08/02/2026 - 13:36 - Esportes
O Palmeiras é o grande campeão da Supercopa do Brasil feminina!
Neste sábado (7), o Verdão bateu o Timão por 5 a 4 nos pênaltis, depois de empate por 1 a 1 no tempo normal na Arena Barueri, e ficou com o troféu que abre a temporada 2026 do futebol feminino nacional.
Jaque Ribeiro marcou o tento alvinegro, enquanto a craque Bia Zaneratto, de volta ao Alviverde após passagem pelos Estados Unidos, empatou para as palestrinas.
Nas penalidades, brilhou a goleira colombiana Kathe Tapia, que defendeu as batidas de três das principais rivais (Gabi Zanotti, Jhonson e Tamires) para dar o título inédito ao Alviverde.
Essa é a 1ª vez que o Palmeiras vence a competição da CBF, da qual só tinha participado em uma ocasião (2022).
As Palestrinas entraram do torneio por terem vencido a Copa do Brasil feminina de 2025, enquanto o Corinthians foi o campeão do Brasileirão feminino.
O jogo
Os torcedores ainda estavam se ajeitando nas arquibancadas da Arena Barueri quando o Corinthians abriu o placar com um golaço.
Logo aos 5 minutos, Jaque Ribeiro carregou pela intermediária, cortou a zagueira Poliana e bateu forte para vencer a goleira Tapia, que ainda tocou na bola, mas não conseguiu tirar.
Depois disso, porém, uma chuva fortíssima atingiu a região do estádio, fazendo a partida cair muito no quesito técnico.
Para piorar, o clássico foi paralisado de vez aos 15 minutos, logo depois que a goleira Lelê, do Timão, levou a pior em dividida com Bia Zaneratto, do Verdão, precisando da longo atendimento médico.
Como o choque foi na cabeça, a arqueira titular acabou substituída pela reserva Nicole, que entrou em campo aos 23 após aplicação do protocolo de concussão.
Após a pausa, as "Brabas" seguiram melhores e quase ampliaram aos 27, com a craque Gabi Zanotti cabeceando na trave palestrina após levantamento para a área.
A primeira boa chegada das alviverdes só aconteceu aos 34, quando Rhay Coutinho arriscou cruzado, mas sem muito perigo.
Mas o Palmeiras se animou com o lance e buscou o empate cinco minutos depois: aos 39, Bia Zaneratto aproveitou lançamento preciso de Andressinha para a área e cabeceou bem para igualar.
Na volta do intervalo, as Palestrinas seguiram melhores e desperdiçaram duas ótimas chances com Brena, logo nos primeiros cinco minutos de bola rolando.
Em contra-ataque na sequência, Duda Sampaio por pouco não recolocou o Timão na frente, mas sua forte finalização saiu raspando a trave de Tapia.
A partida era lá e cá, e aos 17 as "Brabas" tiveram uma oportunidade claríssima de marcar: Andressa Alves bateu de fora da área, a bola desviou e carimbou o travessão alviverde.
Depois, aos 30, o Corinthians perdeu outra grande chance: Robledo recebeu lançamento, driblou a goleira rival e bateu para fora com a meta vazia.
No último grande momento da partida, aos 40 minutos, o Palmeiras ficou a centímetros de ganhar: Tainá Maranhão fez jogadaça, rolou bem e viu Brena bater tirando tinta da trave.
Com o empate, a decisão do troféu foi para os pênaltis, aumentando ainda mais a tensão na Arena Barueri.
Os pênaltis
PALMEIRAS:
Bia Zaneratto: O
Poliana: O
Duda Santos: O
Gláucia: X
Brena: X
Pati Maldaner: O
Tainá Maranhão: O
CORINTHIANS:
Gabi Zanotti: X
Vic Albuquerque: O
Thaís Ferreira: O
Letícia Monteiro: O
Jhonson: X
Robledo: O
Tamires: X
ESPN
© Copyright 2018 - 2026 - Todos os direitos reservados - Painel de controle