Manifestação contra nomeação de Valdiney reúne centenas na UFPB

06/11/2020 - 08:18 - Gerais

Compartilhe:
 Manifestação contra nomeação de Valdiney reúne centenas na UFPB

 

Centenas de pessoas se reuniram no fim da tarde de hoje no campus da UFPB de João Pessoa para um protesto contra a nomeação do professor Valdiney Veloso Gouveia, terceiro colocado na consulta à comunidade acadêmica, como novo reitor da instituição. Durante o ato, o acesso ao campus no sentido Bancários – Centro chegou a ser bloqueado por aproximadamente 20 minutos. Alunos, professores, servidores e representantes de movimentos sociais foram ao campus I protestar pela escolha do presidente não ter respeitado a vontade da maioria dos docentes, discentes e servidores. A mais votada na consulta foi Terezinha Domiciano.


Nesta sexta-feira, 6, está marcada uma plenária virtual às 9h, com os treês segmentos acadêmicos (professores, técnicos e estudantes) com a finalidade de definir uma agenda contra a posse de Valdiney Veloso.


“Com esse interventor, não vamos sair do front da luta e vamos permanecer até que as reitoras eleitas sejam empossadas. Os professores Valdiney e Liana devem saber que não vai ter arrego, mas luta. Eles não têm como estar à frente da UFPB sem a autorização da comunidade acadêmica”, disse Nívia Pereira, da coordenação do Fórum de Mulheres em Luta da UFPB.


Mônica Nóbrega, que integrou a chapa vencedora na condição de vice, disse que a notícia da nomeação do candidato menos votado causou surpresa: “Eu esperava que fosse respeitada a eleição da UFPB e depois de passada a surpresa, todo o movimento que surgiu nos fortaleceu. Agora, o momento é de luto, mas de luta. Este é um movimento que está para além de Terezinha e Mônica. É pela autonomia da universidade e nós jamais poderíamos estar de fora”.

 

 

Nesta quinta-feira, a ADUFPB divulgou uma nota repudiando a decisão do presidente Jair Bolsonaro de nomear a chapa formada por Valdiney Veloso Gouveia (reitor) e Liana Filgueira Albuquerque (vice-reitora). Além de terem a menor quantidade de votos na eleições, eles também não receberam nenhum voto do Conselho Universitário (Consuni), quando da formação da lista tríplice.

 

Parlamento PB