Cristiano Ronaldo completa 40 anos em busca dos mil gols e como artilheiro: relembre sua evolução

05/02/2025 - 08:36 - Esportes

Compartilhe:
Cristiano Ronaldo completa 40 anos em busca dos mil gols e como artilheiro: relembre sua evolução

Cristiano Ronaldo completa 40 anos em busca dos mil gols e como artilheiro: relembre sua evolução

 

Cristiano Ronaldo completa 40 anos nesta quarta-feira (5) e poucas expressões poderiam defini-lo melhor do que “envelhecendo como vinho”. Os anos passam, mas a idade parece não atingir o português, que continua balançando as redes como um garoto e com a mesma ambição e disciplina que sempre o acompanharam em sua carreira.

 

O cuidado de CR7 com o corpo e a saúde não é nenhuma novidade. Mas ainda assim, são poucos os atletas, entre diversas modalidades, que chegam aos 40 anos em tão boa forma. A ida para Arábia Saudita em 2022 levantou uma série de questionamentos, e havia quem acreditasse que a carreira do gajo se encaminhava para o fim.

 

Temporada após temporada, porém, o português segue com números impressionantes tanto pelo Al Nassr, quanto pela seleção. Cristiano Ronaldo completa 40 anos tendo marcado um total de 923 gols em toda sua carreira - curiosamente, quase metade deles depois dos 30 anos. E essa longevidade o coloca cada vez mais perto de um objetivo que parecia impossível: os 1000 gols.


A evolução de Cristiano Ronaldo


Cristiano Ronaldo estreou profissionalmente no Sporting em 2002, quando tinha apenas 17 anos. De lá para cá, passou por Manchester United (duas vezes), Real Madrid, Juventus e Al Nassr.


Pela seleção portuguesa, a primeira convocação foi em 2004. Foi o mais jovem do elenco na conquista do vice-campeonato da Eurocopa e o único que ainda segue em atividade. E em 2016, realizou o sonho de levantar uma taça pela equipe nacional, quando Portugal venceu a Euro.


Por onde passou, CR7 foi protagonista. No início da carreira chamava atenção pelos dribles, velocidade e faro de gol. Com o passar dos anos, pouco mudou, com exceção - naturalmente - da velocidade. Ronaldo foi deixando a lateral do campo para jogar cada vez mais centralizado na área, o que potencializou ainda mais o seu poder de decisão.


Os anos não acarretaram em tantas restrições físicas, mas trouxeram consigo uma maturidade - dentro e fora de campo - essencial para que a idade fosse realmente apenas mais um número a ser batido por Cristiano Ronaldo.


“Creio que sou o jogador mais completo que já existiu. Faço de tudo no futebol: sou bom de cabeça, bato bem faltas, chuto bem de perna esquerda, sou alto, forte, tenho bom salto... Uma coisa são gostos: podem dizer que gostam mais do Messi, do Pelé, do Maradona. Eu entendo isso e respeito, mas dizer que Cristiano não é completo, é mentira. Sou o mais completo. Creio que sou [o melhor da história]”, disse ao canal La Sexta poucos dias antes do aniversário de 40 anos.


CR7 vive melhor fase depois dos 30 anos


Durante os anos no Real Madrid, foi comum acompanhar o português balançando as redes mais de 40 vezes por temporada. Na Juventus, manteve a marca próxima disso. E a exceção foi a segunda e conturbada passagem no United, em que marcou apenas 27 tentos.


A decisão de ir para a Arábia Saudita, apesar de controversa à época, tem se mostrado cada vez mais acertada. Na primeira temporada, Cristiano Ronaldo marcou 14 gols em 19 jogos e ficou no top 5 de maiores artilheiros do campeonato local.


Na segunda, foi o líder da estatística, com 50 tentos em 51 partidas, além de 13 assistências - os melhores números da carreira desde 2015/16, quando tinha 30 anos. E na atual temporada, segue na frente, com 23 gols em 25 jogos.


Na seleção, disputou o número recorde de cinco Copas do Mundo, sendo que a última, no Catar, não foi da maneira como ele esperava. Assistiu boa parte da campanha de Portugal no banco, por decisão do então treinador Fernando Santos. Muitos consideravam que a passagem de CR7 pelo time português também estaria perto do fim.


E novamente, ele provou o contrário. Com a chegada de Roberto Martinez no comando do time, Ronaldo retomou seu lugar de protagonista e líder de uma seleção que o tem como ídolo. E foi justamente com a camisa de seu país que ele chegou ao gol de número 900 na carreira.


Em números, Cristiano Ronaldo marcou 463 gols antes dos 30 anos e 460 depois disso, até os 40. Desde 2015, ele também tem sua melhor média de gols na carreira: 0,85 (0,73 no total).


Considerando apenas o Al Nassr, a média de gols do português é de 0,91 por jogo. Portanto, se mantiver este número, CR7 pode chegar aos 1000 gols em aproximadamente 85 jogos.


Cristiano Ronaldo e o lado humano


Não é à toa que CR7 também é conhecido como “Robozão”. O porte atletico sempre chamou atenção, principalmente com o passar da idade e a manutenção do físico. Mas por trás dos músculos, também existe o Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro.


É raro ver o português indo às lágrimas, mas acontece. Um dos momentos mais tristes de sua carreira foi a lesão na final da Euro 2016, em que precisou ser substituído e comandou a vitória de Portugal como um maestro no banco de reservas. Ou na Copa do Mundo do Catar, quando deixou o gramado chorando após a eliminação nas quartas, prenunciando que aquele poderia ser seu último Mundial.


E o mais recente deles, na Euro 2024, após perder um pênalti, que colocaria Portugal em vantagem contra a Eslovênia, o gajo não conseguiu segurar a emoção e chorou em pleno estádio. Ele foi amparado pelos companheiros e, na decisão por pênaltis, cobrou novamente e acertou. Ao invés de comemorar, pediu desculpas à torcida.


Os anos de experiência também trouxeram à tona um outro Cristiano Ronaldo. O garoto polêmico do início da carreira deu lugar ao paizão de família. O português compartilha com frequência momentos ao lado dos cinco filhos (Cristiano Ronaldo Jr, Mateo Ronaldo, Eva Maria, Alana Martina e Bella Esmeralda) e da companheira Georgina Rodríguez.


O mais velho, Cristiano Ronaldo Júnior, inclusive, segue os passos do pai e também joga nas categorias de base do Al Nassr. “Quando perde, o Cristiano Jr. fica mesmo chateado. Às vezes não fala comigo durante dois dias. Ele é igualzinho a mim e é isso que me deixa feliz. Ele tem 14 anos. Tenho que ver se consigo acompanhar o ritmo nos próximos anos”, disse em entrevistas recentes.


Até quando Cristiano Ronaldo vai jogar?

 

A resposta, ninguém sabe. Talvez nem mesmo ele próprio. CR7 renovou o contrato com o Al Nassr até junho de 2026, data de início da próxima Copa do Mundo. Em 2024, Georgina Rodriguez foi flagrada dizendo que o companheiro deve jogar por mais um ou dois anos.


Mas há quem diga que ele ainda pode estender a carreira até 2030, já que o Mundial deste ano será disputado justamente em Portugal. E quem sabe dividir o campo com o filho mais velho.


Com o físico em dia e a motivação tão em alta quanto sempre foi, é difícil imaginar Cristiano Ronaldo pendurando as chuteiras em um futuro próximo. Fato é que, por enquanto, ele deve continuar balançando as redes, com um alvo muito claro: a inédita marca dos 1000 gols.

 

 

Olympics