11ª Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Santa Terezinha

21/07/2025 - 16:59 - Santa Teresinha

Compartilhe:
11ª Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Santa Terezinha

11ª Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Santa Terezinha

 

Foi realizada na sexta-feira, 18 de Julho de 2025, a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Santa Terezinha – PB. O encontro ocorreu na sede da Câmara Municipal de Vereadores e foi promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Prefeitura Municipal.

 


O tema foi: “20 Anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”.

 


Estiveram presentes: a presidente do CMAS, Mayana Soares; o prefeito constitucional, Arimatéia Camboim; a secretária de Assistência Social, Thatiany Soares; a secretária de Administração, Jakelina Lucena; vereadores; Conselho Tutelar, representantes da sociedade civil, representantes do governo e representantes dos usuários dos serviços.

 


A mesa foi composta por autoridades, por convidados e foi feito a execução do Hino Nacional e do Hino Municipal. Crianças do Serviço de Convivência e de Fortalecimento de Vínculos (SCFV) fizeram uma apresentação.

 


A presidente do CMAS, Mayana Soares destacou a importância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na promoção de políticas públicas.

 


O prefeito Arimatéia Camboim, parabenizou as ações do SUAS e falou sobre a parceria com o Município que tem prestado relevantes serviços a população santerezinhense.

 


A palestra foi ministrada pela psicóloga e assistente social, Cláudia Leitão com o tema: “20 Anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”.

 

 Foram apresentados cinco eixo temáticos para serem discutidos: 


• Universalização do SUAS: acesso integral com equidade e respeito às diversidades: que nos convida a refletir sobre como garantir o acesso de todos e de todas aos serviços, programas e benefícios socioassistenciais, respeitando as múltiplas identidades e necessidades dos usuários.

• Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: inovação, gestão descentralizada e valorização profissional: um olhar voltado a qualificação da gestão, dos serviços e dos trabalhadores do SUAS, com foco em inovação e descentralização.

• Integração de benefícios e serviços socioassistenciais: fortalecendo a proteção social, segurança de renda e a inclusão social no SUAS: que aborda a articulação entre benefícios e serviços para promover maior efetividade nas respostas às vulnerabilidades.

• Gestão democrática, informação e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS: que reforça a importância do controle social, da transparência e do acesso a informação como pilares para uma política pública efetivamente participativa.

• Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS: propondo reflexões sobre o financiamento tripartite da política de assistência social e a garantia dos recursos necessários para a manutenção e expansão dos serviços.

 


Foram escolhidas as propostas que serão expostas na conferencia estadual e escolhidos seis delegados (três representantes do governo e três representantes da sociedade civil) que irão representar o município na etapa estadual.

 

 

Assessoria


Fotos