'Forró Rosa' na praça central marcou o encerramento das ações do Outubro Rosa de São Mamede

01/11/2023 - 13:23 - Gerais

Compartilhe:
\'Forró Rosa\' na praça central marcou o encerramento das ações do Outubro Rosa de São Mamede

 

Na noite de ontem, segunda-feira (30), o município de São Mamede realizou a culminância do mês Outubro Rosa com evento intitulado “Forró Rosa”, que aconteceu na praça central Coronel José Paulo Neto. A abertura foi com o prefeito interino Chaguinha Lopes que estava acompanhado da primeira-dama Vanilda Gambarra Lopes.

 

O prefeito deu as boas-vindas a todos presentes, além de dirigir uma fala especial às mulheres sobre a importância do autoexame e da mamografia. Já a primeira-dama, que é dentista e atualmente está como apoiadora da secretaria de saúde, destacou que somente nesse mês cerca de 200 exames de mamografia foram realizados.

 

Já o secretário de saúde Chaguinhas Alves disse que o bom êxito das campanhas temáticas se dá graças ao trabalho feito pelas equipes nas unidades básicas de saúde, bem como no hospital ao longo dos meses de outubro com as mulheres, e de novembro quando ocorre a campanha voltada para a saúde do homem.

 

Dr. Thiago Pereira Alcântara, médico mastologista foi o convidado especial para abordagem da temática outubro rosa. Ele disse a essa reportagem que

 

o grande objetivo aqui foi chamar atenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama, fazer o autoexame a partir dos 20 anos, e a mamografia a partir dos 40 anos”.

 

Ele parabenizou a Prefeitura

 

por essa ação para chamar atenção para uma doença tão importante que, infelizmente, é a doença mais incidente em todas as mulheres e, infelizmente, também a que mais mata”.

 

Representantes da ONG Amigas Viva a Vida da cidade de Patos-PB também deixaram sua contribuição no evento. Geruza Delfino, sãomamedense, enfatizou que “sou um exemplo vivo de que o câncer de mama tem cura”.

 

Vale ressaltar que Geruza teve câncer de mama em 1997, portanto, há mais de 20 anos, hoje, conta sua história vitoriosa por onde passa. Na época, existia muito tabu e pouca informação a respeito da doença, de modo que “nem mesmo a expressão ‘câncer’ poderia ser mencionada”.

 

Apresentações artísticas

 

A culminância do outubro rosa também foi marcada pelas apresentações artísticas, começando com o cantor e sanfoneiro filho da terra Jobim Araújo, junto com Agustinho tocando triângulo, cantou o melhor do forró tradicional. Até o prefeito Chaguinha Lopes tocou sanfona para animar ainda mais o 'forró rosa'.

 

Outras atrações que se apresentaram no coreto da praça, como a Companhia de Artes Rayssa Samarah com as crianças do “Baby Class”, e do cantor mirim Heitor Nóbrega (voz e violão), que integra o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV).

 

Enquanto Bruna Kelly e D’assis Medeiros, oficineiros do Cras, fizeram uma dança com interpretação da música “Carolina” de Luíz Gonzaga, na versão remixada. 

 

Ainda nessa parte, teve a Doula Givanize Silva dividindo o palco com Ana Lucena para uma encenação baseada na recitação do cordel do ‘outubro rosa’ da poetisa Anne Karolynne.

 

O evento foi finalizado com sorteio de brindes para as mulheres e um lanche ofertado para todos os presentes.

 

Além do prefeito interino Chaguinha Lopes, prestigiaram a ação a ex-primeira-dama Kilma Lopes, o vereador presidente da câmara Berlânio Borburema e demais colegas da Casa Legislativa.

 

Registrou-se ainda a presença de secretários da Gestão, bem como dos profissionais da saúde e técnicos do Cras e do Creas. Bem como da coordenadora de Atenção Básica Lucitânia Araújo, juntamente com as enfermeiras chefes das UBSs, a saber, Luíza Sátyro, Fabiana Casusa e Régia Lopes.

 

Assessoria