29/03/2019 - 15:42 - Santa Teresinha
Vereadores de Santa de Terezinha solicitam da AESA limpeza e dados atualizados sobre situação do açude Capoeira
Aconteceu uma audiência pública entre vereadores e representante da Cagepa de Patos, nesta quinta-feira, dia 28 de março, para discutir a crise hídrica da Barragem de Capoeira, que se encontra com menos de 4% de seu volume.
No debate, o vereador Edcarlos Soares (DEM) questionou o pessoal da Cagepa se os dados da Barragem de Capoeira estavam corretos haja vista que o site da AESA traz dados defasados, de 1º de março, ou seja, quase 30 dias sem atualização. O pessoal da Cagepa disse que esse monitoramento do volume do manancial é feito pela AESA.
O Blog do Jordan Bezerra foi então, nessa manhã de sexta-feira (29), ao reservatório Capoeira para verificar se estava faltando as regraus ou estacas de medição. De fato está faltando e por isso não tem como atualizar os dados.
Nossa reportagem conversou com o responsável da AESA em Patos e região, o senhor Mozart Marques, que reconheceu o problema das estacas e do mato no sangradouro.
"De fato está faltando as regraus, pois o açude baixou muito e já está no volume morto. Mas já acionei o pessoal da AESA de Campina Grande que fica responsável para colocar regraus de medicação e provavelmente semana que vem eles irão instalar em Capoeiras e em outros mananciais como Farinha e Jatobá", afirmou Marques.
Quanto a limpeza do sangradouro, garantiu que será realizada muito em breve. É importante essa resposta rápida da AESA quanto à problemática de Capoeira, sobretudo no tocante ao volume exato que a Barragem tem hoje, para que a Cagepa tome as medidas necessárias para evitar um colapso no município.
Pois vejam os senhores, fazendo uma conta rápida para vermos como a situação é preocupante do manancial, o açude perde ou baixa seu volume hídrico entorno de 4 centímetros contando a retirada de água e a evaporação. Portanto se multiplicarmos pelos 28 dias, dá um total de 1.12m no acumulado do mês e enquanto esse período o açude tomou uma recarga de 25cm, até hoje, significa que o manancial baixou 87cm só em março.
Portanto, quando a AESA atualizar os dados saberemos a real situação do Capoeira.
Blog do Jordan Bezerra
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle