21/12/2024 - 17:31 - Santa Teresinha
A Câmara Municipal de Santa Terezinha se reuniu na última sexta-feira, dia 20 de dezembro, para realizar a última Sessão Ordinária do ano de 2024. O evento foi marcado pela despedida dos vereadores Osvaldo Oliveira, Antônio de Nelson, Damião de Seli e Salomão Cordeiro. Às 15h00, o presidente Francisco Bezerra abriu os trabalhos, notada a ausência justifcada do vereador Osvaldo. A Câmara apresentou votos de pesar a Francisca Alves, conhecida por Miúda, e a Erivan, filho de Abel Loló.
Inicialmente, o vereador Salomão Cordeiro (Republicanos) usou a tribuna para justificar o projeto que denomina o nome do Estádio Municipal “O Gayosão”, que inicialmente foi pensado em ser alterado para Arena Camboim, mas após diálogos e reuniões, foi acordado em oficializar o nome que já pertencia, porém sem oficialização, continuando a ser chamado O Gayosão, uma homenagem ao ex-deputado estadual José Gayoso, que esteve durante 7 mandatos na Assembleia, sendo também um dos autores da lei que emancipou o município de Santa Terezinha. Os demais vereadores parabenizaram o gesto de recuo, reconhecendo a importância histórica de José Gayoso.
Quem primeiro usou a tribuna foi o vereador Cadmo Cordeiro (Republicanos) que falou do legado político deixado por seu tio Salomão Cordeiro, que se despede da Câmara. Alegou que é um professor, um homem de retidão, que deixa um grande legado em Santa Terezinha. Lembrou que caminhou ao lado de seu tio durante 3 meses, antes das eleições, e foi um grande prazer. Finalizou agradecendo a todos, sobretudo à sua família. Se acostou aos votos de pesar apresentados. Desejou um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos.
O vereador Damião de Seli (Republicanos), que também se despede da Câmara Municipal de Santa Terezinha, se acostou aos votos de pesar apresentados. Parabenizou Salomão pelo seu voto de grandeza ao recuar diante da mudança de nome do estádio local. Falou de um projeto seu que estava para ser iniciado, deixando como patrimônio cultural e imaterial do município, a Pedra de São José e Nossa Senhora do Pilar, porém precisa se aprofundar mais na história e não dará tempo nesse mandato. Alegou que irá passar o projeto para um colega ou brincou afirmando que daqui a 4 anos pode estar de volta para apresentá-lo. Respondendo aos questionamentos populares do que ele havia feito durante esses 4 anos, ele afirmou que empregou diversas pessoas na Destaque, em Patos, e outros locais, ajudando famílias. Falou também do setor da saúde, ajudando quem o procurava, principalmente na área da Maternidade. Pediu para que a nova legislatura da casa permaneça unida, pois é importante para o avanço. Falou do trabalho em conjunto com o vereador Francisco Bezerra, que ficará marcado na história de Santa Terezinha devido à reforma da Câmara Municipal. Finalizou afirmando que sai de cabeça erguida, sem qualquer desentendimento, sempre respeitando seus pares. Disse que sai da política local, mas continua apto a ajudar os populares. Pediu orações pela saúde do Padre Albertino. Desejou um feliz Natal e próspero Ano Novo a todos.
O vereador Zé do Egito (PSDB) louvou o gesto do vereador Salomão, e alegou que ele é um grande amigo, o qual sentirá falta. Afirmou que aprendeu muito com Salomão, sobretudo enquanto foi presidente da Câmara, por isso agredeceu muito a Salomão. Parabenizou Francisco Bezerra e Damião de Seli pela reforma da Câmara Municipal, com a galeria dos vereadores. Lembrou que Salomão tem 6 mandatos como vereador, fez o regimento interno, e é um grande conhecedor do regimento. Desejou sorte ao vereador, bem como Damião, Antônio de Nelson e Osvaldo. Desejou boas festas a todos os populares.
A vereadora Lidianny Medeiros (PSDB) parabenizou o gesto de Salomão e afirmou que esse fato deve servir de lição para que todos aqueles que tiveram protagonismo na política de Santa Terezinha sejam respeitados. Criticou a gestão pela determinação do fechamento da Secretaria de Transportes nos finais de semana e alegou que isso tem gerado um caos na cidade. Pediu para que o gestor revisse essa decisão. Parabenizou o gesto do vereador Francisco Bezerra em resgatar a história política do município ao fazer um acervo de fotos e informações na Casa. Agradeceu ao povo de Santa Terezinha por mais um mandato e afirmou que sempre lutará pelo bem do povo. Desejou sorte aos vereadores que estão saindo e também ao prefeito, para que ele possa fazer um bom governo, equilibrando as contas do município, melhorando algumas pastas. Lembrou que os vereadores que estão deixando a Casa deixam seu legado. Desejou um Feliz Natal e um próspero Ano Novo a todos.
O vereador Antônio de Nelson (Republicanos) se acostou aos votos de pesar apresentados. Saudou a todos os presentes, em especial a família do vereador Salomão. Agradeceu os 271 votos que obteve no último pleito e relatou que não teve muito apoio durante as eleições, e seus votos são de gratidão e reconhecimento ao seu trabalho. Lembrou que durante os 4 anos de mandato apresentou mais de 20 requerimentos e projetos com melhorias para a população, com foco em estradas, academias de saúde e muito mais. Alegou que sai com a sensação de dever cumprido. Afirmou ainda que não irá desistir, sempre lutará pelo povo de Santa Terezinha. Desejou boas festas a todos.
O presidente da Câmara, Francisco Bezerra (Republicanos) fez uso da palavra e saudou a todos os presentes, em especial o prefeito de Catingueira Suélio Félix, que receberá o título de cidadão do município de Santa Terezinha. Afirmou que o gestor é um amigo e parceiro político muito importante. Destacou a despedida dos vereadores que estão de saída e afirmou que farão muita falta. Mencionou a história política do vereador Salomão Cordeiro, que fez um regimento interno super moderno e será sempre lembrado. Falou da problemática do Açude do Capoeira que continua com as comportas abertas, além do abandono do manancial, conforme detalhado pelo Blog do Jordan Bezerra, e alegou que espera que a AESA tome providências antes que o açude seque. Francisco destacou a importância do vereador Antônio de Nelson e desejou a ele muita sorte, caracterizando-o como um homem humilde e trabalhador, que sempre tem cuidado do povo. Falou também de Osvaldo e relatou que foi uma honra trabalhar ao seu lado na Câmara. Falou também de Damião, um grande amigo da família, o qual trabalhou junto no Conselho Tutelar, além de desempenhar uma parceria histórica na Câmara Municipal, com dois presidentes. Afirmou que Damião é um homem de retidão, que fez um trabalho belíssimo na presidência. Elogiou a atitude do vereador Salomão e ressaltou o legado do ex-deputado José Gayoso. Desejou boas-vindas aos vereadores que tomarão posse a partir do ano de 2025. Desejou um Feliz Natal e próspero Ano Novo a todos.
O líder da oposição, Edcarlos Soares (PSDB) usou a tribuna para agradecer a presença de todos e se acostar aos votos de pesar apresentados. Destacou a nobreza do vereador Salomão, ao reconhecer o nome do estádio. Edcarlos falou também da questão do Açude do Capoeira e citou a reportagem do Blog do Jordan Bezerra, que evidencia a situação precária em que se encontra o manancial, que continua com suas comportas abertas. Alegou que irá acionar o Ministério Público, pois os vereadores já tentaram de todas as formas solucionar o problema, porém a AESA não apresenta nenhuma sensibilidade com relação ao tema. Lembrou dos serviços prestados e legado deixado pelo vereador Salomão Cordeiro, todos os embates que tiveram, democráticos e afirmou que tem muito respeito pelo vereador. Lembrou, inclusive, que já foi eleitor de Salomão, no início, e que tem um carinho por sua família. Ressaltou que nunca trabalhou ao lado de Salomão politicamente, sempre estiveram em lados opostos, mas permanece em paz e harmonia com o vereador e os demais que sairão.
O vereador Salomão Cordeiro (Republicanos) saudou a todos os presentes e se acostou aos votos de pesar apresentados. Iniciou seu discurso rebatendo as críticas tecidas por seus pares, pois, segundo ele, além de vereador ele é líder do governo. Afirmou que a Secretaria de Transportes está funcionando normalmente. Destacou também que é comum o estouro de pneus de carros, pois se usa bastante. Sobre os remédios, afirmou que o município é dos que mais pagam em medicamentos, gastando em média quase 30 mil reais por mês durante os 4 anos da atual gestão. Ressaltou que o prefeito cuida do povo, mesmo não sendo de sua competência, ao fornecer medicamentos que não são da farmácia básica. Falou um pouco sobre a teologia, e a importância dos Sacramentos, da reza no período noturno, e não esquecer esse papel de rezar pelas pessoas queridas que já se foram. Lembrou de muitos nomes e pares que trabalharam ao seu lado na Câmara e que já se foram, afirmando que eles não serão esquecidos. Agradeceu imensamente a todas as famílias de Santa Terezinha que confiaram nele, em seus 6 mandatos como vereador. Lembrou do início de sua trajetória política, também de sua candidatura a prefeito no ano de 2004, servindo como um grande ensinamento, apesar da derrota. Destacou que não se arrepende e deu a volta por cima. Agradeceu a toda a sua família pelo apoio, pois contribuíram para seu sucesso na política. Lembrou também dos grandes embates que teve durante sua trajetória na política, com destaque aos mais recentes, junto a vereadora Lidianny e a Edcarlos Soares. Destacou também os ex-vereadores Borges e Pedro Zeca, homens extremamente sábios, que deram muito trabalho, segundo ele, com embates emblemáticos na Câmara. Disse que era muito feliz em defender o governo de Arimateia, que muito faz pelo município, um homem íntegro e ser humano extraordinário, que tem melhorado muito Santa Terezinha e irá continuar melhorando. Ressaltou que o auge do atual prefeito será no final de 2028. Com a voz embargada, o vereador agradeceu a todos, pediu desculpas por qualquer erro durante essa trajetória. Desejou boas festas a todos.
Ao fim do discurso, Salomão Cordeiro foi abraçado pelos demais pares da Casa e o presidente Francisco Bezerra abriu espaço para a palavra de um familiar de Salomão. Seu filho, Salomão Filho, fez uma belíssima homenagem ao vereador, falando de sua integridade, como um bom pai, político e esposo, que de seus 70 anos de vida, dedicou 36 anos a Santa Terezinha, pois sente um amor imensurável pelo município, sentindo orgulho de sua origem. Afirmou que se despede o político, mas o cidadão continua ajudando a população. A sua esposa, Fátima, também falou do legado de honra deixado por Salomão.
Finalizando a sessão, Francisco Bezerra entregou o título de cidadão de Santa Terezinha ao prefeito de Catingueira Suélio Félix, que agradeceu a todos os vereadores e afirmou que Santa Terezinha é uma cidade que sempre esteve em seu coração. Lembrou das parcerias com o prefeito Arimateia e disse que é uma honra receber o título.
Blog do Jordan Bezerra
© Copyright 2018 - 2024 - Todos os direitos reservados - Painel de controle