PODIUM, que irá incentivar a população aos estudos, uma parceria de grande valia. Solicitou ao prefeito a realização de aulões intensivos voltados ao concurso municipal, para favorecer sobretudo a população que não terá acesso ao curso PODIUM. Engrandeceu o trabalho de todos que participaram da montagem do São João municipal, na estética do evento. Parabenizou seus companheiros pelos requerimentos, destacando a solicitação do vereador Francisco com relação aos idosos, bem como o projeto apresentado pelo vereador Salomão Cordeiro para facilitar o trabalho dos motoristas da van municipal. Por fim, parabenizou as mães, em especial sua mãe, Célia Cordeiro.



O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) agradeceu a Deus e a Virgem Maria por mais um dia de trabalho. Se acostou ao voto de pesar apresentado a João Carneiro, destacando “Quem está com Deus está bem”. Evidenciou seu projeto de fornecer título de cidadã do município a Andrea da padaria Aliança. Destacou o trabalho de Deca Coveiro, que, segundo o vereador, engrandece o município, merecendo os votos de aplauso apresentado por ele. Parabenizou a festa de Nenê Rodrigues representando os trabalhadores municipais. Desejou um feliz dia das mães a todas as mães, e declarou em um poema uma mensagem para a sua falecida mãe.



O vereador Damião de Seli (PSDB) agradeceu a Deus por mais uma sessão. Se acostou ao voto de pesar apresentado ao irmão do ex-vereador Borges. Destacou o pedido de audiência pública do colega Francisco Bezerra, destacando a participação da Secretaria de Assistência Social nesse trabalho, por meio de políticas públicas voltadas ao idoso. Parabenizou o prefeito pela iniciativa junto à PODIUM, para incentivar a população a participar do concurso municipal. Destacou seu requerimento de construção do mata-burro na estrada de acesso da Urtiga até a entrada da Fazenda de Naíde Cabral. Parabenizou todas as mães pelo seu dia.



A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) se acostou ao voto de pesar apresentado. Agradeceu a todos pelo apoia a sua família nesses tempos difíceis. Cobrou a poda de árvores por parte da Secretaria de Infraestrutura, destacando que está havendo um descaso para com as denúncias construtivas prestadas. Cobrou respostas dos colegas vereadores da situação. Denunciou o descaso na construção de quebra-molas municipais, e o trabalho incompleto que estão fazendo, desperdiçando materiais. Criticou os serviços da Cagepa, que está deixando as obras incompletas, descartando matérias de maneira irregular, deixando as ruas da cidade perigosas. Cobrou a fiscalização desses trabalhos por parte de um representante da gestão. Denunciou a situação dos ônibus dos estudantes, que estão em situação precária, sem fiscalização alguma, onde vídeos comprovam a maneira que os veículos estão transitando. Destacou também a superlotação desses veículos, que representa um perigo a todos que dependem desse transporte. Mostrou-se insatisfeita e indignada com a situação vigente dos ônibus escolares. Solicitou da Assistência Social a visita à população carente, que passa por dificuldades, para avaliar a necessidade do povo, precisando de ajuda e atenção. Denunciou a falta de sinalização nas ruas, sobretudo na subida da rua do bar, que possibilita a existência de acidentes na cidade. Cobrou novamente a aquisição do carro fumacê no município, onde os insetos, como o mosquito causador da dengue, já estão em uma quantidade considerada na região. Solicitou a entrega de imagens de câmeras de segurança que contribuem para a resolução do homicídio ocorrido no município envolvendo seu irmão, para garantir a justiça no caso da sua morte, na busca pelos culpados. Afirmou que não entende a atitude do prefeito em negar as imagens. Alertou os jovens acerca das companhias que escolhem, e dos locais que frequentam, pois a perda de um ente é uma situação difícil para todas as famílias. Desejou um feliz dia das mães a todas as mães.



