13/02/2024 - 08:04 - Gerais
Durante o feriado de carnaval, uma das aeronaves do Grupo de Resgate Aeromédico Estadual (Grame) pousou em Patos nesta segunda-feira (12), após transportar um paciente paraibano que sofreu um infarto no Piauí. A operação teve início no domingo (11), com a decolagem em João Pessoa em direção ao estado vizinho, onde o paciente foi transferido para o Hospital Regional de Patos, passando por um procedimento de cateterismo.
O Grame, serviço implantado pelo Governo da Paraíba em 2020, é fruto da colaboração entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), Corpo de Bombeiros e Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Sesds). A decisão de transferência foi motivada pela falta de disponibilidade de cateterismo no Piauí, sendo realizado de forma emergencial em Patos.
O médico e coordenador do Grame, Elvio Lievert, destacou a logística complexa do voo, envolvendo abastecimento em Sebastião Leal/PI (Fazenda Progresso), pernoite em Floriano/PI, e retorno a Patos na manhã de segunda-feira (12). O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, ressaltou a eficiência da saúde pública paraibana ao receber pacientes de diversos estados.
“Isso mostra como a nossa saúde pública é eficiente. Um paciente infartado no Piauí, para realizar um cateterismo e nós aqui na Paraíba prontos para realizarmos o procedimento”, falou.
O Grame desempenha papel crucial no transporte de pacientes para atendimento em diferentes unidades hospitalares, tanto dentro quanto fora do estado. Além do transporte programado em UTI aérea, o Grame atua no transporte de órgãos, repatriação de cidadãos paraibanos e apoio a operações institucionais do Governo, Secretaria da Segurança e Corpo de Bombeiros.
Atualmente, o transporte aeromédico estadual possui duas aeronaves, sendo uma delas com autonomia de 4h30min de voo. Em 2023, o serviço registrou mais de 338 horas de voo, totalizando mais de 104 mil km percorridos e realizando 70 transportes aeromédicos. Desde sua criação, o Grame acumula 472 horas de voos, 92 ocorrências de transporte aeromédico e 61 voos para entrega de vacinas.
Sobre esse fato, o filho da vítima, identificado por Sérgio, gravou um vídeo agradecendo a ação do Grame e explicando que seu pai trabalha no Piauí, local onde estava quando sofreu o infarto. Sérgio explicou que solicitou a transferência de seu pai para a Paraíba, visto que na localidade em que estava o processo seria bastante demorado.
Veja mais detalhes no vídeo abaixo:
Blog do Jordan Bezerra
Com informações da Secretaria de Saúde do Estado
© Copyright 2018 - 2024 - Todos os direitos reservados - Painel de controle