'Tem crescido o nível de conscientização do homem sobre o Novembro Azul, mas os governantes precisam investir mais na saúde do homem', diz Dr.Eliseu; vídeo

04/12/2024 - 23:39 - Gerais

Compartilhe:
\'Tem crescido o nível de conscientização do homem sobre o Novembro Azul, mas os governantes precisam investir mais na saúde do homem\', diz Dr.Eliseu; vídeo

 

O Bate Papo com Jordan Bezerra desta quarta-feira, dia 4 de dezembro, foi com o médico urologista e cirurgião geral, Dr. Eliseu de Melo Neto. Inicialmente, ele falou de sua origem, se definindo como uma pessoa humilde, corajosa e que ama fazer medicina. Natural da cidade de Pombal, o médico trabalha na cidade de Patos há mais de 20 anos, e possui, inclusive, título de cidadão patoense.

 

Ele falou sobre a campanha do Novembro Azul, que se estabeleceu no país no ano de 2011. O médico afirmou que o nível de conscientização do homem tem aumentado durante esse período, e destacou que a campanha é bastante importante para a saúde do homem, pois motiva todas as esferas públicas, incentivando a saúde do homem, que historicamente possui menos cuidado.

 

Dr. Eliseu falou do tabu exame de toque retal também diminuiu bastante e atualmente apenas poucos homens se recusam a realizar o exame, graças às campanhas municipais, embora ainda carente de investimentos, comprometendo a realização de exames e compra de medicamentos.

 

Destacou que um outro problema é a falta de sensibilidade e a questão econômica, referente às gestões municipais que enxergam a campanha do Novembro Azul como um gasto excessivo para os municípios. Alegou que a saúde deve ser prioridade. Afirmou ainda que a campanha é extremamente importante pois trata da saúde do homem como um todo.

 

Dr. Eliseu citou as funções do médico urologista, com atenção aos rins, câncer de pênis, que é bastante agressivo, porém que pode ser prevenido por meio de uma higienização correta da região. Afirmou também que, em relação ao problema de cálculo renal, atualmente existe a operação mediada por laser, bastante simples, que é simples. O médico falou também sobre a impotência erétil, o médico afirmou que trata-se de um tabu ainda maior que o próprio exame de toque, visto que o homem não se interessa em falar sobre sua vida sexual e não procura profissionais para relatar problemas.

 

O médico falou ainda sobre o problema de ejaculação precoce, que afeta mais de 20% da população masculina. Destacou que é um problema passível de tratamento, melhorando bastante a qualidade de vida do homem acometido pelo transtorno. Dr. Eliseu explicou a proporção de câncer de testículo, que acomete em maior número jovens entre 20 e 30 anos. Segundo o médico, quando identificado de modo precoce, esse tipo de câncer apresenta um grande percentual de cura, visto que é bastante sensível a quimioterapia. Falou também da questão do alcoolismo e tabagismo para a saúde do homem e aconselhou o fim dessas práticas com alta ocorrência.

 

Falando um pouco sobre o âmbito político, visto que havia sido cotado a ser candidato na cidade de Patos e também é irmão do atual prefeito de Junco do Seridó, reeleito com mais de 86% dos votos no último pleito, Dr.Paulo Fragoso. Dr. Eliseu destacou o trabalho de seu irmão e afirmou que ele é incansável em seu projeto e tem melhorado todos os índices humanos e sociais do município de Junco do Seridó, aumentando o cuidado com a saúde, a educação e também com a criança.

 

Questionado se poderia ser candidato a algum cargo político, ele afirmou que dificilmente, pois está realizado na medicina. Agradeceu ao Blog do Jordan Bezerra pelo espaço e finalizou deixando uma mensagem aos homens, para que cuidem mais da saúde, busquem o cuidado. Falou também da importância e do papel do homem em proteger a mulher, diante de um mundo tão violento com um elevado número de feminicídios. Agradeceu também a todos que o receberam durante a campanha do Novembro Azul nos municípios.

 

 

Blog do Jordan Bezerra/Saúde