14/06/2020 - 08:19 - Gerais
Imprensa nacional repercute aumento de salário de vereadores de Guarabira durante Pandemia da Covid-19
Os vereadores de Guarabira votaram e aprovaram o aumento dos próprios salários, do prefeito, vice-prefeito e dos secretários municipais no último dia 9 de junho. O projeto prevê crescimento de até 61,7% nos rendimentos dos políticos, como os vereadores, por exemplo, que deixarão de ganhar 7 mil e 500 e passarão a receber 10 mil reais por mês cada um, dos 17 vereadores, que por si só já representam um absurdo para uma cidade que tem cerca de 60 mil habitantes.
Já o prefeito da cidade, deixará de receber 18 mil reais e passará a ganhar 25 mil a partir de 2021. Os secretários, por sua vez, receberão 7 mil e 500 reais, e não mais 4.638,00 reais como recebem atualmente, e já acham pouco, como alegaram durante a sessão que aprovou o aumento, afirmando que o salário está “defasado”.
O reajuste será efetivado justamente no momento em que os municípios estarão sofrendo com o pós-pandemia, quando terão que reorganizar as contas públicas e custear os valores gastos com a crise provocada pela Covid-19, doença provocada pelo novo Coronavírus.
Repercussão Nacional
De tão absurda que é a notícia e por ser descabido e em momento inoportuno, o aumento teve repercussão nacional e pegou mal para os parlamentares paraibanos. Na noite da última sexta (12), o Jornal da Band, por exemplo, noticiou a farra com dinheiro público em Guarabira e questionou: “Você acha que os vereadores de Guarabira estão mesmo preocupados com as finanças do município ou dos moradores após a pandemia?”
Opinião:
De fato, os vereadores e prefeito do município de Guarabira não estão muito preocupados com a população, nem tampouco estão pensando em como vão estar os cofres públicos depois que passar este período de Pandemia. É que eles estão ocupados pensando em seus próprios salários, votando projetos que beneficiem eles mesmos. Poucos são os políticos que lutam pelo bem da coletividade; a maioria trabalha em prol de si mesmos e buscam beneficiar os seus próprios bolsos.
Até quando a sociedade e a justiça brasileira irão assistir a barbaridades como esta de braços cruzados, sem fazer nada? Como se tudo fosse normal? Fato é que Guarabira, assim como todos os municípios brasileiros, está gastando muito no combate ao Coronavírus e terá que reorganizar as contas após a pandemia e arcar com as despesas posteriores. De onde esse dinheiro irá sair ainda não se sabe, mas certo é que os custos não serão só da pandemia, pois a prefeitura terá outras contas a pagar, vindas da Câmara Municipal. Quando tudo isso irá mudar? Só o povo poderá responder nas próximas eleições, que deverão ocorrer no fim deste ano, quando a população terá a oportunidade de escolher políticos de verdade, se é que eles existem.
Blog do Jordan Bezerra
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle