Lamentável: Ação truculenta derruba casebres de famílias sem-terra e prejudica plantio de legumes na cidade de Patos

10/06/2018 - 10:47 - Gerais

Compartilhe:
Lamentável: Ação truculenta derruba casebres de famílias sem-terra e prejudica plantio de legumes na cidade de Patos

Mesmo diante dos apelos, argumentações e olhares de tristeza diante do fato, um trator a mando da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) derrubou casebres e barracos das famílias sem-terra que ocupavam a fazenda abandonada do órgão às margens da BR 230, saída para Pombal, em Patos.

A ação considerada truculenta aconteceu na manhã da última quinta-feira, dia 07, no Acampamento Cícero Gregório, que conta com 30 famílias organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST). De acordo com informações, o operador da máquina

Casebre antes da demolição apenas disse que a ordem era “passar por cima”.

 

O acampamento completou um ano e as famílias já fizeram as primeiras colheitas de feijão, batata doce, hortaliças, jerimum e outros legumes que serviam para consumo das próprias famílias e para comercialização nas feiras de produtos orgânicos.

Aldemir, um dos trabalhadores rurais e que coordena o acampamento, disse que falou com o operador do trator, mas este apenas relatou que a ordem era da EMBRAPA. Aldemir perguntou se havia alguma ordem judicial, mas recebeu o silêncio como resposta. “Agora nós estamos reconstruindo nosso acampamento e precisamos de ajuda. Vamos ficar às margens da BR 230 próximo ao local. Não entendo porque tanto ódio da gente que só quer terra para plantar! Aqui estava tudo abandonado! ”, relatou Aldemir.

A fazenda abandonada da EMBRAPA está sendo analisada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para fins de desapropriação para as famílias, porém, a atual política do Governo Federal vem dificultando os trâmites.

 

 

Jozivan Antero – Patosonline.com