São José do Bonfim e São Mamede estão na Bandeira Vermelha, segundo 15ª avaliação do Plano Novo Normal da Paraíba

26/12/2020 - 18:58 - Gerais

Compartilhe:
São José do Bonfim e São Mamede estão na Bandeira Vermelha, segundo 15ª avaliação do Plano Novo Normal da Paraíba

Aniversário Patos PB

 

De acordo com  15ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba destaca que 38% dos municípios da Paraíba estão em bandeira laranja (nível de mobilidade restrita). A avaliação periódica, divulgada neste sábado (26), faz uma análise compilada das últimas quatro quinzenas, compreendidas entre a 11ª e a 15ª avaliações, e aponta um aumento na transição de municípios para a bandeira amarela (nível de mobilidade reduzida). O relatório que norteia as atividades de flexibilização gradativa destaca ainda que o novo coronavírus mantém um comportamento de crescimento estável na taxa de transmissibilidade, em especial na 1ª e 3ª macrorregiões de saúde e alerta as autoridades sanitárias municipais para o monitoramento do vírus.


Segundo o relatório apenas 3% dos municípios paraibanos estão na Bandeira Verde, antes eram 14%. Além disto, o mais preocupante é o crescimento das bandeiras Laranja saindo de 6% e passando agora para 38%. Já os municípios do sertão vêm se destacando negativamente na Bandeira Vermelha crescendo de 3% para 11% no Estado.


Veja a lista dos municípios com Bandeira Vermelha do sertão

Catingueira, Emas, Igaracy, São José do Bonfim, São Mamede, Uiraúna e Vista Serrana.

 

De acordo com o secretário executivo de saúde do Estado, Daniel Beltrammi, este compilado reflete a adoção de comportamentos de alto risco, como o abandono do uso de máscaras e a ocorrência de atividades com grandes aglomerações, majoritariamente entre a população das faixas etárias de 19 a 59 anos, o que afeta diretamente os indicadores utilizados pelo Plano Novo Normal no prazo de uma semana, o que, permite correlacionar os dados à piora do comportamento social.

 

O fato é que os cuidados devem ser redobrados para evitar que a população  fique infectada com a Covid-19.

 

Blog do Jordan Bezerra

Com informações da Secretaria de Saúde do Estado