25/03/2025 - 11:58 - Gerais
"O Teatro vai à escola" leva diversão e cultura a alunos do Dionísio da Costa, em Patos
No sábado 15 de março de 2025, aconteceu a ação cultural “O Teatro vai à escola” contemplada pelo edital número 004 decorrente da Política Nacional Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria de Cultura de Patos-PB (Secult).
O projeto teve como autora a Teatróloga Maria do Socorro do Nascimento Silva, conhecida pelo nome artístico Sandra Nascimento. Tendo como co-produtor o Diretor Teatral Rodrigo Mateus Furtunato Santos, de nome artístico Rodrigo Marello.
A ação que aconteceu no Instituto Educacional Doutor Dionísio da Costa, no horário das 14h às 17h, foi direcionada para alunos da rede pública municipal, previamente inscritos para participação. Atendendo ainda cotas para pessoas com deficiência.
Dentre as temáticas abordadas estiveram: jogos teatrais de atenção, observação e improvisação; Expressão de sentimentos e emoções utilizando o espaço cênico; expressão corporal e vocal; desenvolvimento da espontaneidade e criatividade através da criação de personagens; esquetes teatrais.
Toda a realização das atividades foi acompanhada por uma equipe técnica especializada que executou as seguintes atividades: direcionamento de público, registro e acompanhamento fotográfico para divulgação de resultados, além de apoio técnico, estrutural, sonoplastia e produção de conteúdo audiovisual.
Equipe técnica especializada, sendo eles: Chalana Farias, Laece Alves Torres Junior e Christopher Weslley.
Para a diretora da unidade escolar, Joana Mércia: “O fato de poder abordar as temáticas Cultura da Paz e Meio Ambiente se revela como sendo um momento enriquecedor e de suma importância para a formação dos nossos alunos, o que nos causa grande felicidade! Foi um momento de inclusão cultural e lazer”.
Para a teatróloga Sandra Nascimento: “O projeto é de fundamental importância para os estudantes do município de Patos-Paraíba que não têm acesso a essa poderosa ferramenta educacional: a arte teatral, que não é só uma forma de entretenimento, mas uma atividade que influencia positivamente o desenvolvimento integral dos mesmos.”.
Por fim, a tarde de trabalhos na escola ainda foi marcada pela exposição de livros da Jornalista e Escritora Laryssa Cristiny Moraes que aconteceu simultaneamente ao projeto, ampliando os conhecimentos já adquiridos pelos alunos.
“Tivemos a oportunidade de doar 5 exemplares do livro ‘Mais Semanas do que posso contar’ para a biblioteca da Escola. Nosso livro trabalha a temática da Microcefalia nas crianças”, explicou a escritora Laryssa Cristiny.
Acompanhe os registros:
Assessoria
© Copyright 2018 - 2025 - Todos os direitos reservados - Painel de controle