O líder da oposição, o vereador Edcarlos Soares (PSDB) prestou homenagens ao ex-vereador Borges, pela perda do seu irmão. Solicitou à gestão um olhar especial para a quadra municipal José Ribeiro, com relação a uma reforma, necessitando de alambrados para a segurança dos frequentadores que ficam nas arquibancadas, bem como a necessidade de novas traves que estão desgastadas pela ação do tempo. Agradeceu a divulgação do edital do concurso público, porém destacou a insatisfação dos munícipes para com o baixo número de vagas. Sobre as obras da Cagepa, o vereador afirmou que as reformas tem retirado a beleza da cidade, em um trabalho sem fiscalização, que deixa ruas sujas e esburacadas. Criticou a atuação da Secretaria de Infraestrutura quanto à manutenção de calçamentos de ruas, como a rua Alexandrina de Lucena. Solicitou a recuperação de estradas, bem como o roço dessas estradas, sobretudo na comunidade da Urtiga. Denunciou novamente a falta de medicamentos básicos na farmácia, embora o líder da situação afirme que os remédios chegam de modo suficiente no município. Solicitou que a gestão adote providências, pois essa ausência de medicamentos não pode ocorrer. Criticou a ausência de lâmpadas na entrada da cidade. Questionou a utilização dos tratores, que não estão presentes no auxílio aos trabalhadores rurais, que procuram a Secretaria de Infraestrutura e não obtém resposta. Afirmou não entender qual o critério para se conseguir uma casinha no São João da cidade, as quais, segundo ele, são entregues apenas ao povo que adere ao prefeito. O vereador afirmou que essa atitude apequena o gestor. Reafirmou a situação precária dos ônibus escolares. Segundo o parlamentar, as revisões não vêm sendo feitas de maneira efetiva, colocando os estudantes em perigo. Finalizou parabenizando antecipadamente as mães de todo o município.



O líder da situação, o vereador Salomão Cordeiro (Republicanos) se acostou ao voto de pesar pelo falecimento de João Carneiro. Respondeu que o concurso foi feito de maneira forçado pelo Tribunal de Justiça do Estado, e que os contratados são um suporte encontrado pela gestão para completar as tarefas dos próprios empregados concursados. Esclareceu que após o concurso os servidores deverão cumprir seus deveres de maneira efetiva e fiscalizada, sem necessitar de mais trabalhadores, pois aqueles que serão empregados estarão no dever de cumprir toda a carga trabalhista. Sobre as estradas, o vereador afirmou que o período ideal para a manutenção de estradas é o atual, e por isso o cronograma seguirá nesse tempo. Afirmou que as podas das árvores vêm sendo realizada, porém destacou que não vêm ocorrendo no ritmo ideal. Evidenciou que no último mês foram implementadas cerca de 150 lâmpadas, ou seja, o trabalho vem sendo executado, contudo é um trabalho contínuo, que vem obtendo resultado com o tempo. Sobre os quebra-molas, o vereador declarou que esse é um serviço bem visto pela gestão, que está ocorrendo gradativamente. Afirmou que a Cagepa é um órgão de relação estadual, que não é de responsabilidade da gestão municipal. Informou que os ônibus foram revisados, com um gasto geral da gestão de mais de 35 mil reais, porém os problemas podem, naturalmente, aparecer posteriormente. Contudo, destacou que a gestão deve zelar seus veículos, avaliando esses novos problemas que virão a aparecer. Afirmou que a assistência social tem trabalhado de maneira efetiva, priorizando a população carente, buscando atender a todos de modo igualitário. Destacou que a sinalização das ruas devem ser trabalhadas do modo mais produtivo possível. Sobre a questão das imagens das câmeras, o vereador afirmou que câmeras particulares são de responsabilidade individual, já câmeras públicas são de responsabilidade da gestão. Contudo, as imagens devem ser entregues somente às autoridades, em um procedimento correto. Sobre os medicamentos, o vereador concordou que houve a falta, mas afirmou que é humanamente impossível que não falte um medicamento em algum dia do mês, pois a demanda é muito alta. Sobre o uso dos tratores, o vereador afirmou que não há gestão que realize cortes de terra durante todo o ano. Afirmou que as casinhas, são exatamente 18, e que a entrega é um ato exclusivo do prefeito, com recursos realizados propriamente, ou seja, recursos do gestor, e por isso ele tem o direito de escolher os receptores do local. Por fim, parabenizou as mães pelo dia que irá se seguir, destacando sua mãe e esposa.



O presidente da Câmara, Zé do Egito (PSDB) parabenizou os vereadores por seus requerimentos, e votos de aplauso apresentados. Finalizou a sessão desejando um feliz dia das mães a todas as mães do município, em uma homenagem especial a sua falecida mãe.



Blog do Jordan Bezerra