11/12/2024 - 23:43 - Gerais
O Bate Papo com Jordan Bezerra desta quarta-feira, dia 11 de dezembro, foi com o Diretor-geral do Complexo Hospitalar Regional Janduhy Carneiro, Francisco Guedes. Inicialmente, ele falou de sua trajetória, com origem em João Pessoa, chegando a trabalhar em outras cidades como Campina Grande, Queimadas, Fagundes, e, finalmente, em Patos, no dia 20 de setembro de 2020.
Francisco Guedes falou do período da pandemia e dos enormes desafios trazidos, porém mencionou também os avanços conquistados nesse momento, aumentando o número dos leitos de UTI, salas do bloco cirúrgico e alegou que até meados de 2025 haverão outras 6 salas, totalizando 9 espaços cirúrgicos na unidade. Lembrou do desafio que houve durante essa ampliação, na época foi necessário uma grande engenharia para o setor funcionar na Ginecan, durante 6 meses, onde foram realizadas mais de 2 mil cirurgias sem qualquer decorrência. Agradeceu ao Deputado Federal Hugo Motta pela parceria durante o projeto de ampliação e aquisição de novos leitos no Complexo.
Ele falou ainda do grande legado trazido pelo governador ao implementar o setor de hemodinâmica em Patos, que completará dois anos de funcionamento nesse mês e já apresenta mais de 3 mil atendimentos, número superior a Campina Grande e João Pessoa. Parabenizou o coordenador do setor de hemodinâmica, Dr. Lucas Xavier e toda sua equipe, que tem feito um trabalho extraordinário. Alegou que Dr. Lucas é um ser humano extraordinário e um médico brilhante.
Sobre o Hospital do Bem, Francisco Guedes falou dos serviços ampliados. Questionado sobre a possibilidade da médica Dra. Nayarah Xavier, pioneira no hospital por seus relevantes serviços prestados na unidade, fazer parte do projeto Paraíba Contra o Câncer, ele disse que a médica fez um trabalho extraordinário que jamais será pago e atualmente desempenha um papel muito importante na unidade semi-intesivo, e futuramente será atuante nos serviços de oncologia. Falou sobre a vinda do governador no dia 18 deste mês para assinar a Ordem de Serviço que adapta a estrutura hospitalar para receber o acelerador linear, e falou que Patos será pioneira no SUS e Nordeste, realizando oncologia na região, além de possuir também o aparelho PET-scan, extremamente complexo para melhorar esses tratamentos.
Francisco Guedes falou da sensibilidade e responsabilidade que o governador João Azevêdo tem com a saúde no estado, realizando programas extraordinários e acabando com a “fila da vergonha”, chamada assim pelo próprio governador, na qual centenas de pessoas aguardavam a realização de cirurgias eletivas. Mencionou também o projeto Coração Paraibano, que tem salvado vidas na Paraíba inteira, assim como o Paraíba Contra o Câncer.
Sobre o Hospital do Bem, Francisco Guedes relembrou um documentário realizado pela Tv Sol, na época, idealizado pela Dra. Nayarah Xavier, quando completou 5 anos da oncologia em Patos. Ele disse que muitos desconfiavam ou não conheciam o trabalho da oncologia na região, mas os secretariados da Paraíba ficaram encantados com os detalhes e registros realizados, notando a importância do trabalho oncológico realizado em Patos. Alegou que em um período de 11 meses, foram realizados mais de 900 exames no setor de Cabeça e Pescoço, mais de 1.750 na área de oncologia, e outros setores. Ressaltou que comente no Complexo Hospitalar de Patos foram realizados mais de 32 mil atendimentos.
Respondendo a uma pergunta, o diretor afirmou que um dos gargalos superados da unidade são as cirurgias ortopédicas. Ele alegou que a média anteriormente era de 30 a 35 dias de espera e atualmente é de 3 dias em média. Agradeceu o coordenador desse setor, João Suassuna, e toda sua equipe que tem desenvolvido um trabalho excepcional. Francisco Guedes destacou a importância desse serviço, e deixou um alerta aos motociclistas, para que evitem manobras perigosas e desnecessárias. O diretor aproveitou a oportunidade para falar, em primeira mão, sobre o projeto de um documentário sobre os atendimentos ortopédicos.
Sobre o Hospital de Trauma que está sendo construído em Patos, ele afirmou que o hospital será um divisor de águas na região, havendo uma nova Patos após a entrega dessa obra, que trará inúmeros avanços em diversas áreas da cidade, sobretudo na medicina, contemplando a área de traumatologia, neurocirurgião, queimados, com mais de 230 leitos, beneficiando também faculdades e profissionais. Agradeceu penhoradamente a sensibilidade de João Azevêdo, do prefeito Nabor Wanderley e dos deputados Hugo Motta e Francisca Motta que encabeçaram essa luta.
Sobre a política, visto que Francisco Guedes é presidente municipal do PSB a pedido do governador, ele alegou que o partido estava um pouco esquecido durante esse ano de política, mas destacou que ao lado do vice Dr. Pedro Augusto, o qual agradeceu a parceria, conseguiram formar um time e eleger 3 vereadores no município de Patos, dentre eles a vereadora Brenna Nóbrega, a mais bem votada da cidade, além de Willa da Farmácia e Marco César. Além disso a primeira suplente é Nega Fofa, também do partido, que não ficará desamparada, segundo ele, pois já conversou com o gestor Nabor para que ela seja abraçada na gestão atual. Declarou que a liderança do partido foi um grande desafio, mas teve o apoio do governador e também do próprio prefeito, junto a seu vice, Jacob. Alegou que fica feliz em poder ter contribuído.
Finalizou agradecendo ao Blog do Jordan Bezerra que tem sido um parceiro, realizando um trabalho dedicado e responsável, junto a toda a imprensa pela parceria. Agradeceu também a Deus e à sua família, em especial sua esposa e sua filha, que completou nesta data 30 dias de nascimento. Agradeceu também o coordenador de imagens do Hospital Regional, Márcio, assim como todos que compõem a equipe. Reafirmou os agradecimentos citados anteriormente em seu discurso e também ao Dr. Jhonny Bezerra pela parceria e alegou que ele será um grande gestor na PB Saúde.
Blog do Jordan Bezerra
© Copyright 2018 - 2024 - Todos os direitos reservados - Painel de controle