Fé e alegria marcam a celebração de 10 anos de vida sacerdotal de Padre Cláudio Oliveira, em Santa Terezinha; fotos e vídeo

24/12/2023 - 16:50 - Santa Teresinha

Compartilhe:
Fé e alegria marcam a celebração de 10 anos de vida sacerdotal de Padre Cláudio Oliveira, em Santa Terezinha; fotos e vídeo

 

O Blog do Jordan Bezerra participou da missa que comemorou dez anos de vida sacerdotal do padre Cláudio Oliveira, na noite deste sábado, dia 23 de dezembro. Ele que é natural de Santa Terezinha e hoje está trabalhando, ajudando, na Paróquia de Santo Antônio em Patos.

 

Padre Cláudio presidiu a Santa Missa. Caravanas de Taperoá, de Vista Serrana, Patos, marcaram presença, locais os quais ele trabalhou e é muito querido. 

 

Cocelebrou a missa com Padre Cláudio, o seu irmão de sacerdócio, padre Erivaldo que foi um grande incentivador, na época que ele entrou no seminário e o padre Luciano Dias que é vigário em Santa Terezinha. Além deles, os seminaristas de Santa Terezinha, Nicácio, que está na teologia e Alexandre Júnior que está na filosofia, em Minas Gerais, bem como seminaristas de Vista Serrana Flaviano. A mãe, o pai e os familiares de Padre Cláudio, Dona Neném, Seu Quinca, marcaram presença, juntos ao irmão e as irmãs do Padre Cláudio. 

 

Na Homilia, Padre Erivaldo destacou o Evangelho de Lucas da anunciação a Maria feita pelo Anjo Gabriel, explicando que esse anúncio foi um divisor de águas, foi um marco na história do ponto de vista espiritual, do ponto de vista da história, pois há o antes e o depois desse anúncio. Padre Erivaldo ressaltou o compromisso de Nossa Senhora com o Sim, o que foi fundamental, naturalmente. Segundo ele, é muito profundo esse Evangelho e, assim, fez uma belíssima Homilia. Em sua fala, fez um comparativo da época de João Batista, com destaque ao nascimento de João Batista, no Evangelho do sábado de manhã. Padre Erivaldo explicou que na escolha do nome João, que não existia ainda na família de Zacarias, nem de Isabel, mas mesmo assim, quebrando as tradições, o paradigma e selando um marco nasce a figura de João. Havia um costume das famílias hebraicas colocar nome de parentes conhecidos, parentes mais próximos em seus filhos. O nome João, porém, não existia , a família de Zacarias, mesmo assim marca, fazendo um paralelo com o Evangelho do sábado à noite, como um divisor de águas.

 

No segundo momento da Homilia, falou um pouco da história e da trajetória de Padre Cláudio, na época ainda jovem, foi coroinha, depois recebeu o convite para fazer o discernimento vocacional, foi  três encontros e no terceiro encontro decidiu que iria se preparar para ser padre. Padre Erivaldo destacou que sempre identificou muito os sinais de Padre Cláudio, de bondade, de pessoa amável, brincalhão. Padre Erivaldo brincou que a sua preocupação, na época, era o fato de que Padre Cláudio sempre foi muito mimado pelos seus pais e gostava de dormir muito. Por isso, mostrou-se oreocupado com o fato de que quando ele estivesse no seminário, precisando acordar às cinco da manhã para orações, encontrasse dificuldade. Padre Erivaldo afirmou que conversou com  Cláudio, e,  ele era quem acordava os demais seminaristas, nunca atrasou nessa missão dada por Padre Erivaldo, que, na época, era vice-reitor da Instituição. 

 

Falou também de quando Padre Cláudio sofreu um acidente de carro, o qual sua recuperação foi um verdadeiro milagre, uma intercessão de Nossa Senhora na sua vida. Destacou que ele é muito querido e ressaltou toda a sua trajetória de criança, de acolher as pessoas em sua casa, conversar, comer doce de leite, de se caçoar com os outros, mas tudo de maneira muito simples, muito respeitosa, muito sadio.

 

Em seu discurso, Padre Erivaldo citou a Carta de São Paulo aos Coríntios, 2 Coríntios 4:7, que afirma que os padres são ministros de Deus pela misericórdia Dele, como vasos de argila que carregam algo precioso, que é Deus em Eucaristia, sendo o Padre, portanto, um embaixador de Deus aqui na Terra.

 

Padre Erivaldo afirmou que ficou muito feliz em poder narrar isso e fazer um pouco da história dele.

Padre Luciano também destacou as virtudes do Padre Cláudio, quando trabalhou com ele em Taperoá. Ressaltou que ele tem uma característica marcante, que é essa doçura dele, como dizia Dom Manuel e isso é muito importante. Lembrou São Francisco de Assis, que dizia que um barril de vinagre não atrai nenhuma abelha, mas uma gota de mel atrai várias abelhas, em alusão à doçura que é o Padre Cláudio com todo 'mundo', chamando-as de ''criaturinhas: rezem por mim''. 

 

O Blog do Jordan Bezerra felicita o Padre Cláudio, pois acompanhou ele desde sua adolescência e testemunha uma trajetória muito bonita de um padre zeloso e muito querido em toda a Diocese, desejando vida longa no seu Ministério.

 

 

Blog do Jordan Bezerra


Fotos