Polícia Civil da Paraíba realiza operação e prende pessoas das cidades de Santa Terezinha, Patos, Maturéia e CG, suspeitas de aplicarem golpe no valor de 200 mil reais; veja

23/07/2024 - 21:58 - Gerais

Compartilhe:
Polícia Civil da Paraíba realiza operação e prende pessoas das cidades de Santa Terezinha, Patos, Maturéia e CG, suspeitas de aplicarem golpe no valor de 200 mil reais; veja

 

Nesta terça-feira, 23 de julho, em uma operação conjunta liderada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) de Patos, a Polícia Civil da Paraíba, em colaboração com as autoridades do Rio de Janeiro, executou a operação "Elos Fracos". A ação abrangeu um esforço coordenado de diversas superintendências e unidades de inteligência, resultando na execução de 19 mandados de prisão e mais de 30 mandados de busca e apreensão em várias cidades da Paraíba e do Rio de Janeiro.

 

A principal finalidade da operação foi desmantelar uma organização criminosa especializada em fraudes eletrônicas contra instituições bancárias. Estima-se que o grupo tenha causado um prejuízo significativo ao Nubank, além de possíveis danos a outras instituições financeiras, elevando o total de perdas.

 

De acordo com novas informações, foram presas 12 pessoas em Patos, quatro em Campina Grande e uma no Rio de Janeiro. Já os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios paraibanos de Patos, Campina Grande, Santa Rita, Ingá, Puxinanã, Matureia e Santa Terezinha. Foram cumpridos também mandados de busca e apreensão nos municípios fluminenses de Rio de Janeiro e São Gonçalo.

 

Segundo informações policiais, a quadrilha cooptava pessoas para participar do esquema. Essa pessoa abria uma conta digital, depositava um valor em dinheiro nessa conta e depois transferia o valor para uma do criminoso. O passo seguinte era registrar um boletim de ocorrência dizendo que tinha sido vítima de. Com esse documento, conseguia-se o ressarcimento do valor por parte do banco digital.

 

Os suspeitos estão sendo investigados por crimes como fraude eletrônica, lavagem de dinheiro, falsa comunicação de crime e participação em organização criminosa. A operação "Elos Fracos" foi projetada não apenas para interromper as atividades ilícitas do grupo, mas também para recuperar valores desviados e prevenir futuros ataques cibernéticos.

 

Blog do Jordan Bezerra