Vereador Francisco Bezerra cria medalha que homenageia poeta Odilon Nunes de Sá, de Santa Terezinha

11/11/2019 - 08:01 - Santa Teresinha

Compartilhe:
Vereador Francisco Bezerra cria medalha que homenageia poeta Odilon Nunes de Sá, de  Santa Terezinha

Poeta Odilon Nunes de Sá

 

Em Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Santa Terezinha, realizada no dia 8 de novembro, o vereador Francisco Bezerra (PSB) apresentou o  Projeto de Lei que dispõe sobre a instituição da Medalha de Honra ao Mérito Cultural: POETA ODILON NUNES DE SÁ. Segundo Francisco, Odilon foi um grande poeta, nascido no Sítio Riacho do Cipó, em Santa Terezinha, em 1900. Figura ímpar, ingressando na política, elegeu-se vereador à Câmara Municipal de Santa Terezinha, dando significativa contribuição a essa cidade, que viu nascer e que contribuiu para seu progresso.

 

Militante de reconhecido valor foi-lhe outorgado o "Diploma de Honra ao Mérito" (in memoriam), pelo Diretório Estadual do PMDB - agremiação política à qual pertencia - em maio de 2000. A mais completa prova do prestígio gozado por seu Odilon junto à população de Santa Terezinha foi a escolha do nome de sua esposa para concorrer ao cargo de vice-prefeita, na chapa encabeçada pelo médico José Gayoso Filho, ambos eleitos para o período de 1997-2001.

 

O poeta e ex-vereador Odilon faleceu aos 16 de maio de 1997, na cidade de Patos, onde residia desde 1980. De seu casamento com Dona Maria Camboim nasceram onze filhos: Natividade, Luís, Conceição, Celso, Moisés, Raimundo, Socorro, Fátima, Terezinha, Arimatéia e Geraldo. Este último, falecido ainda criança. Com a morte de Odilon Nunes de Sá “a Paraíba perdeu um ídolo da poesia”. Seu maior legado foi ter deixado na Cultura Nordestina a poesia.

 

Um de seus mais belos versos:

 

“Acho graça a mocidade

Não querer envelhecer

Velho ninguém quer ficar

Moço ninguém quer morrer

Sem ser velho ninguém vive

Bom é ser velho e viver”.

 

Odilon Nunes de Sá

 

Blog do Jordan Bezerra