03/02/2024 - 13:18 - Gerais
Terminou neste dia 31 de janeiro de 2024, o prazo de inscrição de candidatos para escolha de novo associado para preencher a vaga na Cadeira nº 58, Patrono Silvino Pirauá de Lima, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba – ACVPB. A assembleia de eleição ainda não tem data para acontecer, mas será realizada ainda em fevereiro, após formação de Comissão Eleitoral designada pela Diretoria.
Os candidatos:
Os candidatos são Leonardo Leal (Mané Gostoso Neto, Hosmá Passos, Igor Gregório, Roniere Leite Soares e Fabiano Gumier Costa. Leonardo é xilogravurista e cordelista, já participa da Academia como sócio correspondente. Hosmá Passos é de Piancó, ativista cultural na área de poesia, autor de dois cordéis e do livro “Enquanto existir poeta terá raiz na cultura”. Igor Gregório é autor de vários títulos de cordéis e também costuma interagir nos eventos da Academia. Roniere Leite é de Campina Grande, criado em Boa Vista. É sócio eleito do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG). Seu bisavô, Bernardino Benício, nasceu em Guarita, distrito de Itabaiana, e foi amigo do poeta Zé da Luz. Fabiano Gumier Costa é cordelista, natural de Minas Gerais, vivendo na Paraíba há 11 anos, trabalhando como servidor público do IBAMA e ICMBio. Publica cordéis de forma independente e também é formado em Ciências Biológicas e Letras.
Academia de Cordel do Vale do Paraíba:
A Academia de Cordel do Vale do Paraíba – ACVPB nasceu por ocasião das comemorações do sesquicentenário de nascimento do pai do Cordel brasileiro, o poeta Leandro Gomes de Barros, inicialmente composta por 28 poetas, completando-se posteriormente as 40 cadeiras. A entidade elegeu por aclamação com primeiro presidente o cordelista Sander Lee, secretariado por Fábio Mozart e tendo na tesouraria o poeta Antonio Costta. A assessoria de imprensa ficou a cargo do jornalista Dalmo Oliveira e Valdemir Almeida assumiu como Relações Públicas. Entre os objetivos da ACVPB está o resgate do folheto de cordel, o estabelecimento do cordel nas escolas, as oficinas de cordel, para a disseminação da arte secular, com foco na estrutura de rimas, oração e metrificação, apoio aos novos cordelistas na editoração e disseminação das suas obras, a regularidade de Saraus, com recitais de poetas cordelistas, participação e fomento de feiras de Cordel, parceria com as instituições culturais, para a mobilização de eventos culturais.
oblogdepianco.com.br
© Copyright 2018 - 2024 - Todos os direitos reservados - Painel de controle