16/12/2025 - 16:45 - Santa Teresinha
Nicácio Oliveira fala quando surgiu o Chamado de Deus e faz convite para sua Ordenação Sacerdotal nesta sexta (19), às 19h, em Santa Terezinha-PB; veja
O diácono da Diocese de Patos, Nicácio Oliveira, participou de um programa de conexão com a notícia e falou sobre sua trajetória vocacional, o despertar para a missão e os preparativos para sua ordenação sacerdotal, marcada para esta sexta-feira, dia 19 de dezembro, às 19h, na Igreja Matriz de Santa Terezinha, no Sertão da Paraíba.
Durante a entrevista, Nicácio relembrou que o chamado de Deus surgiu ainda na infância. Segundo ele, aos sete anos de idade, uma amiga da família, conhecida como tia Sueli, lhe entregou um terço e afirmou: “esse menino vai ser padre”. Na ocasião, o pai, Paulo, já falecido, comentou: “mas na família Oliveira não tem nenhum padre”, ao que ela respondeu: “mas ele vai ser padre”.
O diácono explicou que, apesar desse episódio marcante, o chamado foi sendo amadurecido de forma natural ao longo dos anos. O discernimento mais claro veio aos 14 anos, durante a preparação para a Crisma, também chamada de Sacramento da Confirmação. Nesse período, com o acompanhamento de um catequista e após conversas com o padre Sebastião, ouviu que tinha, sim, perfil para o sacerdócio.
A caminhada vocacional seguiu com a participação em encontros vocacionais em Patos, em um processo de maior intimidade e discernimento. Nicácio destacou ainda a importância da orientação espiritual recebida do padre Paulo Oliveira, também natural de Santa Terezinha, que confirmou que aquela inquietação sentida era, de fato, sua vocação. Foi nesse momento que, segundo ele, abraçou o Senhor.
Ao falar da formação, Nicácio contou que cursou Filosofia em Campina Grande e Teologia na Universidade Católica de Minas Gerais. Após nove anos de formação, encontra-se atualmente em estágio pastoral na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
Em tom de gratidão, o diácono agradeceu a todos que estão em oração por ele e pela comunidade de Santa Terezinha, à qual pertence. Em sua fala, destacou: “Há quase três anos eu venho preparando, fazendo vigílias, rezando, preparando a parte espiritual, para o grande dia que será sexta que vem, dia 19, onde serei ordenado por dom Eraldo, às dezenove horas, aqui na Igreja Matriz.”
Nicácio também fez um convite especial para a comunidade participar de sua primeira missa, que será celebrada no sábado, dia 20, às 9h da manhã, também na Igreja Matriz de Santa Terezinha. Segundo ele, o momento é de grande emoção: “O coração está cheio de alegria para esse grande dia.”
Ao final, deixou um agradecimento especial: “Agradeço ao padre Luciano, que está em casa, me ajudando com essa força.”
Blog do Jordan Bezerra
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle